Seguidores

domingo, 30 de outubro de 2016

AFIRMAM QUE LAMPIÃO TERIA DITO:


" EU VOU ENFIAR O CORONEL PETRO EM UMA GARRAFA, MAS ANTES VOU CAPÁ-LO". 
Lampião disse ao saber da traição do Coronel Petronilo Reis.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=684205008403424&set=a.270562073101055.1073741841.100004417929909&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VIVER E MORRER NO MUNDO CORONELISTA

*Rangel Alves da Costa

Depois de tanto tempo de compromisso e submissão, eis que de repente o cabra, por um motivo ou outro, passava a não ter mais serventia. E ia morrer pelas mãos dos capangas daquele mesmo coronel que um dia lhe garantiu proteção.

E protegia mesmo. Mas até onde o cabra lhe tivesse serventia. Até onde fosse útil à tocaia, à emboscada, ao recado melindroso, ao segredo guardado, a tudo que saiba e que não podia revelar. Mas sempre chegava um tempo de desconfiança, quando o desacreditado tinha de forçosamente silenciar debaixo do chão. 

Assim, a segurança coronelista ia até o momento que este precisasse se livrar da ameaça do protegido. Muitas vezes, este conhecia tanto do lamaçal sangrento, de mando e perseguição, que podia se tornar em perigo. Passava a conhecer tramas e segredos que não podiam ser revelados. Então o coronel lhe dava o último sorriso já sabendo de sua sina.

Já dizia o velho Leontino - e com razão - que coronel nordestino nunca gostou de quem quer que fosse. Toda sua amizade era construída por interesse, num jogo de mando e poder, que tanto podia perdurar por mais tempo ou acabar num instante.

Prosseguia dizendo que coronel nunca confiou nem nele mesmo, muito menos em qualquer outro. Sua maldade e perversidade chegavam a tal ponto que parecia viver assombrado, vendo inimigo em tudo e por todo lugar. Numa situação assim, qualquer um podia pagar pela desconfiança.

Talvez fosse o poder acastelado no feudo rodeado de proteção, como num pedestal inacessível, que o tornava tão solitário e tão explosivo. Tramando ter mais poder, tecendo a vida e a morte, ao abrir a boca ou bater o cajado, outra coisa não fazia senão ordenar. E ordem de fogo e sangue a ser cumprida antes que a cusparada secasse.

Numa simples ordem, e uma sentença de vida e de morte. Ora, para ele tanto fazia a vida ou a morte do outro, do inimigo, do litigante ou mesmo do inocente. Mandava matar pai de família empobrecido que não quisesse se desfazer de seu pedacinho de terra nas vizinhanças do latifúndio.


Qualquer um poderia ser sua vítima. Decidia sempre em proveito próprio e contra quem quer que fosse. O coronel de verdade, aquele de latifúndio, poder e capangagem, jamais tomou qualquer decisão que não fosse em seu único e exclusivo benefício. Até mesmo quando abria as portas do curral para eleger um candidato estava trocando o voto por mais poder.

Quando se comprometia a acolher nas suas hostes e dar proteção a foragidos e perseguidos da justiça e da polícia, outra coisa não fazia senão aumentar seu regimento de jagunços, capangas e assassinos. E assim porque todos passavam a lhe dever cega obediência.

A desobediência ou o serviço malfeito, quando o jagunço errava a tocaia ou não trazia a orelha como troféu, era sentença de morte. Ou o cabra fugia ou logo receberia como troco o trato que deixou de cumprir. E se fugisse era derrubado do mesmo jeito. Não havia escapatória. O jagunço ia matar jagunço onde o fugitivo estivesse.

Certa feita, um ex-cangaceiro de Lampião se viu forçado a pedir proteção a um coronel após a chacina de Angico, onde o cangaço teve fim. Temia ser morto pela volante caçadora de fugitivos. Então se debandou para o feudo coronelista e lá foi acolhido com segurança.

