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quinta-feira, 13 de outubro de 2016

CABANAGEM


Cabanagem foi uma revolta social ocorrida no Império do Brasil, na então província do Grão-Pará, estendendo-se de janeiro de 1835 a 1840, durante o período regencial brasileiro. Marcado por um cenário de pobreza extrema, fome e doenças, o conflito existiu muito devido à irrelevância política à qual a província foi relegada pelo príncipe regente Pedro I após a independência do Brasil. Dado o seu saldo de mortos exorbitante, a Cabanagem é um dos maiores conflitos já ocorridos na história do país.

Nos antecedentes da revolta, havia uma mobilização da província do Grão-Pará para expulsar forças reacionárias que desejavam manter a região como colônia portuguesa. Muitos líderes locais da elite fazendeira, ressentidos pela falta de participação política nas decisões do governo brasileiro centralizador, também contribuíam com o clima de insatisfação após a instalação do governo provincial.[1]

A revolta teve início em 6 de janeiro de 1835 quando o quartel e o palácio do governo de Belém foram tomados por tapuias, cabanos, negros e índios liderados por Antônio Vinagre. O então presidente da província foi assassinado e instituiu-se um novo presidente, Clemente Malcher; a tomada de poder promoveu uma apoderação de material bélico por parte dos grupos revolucionários. Malcher, no entanto, mais identificado com as classes dominantes, foi rapidamente deposto. [ Sucedeu-se um conflito entre as tropas dele e as do líder dos cabanos,Eduardo Angelim, tendo estas saído vitoriosas. O frágil e instável controle cabano do Grão-Pará durou cerca de dez meses.

O império, então, nomeou por si um novo presidente, o barão de Caçapava, e, frente a essa afronta às tendências centralizadoras do governo central, bombardeou impiedosamente Belém. A deposição dos cabanos do poder foi rápida, porém, como muitos deles, mesmo fora do poder, continuaram a lutar, o império usou de seu poderio militar para sufocar a revolta e, até 1840, promoveu um extermínio em massa da população paraense. Estima-se que cerca de 30 a 40% da população de 100 mil habitantes do Grão-Pará tenha morrido no conflito.[1]

Origem do nome

A "cabanagem" remete ao tipo de habitação da população ribeirinha, espécie de cabanas, constituída por mestiços.

História

Após a independência do Brasil, a província do Grão-Pará (atual estado do Pará, na região norte do Brasil) mobilizou-se para expulsar as forças reacionárias que pretendiam manter a região como colônia de Portugal. Nessa luta, que se arrastou por vários anos, destacaram-se as figuras do cônego e jornalista João Batista Gonçalves Campos, dos irmãos Vinagre e do fazendeiro Félix Clemente Malcher. Formaram-se diversosmocambos de escravos foragidos e eram frequentes as rebeliões militares. Terminada a luta pela escravidão e instalado o governo provincial, os líderes locais foram marginalizados do poder. A elite fazendeira do Grão-Pará, embora com melhores condições, ressentia-se da falta de participação nas decisões do governo central, dominado pelas províncias do Sudeste e do Nordeste.[1]

Em julho de 1831, uma rebelião na guarnição militar de Belém do Pará resultou na prisão de Batista Campos, uma das lideranças implicadas. A indignação do povo cresceu, e em 1833 já se falava em criar uma federação. O presidente da província, Bernardo Lobo de Sousa, desencadeou uma política repressora, na tentativa de conter os inconformados. O clímax foi atingido em 1834, quando Batista Campos publicou uma carta do bispo do ParáRomualdo de Sousa Coelho, criticando alguns políticos da província. Por não ter sido autorizada pelo governo da Província, o cônego foi perseguido, refugiando-se na fazenda de seu amigo Clemente Malcher. Reunindo-se aos irmãos Vinagre (Manuel, Francisco Pedro e Antônio) e ao seringueiro e jornalista Eduardo Angelim reuniram um contingente de rebeldes na fazenda de Malcher. Antes de serem atacados por tropas governistas, abandonaram a fazenda. Contudo, no dia 3 de novembro, as tropas conseguiram matar Manuel Vinagre e prender Malcher e outros rebeldes. Batista Campos morreu no último dia do ano, ao que tudo indica de uma infecção causada por um corte que sofreu ao fazer a barba.

O movimento

Eduardo Angelim, um dos líderes da revolta.

Na madrugada de 7 de janeiro de 1835, liderados por Antônio Vinagre, os rebeldes (tapuios, cabanos, negros e índios) tomaram de assalto o quartel e o palácio do governo de Belém, nomeando Félix Antonio Clemente Malcher presidente do Grão-Pará. Os cabanos, em menos de um dia, atacaram e conquistaram a cidade de Belém, assassinando o presidente Lobo de Souza e o Comandante das Armas, e apoderando-se de uma grande quantidade de material bélico. No dia 7, Clemente Malcher foi libertado e escolhido como presidente da província e Francisco Pedro Vinagre para Comandante das Armas. O governo cabano não durou muito tempo, pois o novo presidente, Félix Malcher - tenente-coronel, latifundiário e dono de engenhos de açúcar - era mais identificado com os interesses do grupo dominante derrotado, e é deposto em 19 de fevereiro de 1835, com o apoio das classes dominantes, que pretendiam manter a província unida ao Império do Brasil.[1]


Francisco Vinagre, Eduardo Angelim e os cabanos pretendiam se separar. O rompimento aconteceu quando Malcher mandou prender Angelim. As tropas dos dois lados entraram em conflito, saindo vitoriosas as de Francisco Vinagre. Clemente Malcher, assassinado, teve o seu cadáver arrastado pelas ruas de Belém. Assumiu Francisco Vinagre como o primeiro governador Cabano que participara ativamente da conquista de Belém.