No reduto coronelista, logo encontrou outros na mesma situação. Não eram capangas nem jagunços, pois recebendo proteção especial pela fama, linhagem familiar ou a mando de outros amigos influentes. Mas cada um tinha o seu tempo de estadia e de retorno.

Contudo, gente existia que jamais deixava de dever obediência ao poderoso, pois de vez em quando retornando pela reincidência nas práticas virulentas. Mas todos sabiam que jamais, mesmo já estando distantes daquele feudo, poderiam contrariar o coronel.

E o ex-cangaceiro, mesmo já tendo saído do reduto coronelista e alcançado voo próprio, começou a agir de modo não desejado pelo seu ex-protetor. E uma vez contrariado o mando, a sina do subvertido não era outra senão ser alcançado pela poderosa fúria.

Então foi morto pelas mãos de homens que creditava grande confiança e amizade. E eram realmente amigos e de confiança. Contudo, muito mais do coronel. E a este não podiam faltar de jeito nenhum, sob pena de terem o mesmo destino. O que, aliás, acabaram tendo mais tarde.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VISITA DO PESQUISADOR DO CANGAÇO GUILHERME MACHADO À BARRA DO MENDES ONDE FOI ASSASSINADO O CANGACEIRO CORISCO

Por Guilherme Machado

Visita à Fazenda Pacheco em Barra do Mendes na divisa do município de Barro Alto, Bahia, onde mataram o Diabo Loiro, “ Corisco”.

O cangaceiro Corisco

Árdua viagem de mais de 400 km de poeira e muito sofrimento de Feira de Santana à Barra do Mendes, na mesma trilha que fez o tenente Zé Rufino, no dia 25 de maio de 1940, na certeza de assassinar Corisco, que viajava com sua afilhada Zefinha de 10 anos, e sua mulher Dadá, e mais um casal de cangaceiros, Rio Branco e Florência, que viajavam em direção à cidade de Bom Jesus da Lapa-Ba.


Falando da minha viagem à Fazenda Pacheco em Barro Alto-Ba, em busca de informação sobre o massacre de Corisco, só obtive informações de um fazendeiro de Brotas de Macaúbas, o senhor Lídio Dantas Neri, hoje radicado na Fazenda Umbuzeirão em ibititá-Ba, que me recebeu com um belo almoço regado a muita fartura e muita informação sobre Corisco e o capitão Lamarca.

Ver-se fotos da família do sr. Lídio Neri

Eles me mostravam suas vacas de leite, onde ele aparece ao meu lado dentro do curral com seus filhos, netos, e seus vaqueiros. Com muita gentileza, me emprestou um manso cavalo para eu terminar a minha pesquisa.


A fazenda dos Pacheco não existe mais. No lugar da casa de farinha que o fazendeiro José Pacheco hospedou os casais de cangaceiros, só existe uma feia vegetação catingueira.

A primeira foto é o retrato da estrada de Irecê até a Barra do Mendes, feita a bordo de um velho ônibus ano 1974, da empresa Águia do Sertão, este explodiu dois pneus por conta da estrada de péssima qualidade.

Logo abaixo ver-se a foto de Corisco feita em 1936 pelo sírio libanês Benjamim Abrahão Botto. Nesta cassada mortífera, o tenente Zé Rufino matou Corisco por pura ganância ao dinheiro de frutos de roubos e saques das volantes e dos cangaceiros. O estúpido militar sabia que Corisco viajava com muito dinheiro em mãos.


O casal Rio Branco e Florência, conseguiu escapar com vida, porque tinha saído para ir lavar roupa em um povoado chamado Lagoa do Soldado, próximo à Barra do Mendes, e o casal só ouviu os tiros.

Observação: Corisco e outros cangaceiros tinham sido anistiados pelo governo da época (Landolfo Alves interventor 1938 a 1942), sendo assim, eram homens livres ou não?

Depoimento de uma pesquisadora de Barra do Mendes aos leitores. “Mataram Corisco em 26 de maio de 1940 Recomendo ler "jagunços e heróis" do dr. Valfrido de Morais ou dr. Américo Chagas, pesquisadores desta história, porque não foi feito o filme desta história. Iria emocionar muita gente e afinal, geraria recursos para a Barra do Mendes.


Ex revitalização do açude. Cartão postal desta grande e amada Barra -Abraços. Janeth Pimentel Pacheco”.

https://www.facebook.com/groups/ocangaco/1354203831259398/?notif_t=group_activity&notif_id=1477742135650314

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E FAMÍLIA NO JUAZEIRO DO NORTE

Tente identificar os personagens dessa famosa foto. O nº 2 é Lampião.

Nesta foto o facínora de Serra Talhada, lá das terras do Estado de Pernambuco, Virgolino Ferreira da Silva o ainda não tão famoso Lampião (mas já era um pouco), aparece sentado no centro da imagem ladeado por duas jovens e com alguns parentes. Esta fotografia foi feita no dia 04 de março de 1926, no Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará. É uma foto não tão rara, mas muitos estudiosos do cangaço ainda não a conhecem.

Site da primeira foto: 

 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=684278821729376&set=a.140771209413476.30624.100004417929909&type=3&theater

Tente identificar os personagens dessa famosa foto. O nº 2 é Lampião.

Atendendo a convite do Dr. Floro Bartolomeu, braço armado do Padre Cícero Romão, Lampião e seu grupo, em torno de 50 cangaceiros, estiveram no Juazeiro para participarem das forças legalistas para combater a COLUNA PRESTES e, foram fotografados. O rei dos cangaceiros fez uma película, ainda, em traje civil ao lado de alguns familiares, que lá, já estavam abrigados sob a proteção do famoso padre.

Site da segunda foto:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=580705668798078&set=gm.549202038622078&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MAIS UM LIVRO!


E por falar em indicações e dicas de leitura, deixa eu também trazer aqui uma grande dica de leitura e estudo, que me chegou esses dias e o resultado ficou magnífico!

Conheçam o livro extraordinário "Fragmentos I - Textos Religiosos Antigos sob a ótica Fenomenológica da História das Religiões", do escritor renomado Leonardo Arantes Marques, que a Editora Oxente teve a honra de participar da produção.

Grande livro...

Para adquirir essa obra fundamental, entrem em contato com o autor, pelo e-mail: leonardoarantes@yahoo.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

O MAIS NOVO LIVRO DO ESCRITOR RUBINHO LIMA


Meu livro - "Idades Urgentes" - contos
Dê de presente a seu filho(a), sobrinho(a), neto(a), irmão(ã), pai, mãe... Vale a pena.
Vamos valorizar os autores da terra e incentivar a garotada a ler e a não perder o interesse pela leitura, em meio à esse bombardeio tecnológico...
R$ 10;00 
Loja Milenium com: 
Maciel Teixeira Lima Lima
MG Modas com: 
Jamysson Cunha
Achieve Languages com: 
Isa Ursole Brito
Ou comigo através deste e-mail: 
rubinholim@hotmail.com
R$ 15;00 com frete grátis para qualquer lugar do Brasil

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1082403478533368&set=a.421482204625502.1073741825.100002911779040&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUIZ GONZAGA CANTA ACAUÃ DE ZÉ DANTAS

https://www.youtube.com/watch?v=0IEWxnzVW50 

Luiz Gonzaga Canta Acauã de Zé Dantas

Amigos,
nunca exibido na TV, esse raro registro do início dos anos 70, apresenta uma excepcional interpretação do seu Luiz Gonzaga da clássica Acauã do poeta pernambucano Zé Dantas.

Seu Luiz nos brinda na abertura, contado as histórias dos pássaros da região. Chamo a atenção para o espetacular jogo de fole, a imitação perfeita da ave de rapina e a voz... Que voz.

www.luizluagonzaga.mus.br
Visite o JBF:
www.luizberto.com
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube
Música
"Acauã" por Marina Elali ( • )

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMUNICADO IMPORTANTE PARA TODOS DO VINGT ROSADO E ADJACÊNCIAS.