Devido a intervenção do clero e outras mazelas no governo, Francisco Vinagre concordou em entregar pacificamente o governo a Manuel Jorge Rodrigues (julho 1835) em troca de anistia aos revolucionários e outras ações de cidadania. Muitos revolucionários descontentes e não acreditando no cumprimento do acordo, principalmente por lembranças do massacre do Brigue Palhaço em 1823, não entregaram as armas e se refugiaram no interior. Como previsto Jorge Rodrigues não cumpriu o acordo e mandou prender Francisco Vinagre. Os cabanos, indignados, reorganizaram suas forças e atacaram novamente Belém sob o comando de Antonio Vinagre e Eduardo Angelim, em 14 de agosto. Após nove dias de batalha, mesmo com a morte de Antônio Vinagre, os cabanos retomaram a capital.

Eduardo Angelim assumiu a presidência. Durante dez meses, a elite se viu atemorizada pelo controle cabano sobre a província do Grão-Pará. A falta de um projeto com medidas concretas para a consolidação do governo rebelde, provocaram seu enfraquecimento. Diante da vitória das forças de Angelim, o império reagiu e nomeou, em março de 1836, o brigadeiro Francisco José de Sousa Soares de Andréa como novo presidente do Grão-Pará, autorizando a guerra total contra os cabanos. Em fevereiro, quatro navios de guerra se aproximavam de Belém, prontos para atacar a cidade, tomada pela desordem, fome e varíola. Foi realizado um bloqueio naval na cidade pelo brigadeiro d'Andrea que estacionou sua esquadra em frente a Belém. Os cabanos insurgentes escapavam pelos igarapés em pequenascanoas, enquanto Eduardo Angelim e alguns líderes negociavam a fuga.[1]. Uma esquadra inglesa chegou a oferecer ajuda a Eduardo Angelim para que este acabasse com o bloqueio naval brasileiro, mas este recusou. Eduardo Angelim conseguiu furar o bloqueio naval e se refugiou no interior. Os cabanos deixaram a capital Belém vazia para as tropas de d´Andrea.

O brigadeiro d'Andrea, entretanto, julgando que Angelim, mesmo foragido, seria uma ameaça, determinou que seus homens fossem ao seu encalço. Em outubro de 1836, numa tapera da selva, ao lado de sua mulher, Angelim foi capturado, tornado prisioneiro na fortaleza da Barra, até seguir para o Rio de Janeiro e depois Fernando de Noronha. A Cabanagem, porém, não acabou com a prisão de Eduardo Angelim. Os cabanos, internados na selva, lutaram até 1840, até serem completamente exterminados (nações indígenas foram chacinadas; os murá e os mauê praticamente desapareceram).[1]

Calcula-se que de 30 a 40% de uma população estimada de 100 mil habitantes morreu. Em 1833 o Grão-Pará tinha 119.877 habitantes; 32.751 eram índios e 29.977, negros escravos. A maioria mestiça ("cruzamento" de índios, negros e brancos) chegava a 42 mil. A minoria totalizava 15 mil brancos, dos quais mais da metade eram portugueses.[1]

Em homenagem ao movimento Cabano foi erguido um monumento, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na entrada da cidade de Belém: o Memorial da Cabanagem.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabanagem

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LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SERRA


Serviço
“O Sertão Anárquico de Lampião” (de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016)
Valor do livro: R$ 50,00 (Frete fixo: R$ 5,00)

Através do e-mail anarquicolampiao@gmail.com
Informações: Luiz Serra – (61) 99995-8402 luizserra@yahoo.com.br
Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563leidisilveira@gmail.com
Fontes: 

https://tokdehistoria.com.br/2016/08/17/na-capital-federal-lancamento-do-livro-o-sertao-anarquico-de-lampiao-de-luiz-serra/

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LIÇÕES DA MONTANHA

*Rangel Alves da Costa

Muita gente não compreende que a vida é de reconstrução, de refazimento, de volta por cima. Nunca aceita ou não está preparada para vencer desafios. Depois de uma perda ou um infortúnio qualquer, é como se tudo acabasse ali mesmo.

Como diz o ditado, ninguém vai ao túmulo ao lado daquele que ama. Sofre em vida, mas até o instante onde o luto chama ao renascimento. Mesmo que a saudade persista, ainda assim encontrará outras razões para compartilhar as belezas da existência.

Sempre há um motivo para seguir adiante, para afastar a dor e se reconfortar na necessidade de não sucumbir. Muitas folhas novas dependem dos galhos e do tronco para continuarem existindo. Tudo dói, dilacera, angustia demais. Mas viver na dor e da dor o que vai alimentar? Viver para o sofrimento é se negar a lutar a lutar por aquilo que traga alegria, felicidade, contentamento.

As flores morrem e o jardim já estará maravilhosamente belo na próxima estação. As folhas caem, esvoaçam, somem, mas outras logo vicejarão na mesma árvore. É como se o livro do Eclesiastes em tudo estivesse. E realmente está. Tudo surge como oportunidade, como ocasião para relembrar antigas lições.

Nada se eterniza nem na alegria nem na tristeza. O ser humano haverá de aprender o convívio com realidades já conhecidas demais: a luz e a escuridão, a tempestade e a calmaria, a brisa e o vendaval. Tudo acaba para renascer, o que é agora no instante seguinte já não será.