A Direção da E. E. JERÔNIMO VINGT ROSADO MAIA agradece a Associação AMORVIR (Associação de Moradores e Amigos do Conjunto Vingt Rosado) e a todos que participaram da reunião de implantação do ENSINO MÉDIO em nossa escola. 


Lembrando que precisamos conseguir PRÉ-MATRÍCULAS de no mínimo 20 ALUNOS por turma até o dia 18/11/2016. A mesma será feita em nossa escola em qualquer horário. 


Para isso basta levar CPF e DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO do ENSINO FUNDAMENTAL (9* ano) e ter 18 anos completos até janeiro de 2017. DIVULGUEM - COMPARTILHEM. 

ATENÇÃO: Caso não preencha as vagas, perderemos o ensino de 2º Grau em nossa escola.

Fones de Contato na Escola: (84) 3315-5637.
Agradece, Régia Berlânia Nunes Oliveira - Diretora da Escola.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


VELHO AMIGO JOÃO GOMES DE LIRA

https://www.youtube.com/watch?v=CAMgcJciwxY

Publicado em 24 de julho de 2013

Clip sobre um ex-combatente de Lampião, homenagem feita por um filho e um primo após o seu falecimento

Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EXTRA - SÍLVIO SANTOS SENOR ABRAVANEL


Sílvio Santos, nome artístico de Senor Abravanel (Rio de Janeiro12 de dezembro de 1930), [4] é um apresentador de televisão e empresário brasileiro.

Proprietário do Grupo Silvio Santos, que inclui empresas como a Liderança Capitalização (administradora da loteria Tele Sena), a Jequiti Cosméticos e o Sistema Brasileiro de Televisão (mais conhecido como SBT), Sílvio Santos possui um patrimônio avaliado em aproximadamente seis bilhões de reais.[5][6]

https://www.youtube.com/watch?v=BR2cNtSc_S8


Sílvio Santos, nome artístico de Senor Abravanel, nasceu 12 de dezembro de 1930 na Travessa Bemtevi, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro,[4]região central da então capital federal[7]

Filho primogênito do casal de imigrantes vindo em 1924 para o Brasil: Albert Abravanel (Tessalônica, 1897 - Rio de Janeiro 1976), um imigrante grego sefardita de Tessalônica, no Império Otomano, atual Grécia que veio para o Brasil para fugir do alistamento militar obrigatório turco[4] e Rebeca Caro (nome de solteira) (Esmirna, 1907 - Rio de Janeiro, 1989) judia de Esmirna, na atual Turquia,[8] Silvio possui outros cinco irmãos: Beatriz (a mais velha), Perla, Sara (Sarita), Leon (Leo) e Henrique (o mais novo).[9] Ambos seus pais estão sepultados no Cemitério Comunal Israelita do Cajú, Rio de Janeiro.[4]

Silvio e o irmão Léo frequentaram, juntos, a Escola Primária Celestino da Silva, na rua do Lavradio, perto de onde moravam. (Nessa época haviam mudado para a rua Gomes Freire). Terminado o primário, estudaram na Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti, no largo do Machado, onde Silvio Santos se formou em Contabilidade.[9][10]

O primeiro tipo de produto que começou a comercializar foi capa para título de eleitor (o Brasil entrava numa fase de redemocratização após a ditadura do Estado Novo)[7].

Em 1948, serviu o Exército Brasileiro na Escola de Paraquedistas, no bairro Deodoro, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde se destacou com saltos considerados bons.[4][11]

Silvio foi casado com Maria Aparecida Vieira, falecida em virtude de câncer em 1977, com quem adotou suas duas primeiras filhas: Cíntia e Silvia[12]. Em 1978 casou-se com Íris Passaro, com quem tem quatro filhas: DanielaPatríciaRebeca e Renata. Silvio é descendente de Isaac Abravanel, um estadista judeu português, filósofo, comentador da Bíblia e financista. O nome Senor vem de seu avô Señor Abram Abravanel, falecido em 1933.