É preciso sonhar, ter esperança, desejar o melhor. Surge o inesperadamente doloroso, a tristeza indesejada, mas nada diferente do que em tudo acontece. Ora, a vida é uma colcha formada por sedas finas e molambos. Ninguém tem somente aquilo que deseja.

Disse o artista que as luzes da ribalta devem sempre brilhar. “Para que chorar o que passou, lamentar perdidas ilusões, se o ideal que sempre nos acalentou renascerá em outros corações...”. Ademais, a beleza do sol vai sumindo para que a majestosa imponência da lua apareça.


Por isso mesmo que a ninguém se prostrar diante dos temores e das adversidades, das derrotas e dos sofrimentos. Tudo surge como lição, como aprendizado, e também para fazer surgir na pessoa a força do refazimento. É uma questão de sempre seguir em frente.

E, na vida e pela vida, há sempre um grande motivo para ir adiante, para não desistir dos sonhos, objetivos e esperanças. Não haveria estradas e horizontes, destinos e repousos, se tudo permanecesse no mesmo lugar.

Há uma porta aberta mostrando um caminho. Há uma estrada mostrando um destino. Há um destino chamando a seguir. Nada permanece porque o ser é instante seguinte. E é seguindo que se vai ao longe, que é possível encontrar o que foi sendo construído em esperança.

Há uma raiz que se desgarra e brota em fruto. Há um fruto que vai espalhando sementes. Há sementes que vão vingando outras vidas. Nada se finda no seu começo. E assim por que a pessoa não é grão perdido no mundo, não é broto que nasce e desaparece sem frutificar. Ao deixar o seu rastro, sobre ele também gerações e obras que jamais serão esquecidas.

Há uma saudade que envelhece com a idade. Há uma idade que não quer mais sofrer. Há um sofrer que busca romper o passado em busca da felicidade. Nada se perpetua na dor. Eis que ninguém vive para o martírio do não acontecido ou pela incompleta vivência. Há que se viver a memória sem buscar apenas as experiências amargas. Doce é o viver açucarado pela compreensão da própria vida.

Há uma revoada que sempre passa ao entardecer. Há um entardecer que vai esmorecendo sua cor à espera da lua. Há uma lua que cantará sua magia e felicidade até chegar o seu instante de ir embora. É a vida em ciclos, em sombras e luzes, sempre se renovando a cada novo dia. Assim também deve ser a renovação humana, tendo a vida e procurando sempre um novo e melhor viver.

Assim, tudo vem e tudo vai. Por que tudo cíclico, tudo nascimento e morte, tudo transformação. Outono e primavera, primavera e outono, e sempre e sempre. As demais estações servem como lições para o que poderá acontecer, para o enfrentamento das folhas secas e tristes do outono ou mesmo dos espinhos pontudos que surgem nas floridas hastes primaveris.

E não há mais o que esperar. Há uma porta aberta mostrando um caminho. Os olhos foram feitos para avistar além, os pés para seguir, o coração para pulsar de felicidade. Então estenda o lenço no varal e siga. Não há mais o que chorar, nunca há muito que chorar. O sal da angústia e do sofrimento se dissolve na gota de felicidade. E em doçura se transforma ao chegar ao lábio daquele que não desistiu de ser feliz.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

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PALESTRA "ESCOLA SEM PARTIDO" AMANHÃ (14)


A Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), Sindicato dos trabalhadores em educação pública do Rio Grande do Norte/Regional Mossoró (SINTE/RN) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindserpum) iniciam amanhã (14) um ciclo de debates acerca dos riscos da aprovação do projeto “Escola Sem Partido”, que prevê uma série de medidas que cerceiam a liberdade dos professores em sala de aula.

A atividade será realizada na UERN, no auditório da FAFIC, a partir das 8h e tem como objetivo ampliar o debate acerca dos riscos da aprovação deste projeto, uma vez que ele visa restringir o debate plural e crítico dentro das escolas e na sociedade como um todo.

No período da tarde, os sindicatos realizam novo debate sobre a temática, desta vez na Estação das Artes Eliseu Ventania, em Mossoró. A atividade terá início às 15h e tem como alvo professores, estudantes e pais de alunos da rede municipal e estadual de ensino.

Jornalista
Cláudio Palheta Jr.

Telefones Pessoais :

(84) 88703982 (preferencial) 

Telefones da ADUERN: 


ADUERN
Av. Prof. Antonio Campos, 06 - Costa e Silva
Cep: 59.625-620
Mossoró / RN
Seção Sindical do Andes-SN
Presidente da ADUERN
Lemuel Rodrigues


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

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A PLACA EM HOMENAGEM AO SOLDADO ADRIÃO QUE MORREU EM ANGICO E, QUE HÁ ALGUNS MESES FOI ROUBADA,,! (adendo,..Volta Seca)


Por falar em cangaço, a Grota do Angico é um monumento natural e foi reconhecida pelo governo do Estado e administrada pela Semarh - MAS... e a placa do soldado Adrião? Ficou por isso mesmo? Será que não é hora de haver uma solicitação oficial para a instalação de OUTRA PLACA lembrando o soldado que tombou no combate? Não seria o caso de envolver a PM de Alagoas e Sergipe para garantir que a nova placa seja OFICIAL?

Sendo oficial, o(s) ladrão(ões) da placa antes instalada veriam que o tombamento da Grota do Angico não visa rixas e sim lembrar o acontecimento onde o cangaceiro Lampião veio a ser morto por tropas legais. Quanto a se foi chacina, ou não; NÃO importa agora, a não ser para estudiosos da saga.

Os familiares do cangaceiro terão que se conformar em ter uma placa não somente do soldado Adrião, mas um busto do tenente João Bezerra e demais oficiais que defendiam a legalidade e também estátuas de Lampião e Maria Bonita. Afinal, o local é público e não privado.

Nossas autoridades municipais (Piranhas/Entremontes-AL, Poço Redondo, Canindé do São Francisco-SE.) e estaduais (ALAGOAS e SERGIPE) deveriam debruçar-se sobre esse patrimônio turístico para os dois estados, onde poderíamos ter um maior apoio de instalações hoteleiras, restaurantes, estradas, suporte fundamental para o alargamento desse nicho turístico que é o cangaço.

Urge que os companheiros da confraria CARIRI CANGAÇO, SBEC- Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará-GECC, Grupo Florestano de estudos do cangaço (GFEC), Grupo Paraibano de estudos do cangaço - GPEC, e autoridades, façam o pleito em conjunto.

Será um grande desafio!

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?fref=ts

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O DISTRITO DE ENGENHEIRO ÁVIDOS E A CONSTRUÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA APARECIDA.

 Por José Antônio de Albuquerque

A Capela de Nossa Senhora Aparecida faz parte da História da minha vida: foi nela que meus pais se casaram em 1945, aonde me batizei em 1946 e fiz minha primeira comunhão. Esta capela tem uma bela história, que passo a narrar:

O Distrito de Engenheiro Ávidos e a Construção da Capela de Nossa Senhora Aparecida.

O reinicio da construção do Açude Piranhas, em 20 junho de 1932, sendo o engenheiro Silvio Aderne, pertencente aos quadros do IFOCS - Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas, foi causa rápida do aumento da população do povoado e várias iniciativas foram tomadas para atender os desejos e necessidades do povo.

Além do hospital e do cemitério, construídos em função da epidemia de 1932, Dona Celina Aderne, esposa do Engenheiro responsável pela obra, Silvio Aderne, encetou uma campanha para a construção de uma capela neste mesmo ano.

Conseguiu com a firma todo o material, além dos operários, mestres de obras, pedreiros e o responsável pela construção do altar foi o marceneiro Zé Cabral.

Dona Celina cotizava os operários que tinham melhores salários, os comerciantes e os proprietários de terras para ajudar a comprar o que faltava no almoxarifado da Inspetoria.

O terreno para a construção foi doado pela família Coura e ainda hoje a igreja usufrui as rendas deste terreno, do que sobrou para construir a capela que pertence ao patrimônio, através de foros e laudêmios.

Não se tem conhecimento de quem foi a iniciativa para ser Nossa Senhora Aparecida como padroeira da capela e no dia da chegada da imagem da Santa todos os carros que trabalhavam na construção, além dos demais carros pertencentes a particulares fizeram um grande acompanhamento e uma enorme festa com a participação do povo foi realizada.

O sino doado pela Inspetoria, que foi retirado da cafuringa, nome dado ao trem que transportava pedras para a construção do Açude, ainda hoje é o mesmo que badala para chamar os fiéis para as celebrações religiosas e principalmente para anunciar o falecimento de alguém da comunidade.

No ano da conclusão do açude, em 1936, a capela foi alvo de uma das maiores manifestações de fé e religiosidade do povo do Distrito, quando foi celebrada a primeira Missão, celebrada por Frei Damião, que além de atrair toda a comunidade, vieram muitos católicos de outros municípios.
Frei Damião voltou outras vezes ao Distrito para celebrar missões e era uma das áreas da Diocese de Cajazeiras, que sempre freqüentava, mesmo vindo fazer pregações em outras paróquias da cidade visitava a Vila onde foi sempre muito bem acolhido por sua população e era comum fazer visitas aos sítios vizinhos da vila.


Esta capela tem um significado muito importante na vida de nossa família: foi nela que foi celebrado o casamento de meus pais, Arcanjo e Mãezinha, no ano de 1945, por Monsenhor Abdon Pereira e foi nela que no ano de 1946 eu fui batizado pelo padre José Linhares e aonde também, em 1955, fiz minha primeira comunhão. 

Alguns fatos relacionados a esta capela nunca os esqueci e os guardo com muito carinho nas minhas lembranças: quando das celebrações noturnas eu era escalado para retirar todos os sapos, a bico de sapato, do patamar da igreja por que as mulheres tinham muito medo deles. Depois da missão cumprida fazia o que mais gostava: tocar o sino para avisar ao povo que a novena ia começar. O repicar do sino fazia eco no boqueirão da serra e para quem teve a oportunidade de trabalhar na construção do açude, a exemplo de meu pai, e de muitos outros habitantes da Vila, deveriam se lembrar da velha cafuringa, soltando fumaça pelas ventas, com suas caçambas carregadas de pedras e o maquinista tocando o sino anunciando a sua chegada.

Por quem este sino dobra? Dobra, principalmente, pelos muitos operários que morreram na construção do açude que hoje mata, com as águas do Rio Piranhas aprisionadas, a sede dos cajazeirenses.

José Antônio de Albuquerque. Historiador. Professor aposentado do CFP/UFCG - Cajazeiras - PB. Diretor-Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

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NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu no dia de ontem (12/10/2016) aos 95 anos de idade na cidade de Serra Talhada no Estado de Pernambuco a senhora Maria Jovino Vitorino de Lima “Dona Nega” filha do Sr. Izaias Vieira "Zabelê I" antigo integrante do bando de Lampião durante o período do cangaço.

 Izaias Vieira "Zabelê I" antigo integrante do bando de Lampião durante o período do cangaço e pai da dona Nêga.