Logo passou à televisão, adaptando o formato dos shows, espetáculos e sorteios que fazia no circo. Seu primeiro programa, Vamos Brincar de Forca, estreou em 1962 e era transmitido pela TV Paulista, à noite. Um grande sucesso. Em 1964, passou a comandar seu programa aos domingos, das 12 às 14 horas. No decorrer dos anos, o formato seria expandido e aprimorado no Programa Silvio Santos.

Paralelamente, Silvio partiu para novos empreendimentos: adquiriu de seu amigo Manuel de Nóbrega e de um alemão o Baú da Felicidade, empresa que vendia baús de presentes de Natal para crianças mediante pagamento em prestações. Depois de reformas no plano de negócios, a empresa ficou conhecida pela venda de carnês e sorteios.

Quando a TV Paulista foi incorporada à Rede Globo, Silvio seguiu pagando aluguel pelo seu horário dominical, revendendo o tempo dos anúncios a outras empresas. Na medida em que aumentava o sucesso do Programa Silvio Santos, Silvio tinha ótimos resultados financeiros. Realizava sorteios de carros, móveis e eletrodomésticos, o que motivou a expansão dos negócios do grupo (Móveis Tamakavy, concessionária de veículos Vimave).

Quase tudo o que sei sobre o público, aprendi com um domador de circo. O público é como um leão, se você tiver medo, ele te devora!

Porém, no início dos anos 1970Boni e Walter Clark, diretores da Rede Globo, promoveram reformas no padrão de qualidade da emissora, investindo em filmesesportejornalismo e novelas, e acabando com os programas independentes. Para os executivos, o programa de Silvio Santos destoava da grade de programação.

O apresentador quase saiu da emissora em 1972, mas o próprio Roberto Marinho o convenceu a ficar, renovando contrato por mais quatro anos. Por este contrato, Silvio não poderia ser acionista ou dono de nenhuma outra emissora de televisão, o que motivou sua saída da Globo.

Dessa forma, a partir de 1976, Silvio começou a fazer programas na Rede Tupi (ao contrário do que muitos pensam, a Tupi nunca vendeu horários), assegurando a transmissão nacional de seu programa, ao mesmo tempo que lutava politicamente para obter seus próprios canais de televisão

Criação da TVS e formação do SBT[editar | editar código-fonte]

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Magnifying_glass_01.svg/17px-Magnifying_glass_01.svg.pngVer artigo principal: SBT

No dia 22 de outubro de 1975, o presidente Ernesto Geisel assinou o decreto 76.488, outorgando a Silvio Santos o canal 11 do Rio de Janeiro. Silvio passou a transmitir seus programas simultaneamente na Tupi e na TVS (TV Studios).

Depois da falência da Rede Tupi, em 1980, o Programa Silvio Santos em São Paulo foi transferido para a Rede Record. Durante a década de 1980 Silvio chegou a ser dono de 50% da emissora do empresário Paulo Machado de Carvalho. Todavia, Silvio planejava ter uma rede nacional de televisão, produzir uma programação completa e usar o canal para seus sorteios e promoções.

Em 1981, através de um lobby com a primeira-dama Dulce Figueiredo, com quem tinha longas conversas por telefone, Silvio Santos obteve a licença para operar o canal 4 de São Paulo, que se tornou a TVS da capital paulista. A partir das emissoras do Rio e de São Paulo, surgiu o embrião do SBT. A rede se expandiu rapidamente através de afiliações, mas o Programa Silvio Santos continuava sendo transmitido simultaneamente pela Record, especialmente para alcançar o interior de São Paulo. A marca SBT passou a ser usada em toda a rede no final da década de 1980.

Doença nas cordas vocais[editar | editar código-fonte]

Em 1987, Silvio teve problemas com a voz, ficando praticamente afônico por alguns dias. Teve suspeita de câncer na garganta, não divulgada ou confirmada. Silvio chegou a interromper um de seus programas para transmitir depoimentos emocionados e lembranças da sua carreira, incluindo particularidades sobre suas relações com o pessoal do Exército (na juventude, Silvio servira como paraquedista). Silvio teve que fazer um tratamento no exterior e ficou algumas semanas sem gravar os seus programas dominicais, causando preocupação de seus fãs quanto ao seu real estado de saúde. Mais tarde, Orestes Quércia, governador de São Paulo, gravou longo depoimento congratulando Silvio Santos pelo retorno, salientando a ausência sentida por todos os telespectadores.

Silvio não voltaria a ter problemas sérios com a voz, mas temeu por seu próprio futuro como apresentador. Em 1988, Silvio assegurou a permanência de Gugu Liberato no SBT, cobrindo uma proposta da Globo. Gugu passou a apresentar alguns quadros do Programa Silvio Santos e sua participação cresceu expressivamente nos anos 1990, com o sucesso do Domingo Legal. Outros quadros passaram a ser comandados por Celso Portiolli e por outros apresentadores.

Candidaturas políticas[editar | editar código-fonte]

Também em 1988, Silvio Santos propôs sua candidatura a prefeito de São Paulo. Considerando seus recentes problemas de saúde, Silvio anunciou sua intenção como forma de retribuir à sociedade todas as suas conquistas como apresentador e homem de negócios. O anúncio foi feito durante um dos quadros do Programa Silvio Santos; o episódio foi amplamente divulgado pela imprensa. A candidatura, contudo, não se concretizou.

Em novembro de 1989, com a campanha eleitoral para a Presidência do Brasil já em andamento, tentou ser candidato a presidente pelo pequeno Partido Municipalista Brasileiro, no lugar do candidato do partido, o pastor evangélico Armando Corrêa. Também se cogitou a renúncia do candidato Aureliano Chaves, do PFL, um partido maior e mais poderoso, para que Silvio o substituísse. Silvio chegou a fazer algumas gravações para a propaganda eleitoral, pedindo votos para o número 26, do PMB, com insistência, pois não haveria tempo para mudar o nome impresso nas cédulas de votação. A alguns dias da eleição, Silvio Santos teve seu registro de candidatura impugnado pelo Tribunal Superior Eleitoral, por irregularidades no registro do PMB. Silvio filiou-se ao PFL e ensaiou participar de outras eleições, mas as brigas entre grupos políticos e os acordos e negociações inerentes à política fizeram Silvio continuar cuidando exclusivamente de seus negócios.

Homenagem no carnaval[editar | editar código-fonte]

Silvio Santos foi homenageado em fevereiro de 2001 pela escola de samba carioca Tradição, com o enredo "Hoje É Domingo, É Alegria. Vamos Sorrir e Cantar!", de Lourenço e Adalto Magalha. Silvio Santos desfilou como destaque num carro alegórico num traje todo prateado. Outros artistas do SBT participaram do desfile, como o locutor Lombardi.[14]


Em 21 de agosto de 2001, a filha de Silvio Santos, Patrícia Abravanel, foi sequestrada na porta da própria casa, no Jardim Morumbi, em São Paulo. Depois de alguns dias de negociação, o resgate foi pago e Patrícia foi libertada. O sequestrador Fernando Dutra Pinto acabou sendo perseguido pela polícia e matou a tiros dois policiais. Sem ter para onde ir, acabou invadindo a casa de Silvio Santos no dia 30 de agosto; o apresentador estava na sala de ginástica fazendo exercícios. O sequestrador manteve Silvio e toda sua família como reféns. Silvio convenceu o sequestrador a libertar rapidamente as outras pessoas da família e seguiu em cativeiro em sua própria casa durante sete horas. Fernando só se entregou com a chegada do governador Geraldo Alckmin, que garantiu a integridade do criminoso. Alguns meses depois de preso, no dia 2 de janeiro, Fernando morreu em consequência de uma infecção generalizada causada por um corte profundo nas costas. Há indícios de que a morte do detento tenha sido causada por maus tratos e negligência médica.[15]