O sepultamento acontecerá hoje (13/10/2016) às 16:00 horas no Cemitério Público Municipal da cidade de Serra Talhada.

Em nome de todos (as) os membros do nosso grupo presto as minhas condolências a toda família enlutada.

Amigos e familiares agradecem a quem comparecer a esse ato de fé e solidariedade cristã.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo)

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JUDEUS EM NATAL – A SAGA DOS PALATNIK

Autor – Rostand Medeiros

Um Grupo de Judeus Que Começou Sua Vitoriosa Trajetória Empresarial Trabalhando Junto aos Mais Pobres de Natal

A foto e o texto acima mostram o lugar onde os destinos administrativos de Natal, capital do Rio Grande do Norte, são traçados e executados desde 1922. Oficialmente conhecido como Palácio Felipe Camarão é um marco na cidade, mas o que importa mesmo nessa nota de jornal é um pequeno detalhe no final do texto. Ali ficamos sabendo que os móveis construídos na época da inauguração desta marcante edificação, que não sei se ainda estão por lá, foram executados pela firma “Tobias Palatnik & Irmãos”.


Os proprietários desta empresa, com um sobrenome tão diferenciado dos tradicionais nomes familiares de origem portuguesa existentes em Natal, eram os membros de uma família de judeus ucranianos, que em poucos anos foram considerados os membros mais proeminentes da comunidade judaica em Natal.

3 de janeiro de 1947

Nada mal para estes imigrantes que haviam chegado apenas dez anos antes ao Brasil e tinham começado suas atividades na capital potiguar vendendo seus produtos diretamente nas casas dos moradores da pequena urbe. Trabalharam sem diferenciar classe nem cor, atendendo inclusive os mais humildes.

Em Busca de Novos Espaços

Segundo a historiadora Luciana Souza de Oliveira, através de sua monografia de mestrado em História “A fala dos passos: imigração e construção de espaços judaicos na cidade do Natal (1919-1968)”, a história dos judeus na capital potiguar começa a ser contada no ano de 1911, com a chegada ao Brasil de Tobias Palatnik e seus irmãos Adolfo, Jacob e José (este último com apenas 16 anos) e um tio Beinish (Brás) Palatnik. Eles deixaram para trás a fria região da Podólia, no sudoeste da Ucrânia e seguiram esperançosos para recomeçar a vida no grande país tropical.

Judeus expulsos dos seus lares na Europa Oriental – Fonte – https://en.wikipedia.org

Para a historiadora este processo migratório dos judeus vai muito além de uma mera necessidade econômica. A questão judaica na Europa durante o século XIX até a primeira metade do século XX foi marcada por pressão e opressão, onde o espírito antissemita se manifestou nas esferas política, econômica e social, atingindo grande parte da população que hostilizava e culpava os judeus por toda sorte de mazelas. Deixar a Europa no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX representava para eles antes de tudo uma questão de sobrevivência.

Em calientes terras tupiniquins o Rio de Janeiro foi a primeira parada de Tobias Palatnik e seus parentes. Mas foi por um período curto e logo aqueles judeus seguiram para Salvador. Mas também a capital baiana não foi o melhor dos destinos e eles partiram para o norte, em direção à cidade do Recife, onde os Palatnik começaram a fazer sua clientela, em grande parte composta por operários.

Luciana Souza de Oliveira aponta que na cidade conhecida como “Veneza Brasileira” eles aprenderam que, além do comércio realizado de porta a porta, mesmo falando o português ainda de forma rudimentar, eles podiam comprar no atacado e com exclusividade. Neste período a cambraia bordada foi seu principal produto.

Recife certamente ajudou os irmãos Palatnik a assegurar alguns lucros, mas a concorrência comercial na cidade era um problema complicado, que contava naquele período com 80 judeus atuando como prestamistas. Segundo a autora estes judeus que já atuavam em Recife eram em sua maioria rapazes solteiros, provenientes da Bessarábia (região histórica da Europa Oriental, cujo território se encontra principalmente na atual Moldávia), Polônia e a Ucrânia, que batalhavam duro para poder concretizar um objetivo comum – o desejo de conseguir meios para poder se estabelecer na Palestina com os demais familiares que deixaram na Europa Oriental. 

Tobias Palatnik – Fonte –

Foi então que Tobias Palatnik, o mais velho dos quatros irmãos, resolveu transferir-se para Natal objetivando fugir daquela concorrência.

Vencendo Onde os Outros nem Percebiam que Existiam Consumidores
Para a autora do texto a escolha de pegar o trem e seguir em direção a Natal foi a melhor decisão que Tobias tomou quando chegou ao Brasil. Nessa época Natal ainda era uma pequena capital com população inferior a 25.000 habitantes, com apenas 27 famílias formada por estrangeiros, três linhas de bondes elétricos, uma catedral, um cinema mudo e que estava começando a passar por intensas transformações. A cidade estava aos poucos desabrochando e vivenciando o início da modernidade tão desejada pela elite local.

Navios no Rio Potengi, em Natal

Mas se por um lado a elite natalense se deleitava com os avanços e belezas da “Belle Époque”, uma grande parcela da sua população – os mais pobres – eram tratados de maneira verdadeiramente invisível.

Aqueles ucranianos, que sabiam bem o que significavam as violentas exclusões dos pogroms contra judeus na Europa Oriental, certamente perceberam que também havia exclusão em Natal. Mas esta era extremamente sutil, realizada de maneira covarde, praticada sem violência física contra uma massa morena, mas carregada de extrema hipocrisia. A exclusão em Natal diferenciava os seres humanos principalmente pela cor e condição socioeconômica.

Acredito que Tobias Palatnik percebeu de maneira muito correta que aquelas pessoas excluídas, mesmo com uma condição financeira mais limitada, apontavam para a possibilidade de um mercado consumidor extremamente promissor em Natal. Já a maioria dos seus concorrentes, membros de uma elite branca e racista, que praticavam intensos atos de exclusões sociais contra aquelas pessoas consideradas ralé, jamais iriam ate eles, bater nas portas dos seus “mocambos” para vender alguma coisa.

Os conhecidos Mocambos, as moradias dos mais pobres de Natal

Tobias Palatnik se deparou com um espaço que estava pronto para ser explorado. Percebeu que a venda a prestação tinha futuro na cidade e que a oportunidade comercial era bem melhor que em Recife. Logo avisou aos seus irmãos e estes seguiram para o novo destino e começaram um novo investimento.

Percebi lendo o texto da historiadora Luciana Souza de Oliveira e os jornais de época, que para os Palatnik a diferenciação dos natalenses abonados com os “negros”, como os mais ricos da cidade pejorativamente chamavam os mais pobres (que nem precisavam ser claramente afrodescendentes para assim serem classificados), era algo que nada lhes importava.

O que importava mesmo era negociar, chegar até o cliente, atender o desejo das pessoas, independente de onde eles moravam, ou da cor da sua pele…

As Rocas, área de atuação dos Palatnik em Natal

Logo na primeira investida Tobias Palatnik pôde observar que só nas Rocas, a região dos pescadores, onde viviam os mais pobres da cidade, ele poderia conquistar facilmente mais de 200 clientes. Outra coisa que certamente o judeu percebeu foi que aquelas pessoas, não obstante suas limitadas condições financeiras, possuíam um acentuado sentido de honra em relação a quitação de suas dívidas financeiras, onde poucos se davam ao papel de caloteiros.

Era tudo que um prestamista desejava!

Assim os produtos foram sendo oferecidos de porta em porta e logo se estabeleceram fortes laços econômicos. Mensalmente os irmãos passavam nas casas dos clientes, oferecendo novas mercadorias e estes pagavam as parcelas dos produtos que haviam sido anteriormente vendidos. Esse tipo de procedimento tornava a relação entre comerciante e cliente mais estreita, fazendo com que os anseios de consumo da sociedade local, mesmo dos mais humildes, fossem supridos de maneira pessoal. Segundo Luciana Souza de Oliveira os irmãos Palatnik foram os primeiros que trouxeram para a cidade essa nova maneira de comercializar.
Natal no início do século XX

Com arrojo e garra, aliado ao desejo de trabalhar e de prosperar em Natal, Tobias e seus irmãos alcançaram seus objetivos iniciais em menos de seis meses, quando conseguiram conquistar cerca de mil clientes.

Boa Relação Com os Natalenses, Mas Mantendo as Tradições

A prosperidade econômica veio logo, rápida mesmo.

A historiadora Luciana Souza de Oliveira aponta que 1915 os Palatnik puderam adquirir uma fazenda com uma usina de açúcar, álcool e aguardente. Mas o forte daqueles judeus era o comércio e foi com ele que a família Palatnik escreveu uma história de prosperidade na cidade.

Familia Palatnik – Em pé, a partir da esquerda: Adolfo Palatnik, Jacob Palatnik, Brás Palatnik, Tobias Palatnik, José Palatnik, Tobias Prinzak, Moisés Kaller e Horácio Palatnik. Sentadas: Cipora Palatnik, Dora Palatnik (com Chimonit Palatnik no colo), Rivca Palatnik, Olga Palatnik (com Ester Palatnik no colo), Sônia Palatnik, Dora Kaller e Augusta Palatnik.

Com a estruturação e o crescimento econômico daqueles judeus em Natal, esses jovens tiveram a oportunidade de ir à Palestina algumas vezes visitar seus parentes. Foi nessas poucas visitas que os jovens Palatnik constituíram suas famílias com as moças que residiam na chamada “Terra Santa”.

Mesmo construindo as suas vidas em Natal, mesmo aqui sendo a cidade que esses judeus escolheram para desenvolverem suas famílias, a cidade não poderia lhes oferecer alguns elementos responsáveis pela continuidade de sua identidade.

O escritor Luís da Câmara Cascudo participou da festa do Yom Kippur junto aos judeus de Natal e descreveu a visita em um interessante artigo – Fonte – Jornal ” A República” 12/11/1933

Faltavam-lhes garotas que professasse a mesma fé e que tivesse os mesmos conceitos e valores para manter uma identidade judaica em seus lares. Vale ressaltar que aqueles jovens judeus conseguiram se relacionar muito bem com as pessoas em Natal, mesmo criando essa delimitação de não envolvimento de caráter íntimo e pessoal com aqueles que eram diferentes a sua cultura.

Ocorreram então várias uniões a partir de 1920. Com esses casamentos, muitos outros familiares, entre eles primos, irmãos, pais, tios e outros membros, decidiram deixar seus países e foram atraídos para a capital potiguar.

Jose e Sonia Palatnik

Essas ramificações e parentescos foram os elementos principais para que a família Palatnik se destacasse, tornando-se os membros proeminentes para o estabelecimento de uma comunidade judaica na cidade, pois o número de pessoas que gravitavam em torno deles crescia com o passar dos anos.

Preocupações Com Coisas da Vida e da Morte

Segundo informa o site judaismohumanista.ning.com, em 1925 foi fundado na capital potiguar o Centro Israelita, que funcionava também como uma sinagoga.