Entrevista polêmica à Contigo![editar | editar código-fonte]

Em julho de 2003, enquanto estava em férias na cidade de OrlandoFlórida, Silvio Santos concedeu uma entrevista à revista Contigo! revelando que tinha uma doença terminal e que restavam-lhe apenas seis anos de vida.[16] Por isso, Silvio havia vendido o SBT para um consórcio formado por Boni e pela rede mexicana Televisa.[16]

Alguns dias mais tarde, Silvio desmentiu suas declarações nos programas Boa Noite, Brasil, apresentado por Gilberto Barros na Rede Bandeirantes, e no Domingo Legal.[16] Disse que respondeu à entrevista em tom de brincadeira diante da insistência do repórter, e que acreditava que a revista notaria sua intenção. No entanto, Contigo! decidiu publicar a matéria transcrevendo ipsis litteris as declarações de Silvio Santos, ao mesmo tempo que punha em dúvida as declarações do entrevistado.[16] Silvio dizia, por exemplo, que estava se locomovendo em cadeira de rodas. A revista mostrou fotos do período que mostram o empresário andando normalmente.[16]

Suposta venda de horário para igreja evangélica[editar | editar código-fonte]

Em 2011, houve boatos de que a Igreja Mundial do Poder de Deus iria comprar a programação da madrugada do canal de Silvio Santos por R$ 300 milhões por ano.[17] Em 2013, após algumas entrevistas à Folha de S. Paulo, ele se manifestou sobre o ocorrido dizendo que nenhuma religião entrará na emissora, por seus princípios religiosos e que o SBT é uma emissora judaica.[18]

Programas de auditório[editar | editar código-fonte]

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Magnifying_glass_01.svg/17px-Magnifying_glass_01.svg.pngVer artigo principal: Programa Silvio Santos

O Programa Silvio Santos, ao longo dos anos, tornou-se um agrupamento de vários programas de auditório e quadros, somando quase cem atrações diferentes.

Os programas sempre tiveram a participação do auditório, cujas participantes são chamadas de "colegas de trabalho". O auditório é considerado por Silvio "o mais feminino do Brasil", pois nos primeiros anos do programa a entrada de homens na plateia não era permitida. Silvio acreditava que os namorados das "colegas de trabalho" poderiam ficar com ciúmes de cantores e artistas homens admirados pelas namoradas. Com o tempo, este costume foi sendo ligeiramente relaxado, principalmente nos programas envolvendo sorteios e perguntas e respostas.

Além de transformar Silvio Santos em um dos grandes ícones da TV, o Programa Silvio Santos deu destaque ao locutor Lombardi, cujo rosto nunca era visto, ao produtor Roque e a outros membros da equipe, como o animador Liminha.

No dia 30 de novembro de 2011, foi anunciado que Silvio perdeu em última instância o direito de executar "Silvio Santos Vem Aí"[19], jingle que marcou sua carreira na televisão, só poderá ser executado se Silvio comprar os direitos da música, sendo que desde 2001, Silvio travava um processo contra Archimedes Messina, disputando os direitos autorais. Silvio terá de pagar 5 milhões de reais a Messina como indenização. Como já estava na última instância, não houve possibilidade de recurso.
Atividades paralelas[editar | editar código-fonte]

Durante muitos anos Silvio Santos gravou marchinhas carnavalescas. Fez muito sucesso com Coração Corintiano, cuja letra fazia referência a cirurgia de transplante de coração, técnica utilizada no Brasil pelo pioneiro Dr. Zerbini. Outra marchinha que fez sucesso foi "A Pipa do Vovô", alardeando a impotência sexual masculina. Essas marchinhas depois foram reprisadas ao longo dos anos no SBT, durante o Carnaval.