Ainda na década de 1920 os judeus natalenses foram os primeiros a construir um jardim de infância, que até aquele período não havia sido estabelecido na cidade de Natal. Esta escola para crianças começou a funcionar, junto a um programa de educação judaica complementar e uma de suas professoras foi a Sra. Sara Branitzak, que teria vindo da Palestina e, segundo a historiadora Luciana Souza de Oliveira, chegou em 1927, mas ela passou pouco tempo neste trabalho.

Jardim de Infância Palatnik – A partir da esquerda, em pé: Eliachiv Palatnik, Sofia Kaller, Ester Palatnik, David Fassberg, Ester Palatnik (filha de Elias) e Moisés Palatnik. Sentados: Aron Horovitz, Aminadav Palatnik, professora Sarah Branitzky, Sarita Volfzon, Raquel Horovitz, Nechama Kaller e Simon Masur. Na frente: (?), Nechama Palatnik, Achadam Masur e Genita Volfzon.

Muitas crianças judias que nasceram em Natal participavam não apenas da vida judaica, também se relacionavam com as outras crianças da cidade sem, no entanto, esquecer que mesmo sendo Potiguares, eram acima de tudo judeus, guardando e seguindo as tradições que eram ensinadas pelos seus pais. Uma destas crianças foi Uma das crianças judias nascidas em Natal, mais precisamente em 19 de fevereiro de 1928, foi Abrahan Palatnik.[1]

Ainda segundo o site judaismohumanista.ning.com, um censo oficial da cidade de Natal em 1940 registrou um total de 54.836 habitantes e 109 eram judeus.

Túmulo de Rosinha Palatnik no Cemitério Público do Alecrim – Foto do autor.

Com o natural crescimento da comunidade local, que passou a contar com mais de trinta famílias de judeus, logo não eram apenas os aspectos ligados a vida terrena que preocupavam esta comunidade, as questões de morte também se tornaram uma preocupação.

Em 10 de janeiro de 1931, através de contatos entre os líderes da comunidade e a Prefeitura de Natal, cujo prefeito a época era o Sr. Gentil Ferreira de Souza, foi doada uma quadra murada no Cemitério Público do Alecrim para que os membros da comunidade judaica fossem enterrados mediante seus rituais tradicionais. Igualmente foi fundada uma sociedade funerária chamada Chevra Kadisha.

Rosinha Palatnik

Até hoje existe este espaço exclusivo no Cemitério do Alecrim e entre os vários judeus natalenses enterrados está a lápide de Rosinha Palatnik. Ela faleceu no dia 7 de agosto de 1936, com apenas 20 anos de idade, depois de uma permanência no hospital de um mês e quinze dias em razão de uma apendicite. Rosinha era carioca, nascida Rosinha Tendler, filha de Boris e Anna Tendler e era casada com Horácio Palatnik (ver jornal “A República”, edição de domingo, 9 de agosto de 1936).

Crescimento dos Negócios


O trabalho dos Palatnik prosperou ao longo dos anos e foi se diversificando.

De prestamistas eles abriram uma fábrica e uma loja de móveis chamada Casa Sion, sendo localizada a rua Dr. Barata, número 6, no bairro da Ribeira, uma das principais artérias comerciais da cidade na época.
Brás Palatnik

Já Brás Palatnik surge com uma casa comercial na década de 1920, que inclusive era batizada com o seu nome e ficava localizada igualmente na rua Dr. Barata, nos números 204 e 205 e ali parece que ele vendia de tudo um pouco. Anúncios no jornal “A República”, o principal da cidade, mostra uma propaganda onde se oferecia guarda-chuvas, cobertas para camas, calçados para homens, tolhas, tecidos de cambraia e muitas outras coisas. Tempos depois esta loja mudou para a rua Ulisses Caldas, na esquina com a rua Felipe Camarão, no Centro da cidade, muito próximo, ou mesmo vizinho, ao Centro Israelita.

Em 1931 os irmãos Tobias e Braz Palatnik estão com uma fábrica de mosaicos 

na rua Extremoz e uma loja destes produtos na rua Dr. Barata, mas no número 190. Tinham também uma serraria na rua Ulisses Caldas e mantinham a Casa Sion para vender os móveis por eles fabricados.

5 de fevereiro de 1937

Em 1936 o antigo e marcante cinema Polytheama, referência da sétima arte na história da cidade e localizado na Praça Augusto Severo, 252, se torna a Casa Palatnik. Como em outros comércios destes judeus a diversificação e a variedade de produtos é a tônica da casa comercial. Ali se vendia desde camas de ferro, passando por móveis de vime e junco e até mesmo pedras para túmulos.

Conforme os Palatnik vão prosperando, eles vão participando de atividades junto à sociedade natalense. José Palatnik, por exemplo, se torna conselheiro da Associação Comercial de Natal e do conselho fiscal do Banco Industrial Norte-rio-grandense S.A.

25 de janeiro de 1939

Além da diversificação de negócios, pesquisando nos jornais antigos fica patente como os Palatnik investiram forte na aquisição de imóveis por toda a área de Natal. Nessa época era normal que os documentos emitidos pela prefeitura da cidade nas negociações ligadas a imóveis, com exceção de valores, fossem divulgados nos jornais locais. Neste aspecto, principalmente no início da década de 1940, os Palatnik estão sempre presentes com pagamentos de impostos referente a muitas aquisições e venda de imóveis. Provavelmente perceberam que, mesmo de forma lenta, a cidade se expandia e a compra de imóveis era outra nova oportunidade de negócios a ser trabalhada.