Silvio Santos foi radialista da sua mocidade até a década de 1980, abandonando paulatinamente esta carreira em função da profissão de apresentador.

Na década de 1970 atuou também como locutor: Silvio gravou várias coletâneas de disquinhos de histórias infantis. Mais tarde os discos foram relançados em CD, com bastante sucesso.

Ações sociais[editar | editar código-fonte]

Ao longo dos anos, o Programa Silvio Santos e a programação da TVS e do SBT acumularam uma reputação de popularescos e alienantes, situação agravada pelo fato de Silvio ter conquistado suas concessões de televisão durante a ditadura militar e transmitir desde o governo Figueiredo o oficialista A Semana do Presidente. A partir de 1988, Silvio Santos revelou preocupação com os rumos do Brasil e pôs em prática várias ações para incluir conteúdo socialmente edificante na programação do SBT. A manobra surpreendeu alguns críticos e intelectuais.

No início dos anos 1990, Silvio tentou convencer as outras emissoras a transmitir telejornais de no mínimo trinta minutos no horário noturno, todos no mesmo horário, para incentivar o brasileiro a assistir a notícias, refletir e se informar melhor, mesmo que fosse por um período curto. Tal iniciativa não encontrou apoio da maioria das emissoras e Silvio Santos logo abandonou a proposta.

Desde os anos 1990, Silvio tem estimulado o Teleton, programa de televisão de 24 horas, transmitido uma vez por ano, para arrecadar fundos para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). O SBT cede gratuitamente seus artistas, empregados e recursos materiais para o projeto. Silvio também produziu um Show do Milhão especial com políticos, no qual os prêmios seriam destinados a instituições de caridade.

Grupo Silvio Santos[editar | editar código-fonte]

O Grupo Silvio Santos, formado por 34 empresas, completou em 2008, 50 anos de atuação com cerca de onze mil funcionários, incluindo entre as mais conhecidas, a Liderança Capitalização (que opera a Tele Sena), o Hotel Jequitimar, a Jequiti Cosméticos, e empreendimentos agropecuários e imobiliários como a Sisan.

Apesar de tido como um "comprador nato", Silvio se desfez de algumas empresas nos anos 1980: o CLAM (Clube de Assistência Médica), o plano de aposentadoria privada Aposentec e as lojas de móveis Tamakavy. Sobre o CLAM, Silvio reiterou ser muito difícil administrar uma empresa de saúde e que se sentiria indiretamente responsável por falhas que provocassem morte ou graves danos.


Em 8 de novembro de 2010, o Grupo Silvio Santos entra em crise financeira por conta de um rombo ocorrido no Banco PanAmericano, também pertencente ao grupo. O prejuízo dado pelo banco somou uma quantia próxima a R$ 2,5 bilhões, o que provocou a necessidade de empréstimo junto ao Fundo Garantidor de Crédito para recuperar o banco.

Em razão desse empréstimo, o Grupo Silvio Santos colocou como garantia para pagamento do empréstimo algumas empresas do grupo, incluindo o SBT, a Jequiti Cosméticos e o Baú da Felicidade, agravando a crise em que a emissora entrou a partir de 2007, quando perdeu a vice-liderança para a Rede Record. O prazo para pagamento desse empréstimo seria de 10 anos.

Em 1 de fevereiro de 2011, Silvio Santos anunciou a venda do Banco PanAmericano ao BTG Pactual, por R$ 450 milhões.

Em 13 de junho do mesmo ano, o Grupo Silvio Santos anunciou a venda da rede "Baú da Felicidade" ao Grupo Magazine Luiza. A rede desembolsou R$ 83 milhões pelo Baú, em uma operação envolvendo 121 lojas em São Paulo, Minas Gerais e Paraná, segundo fato relevante ao mercado. Além disso, o Magazine Luiza adiciona 3 milhões de clientes à sua base de cartões.[20]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Silvio_Santos

http://blogdomendesemendes.blogspot.com