A Jerusalém do Brasil

O jornal Tribuna do Norte, na sua edição de 22 de novembro de 2013, informa que os irmãos Palatnik investiram na construção civil em Natal. Eles foram pioneiros na construção de conjuntos habitacionais: as primeiras casas da Ponta do Morcego (numa delas veraneava o governador Juvenal Lamartine) e a famosa Vila Palatnik, pegando a avenida Deodoro, rua Ulisses Caldas (em frente ao Colégio da Conceição) e rua coronel Cascudo.

Região da Ponta do Morcego, em Natal

Durante a Segunda Guerra Mundial o Rio Grande do Norte sediou uma das maiores bases de aviação dos Aliados no hemisfério ocidental, a famosa Parnamirim Field. Este fato, ocorrido antes mesmo da declaração formal de guerra do Brasil contra os países do Eixo, proporcionou a chegada de muitos militares estadunidenses a Natal. Logo alguns soldados judeus servindo as forças armadas dos Estados Unidos começaram a participar e animar a vida comunitária dos judeus em Natal.

Em agosto de 1942 era o próprio Brasil que entrava na Segunda Guerra Mundial. Em Natal e a população foi chamada para participar do esforço de guerra, com ações da defesa passiva. A tradicional comunidade sírio-libanesa de Natal, tendo a frente Neif Habib Chalita e Kalil Abi Faraj, participou deste processo junto com outras colônias de estrangeiros que viviam na cidade, entre estas os judeus. Nestas atividades eles eram liderados por José Palatnik e Leon Volfzon. Não sabemos em que grau ocorreu a participação destas comunidades no processo de defesa passiva de Natal, nem como foi a interação de sírio-libaneses e judeus neste objetivo, mas tudo leva a crer que transcorreu sem maiores alterações em razão da inexistência de notícias apontando problemas.

Participação da tradicional comunidade sírio-libanesa de Natal no processo de defesa passiva da cidade durante a Segunda Guerra Mundial, juntamente com a comunidade judaica.

Com a chegada dos estadunidenses houve um aporte financeiro muito intenso na capital potiguar. Consequentemente a cidade se encheu de forasteiros em busca dos preciosos dólares e este aumento populacional trouxe consequências para Natal. Entre estes figuram o aumento da carestia e a falta de moradias e esse ultimo fato motivou os Palatnik a abrir um novo negócio – Uma loja de material de construção para abastecer um mercado que construía novas casa.

Mas a pequena e calma cidade, que crescia a olhos vistos, já não atraia os judeus como no passado.
Vila Palatnik

Após a Segunda Guerra Mundial tem início a migração dos judeus natalenses para outros centros urbanos como Rio de Janeiro e Recife, mas alguns seguiram para o recém-criado Estado de Israel. Assim, com o número de judeus extremamente reduzidos em Natal, as atividades do Centro Israelita foram encerradas em novembro de 1968.

Segundo a historiadora Luciana Souza de Oliveira a história da presença dos judeus em Natal foi algo expressivo. Eles foram os responsáveis por construir na capital Potiguar uma das comunidades judaicas mais atuantes do Brasil, que chegou a ser conhecida na Palestina como a Jerusalém do Brasil.

Irmãos Palatnik

As famílias judias que se estabeleceram na cidade mudariam não apenas a história dos judeus em Natal, mas o próprio espaço urbano e cultural. Foi na capital potiguar que eles tiveram a oportunidade de (re)construir as suas vidas oferecendo a cidade o que eles tinham de melhor: o trabalho e suas mercadorias. Em contrapartida a cidade os recebeu consumindo os seus produtos importados e dando a eles uma condição de vida digna na qual puderam oferecer a suas famílias o suprimento de suas necessidades.

A imigração deste grupo de judeus para Natal representou mais que um simples evento, foi a importante inserção de um povo, de uma cultura, uma religião, uma economia, organização espacial e social, bem como a (re)construção do “seu lugar” na capital Potiguar.

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REFERÊNCIAS

CASCUDO, Luís da Câmara. Yom Kippur em Natal. Jornal A República, Natal, n. 881, p.7, 12 nov. 1933.
OKSMAN. Sérgio (dir.). Irmãos de Navio: Histórias da Imigração Judaica no Brasil. São Paulo: Documenta Filmes, 1996. DVD (60 min), son., color.
ROZENCHAN, Nacy. Os judeus de Natal: Uma comunidade segundo o registro de seu fundador. Revista Herança Judaica, n. 106, abr. 2000. São Paulo: B´nai B´rith 2000.
SCHEINDLIN, R. História ilustrada do povo judeu. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
WOLFF, Egon; WOLFF, Frieda. Natal, uma comunidade singular. Rio de Janeiro: Cemitério Comunal Israelita, 1984
NOTA
[1] Abrahan Palatnik é filho de Tobias e Olga Palatnik e com apenas quatro anos de idade imigrou de natal para a região onde, atualmente, se localiza o Estado de Israel. Entre 1942 e 1945, frequenta a Escola Técnica Montefiori, em Tel Aviv, e se especializa em motores a explosão. Só retorna ao Brasil, para o Rio de Janeiro, em 1948. Por volta de 1949, inicia estudos no campo da luz e do movimento, que resultam no Aparelho Cinecromático, exposto em 1951 na 1ª Bienal Internacional de São Paulo, onde recebe menção honrosa do júri internacional. Desenvolve a partir de 1964 os Objetos Cinéticos, um desdobramento dos cinecromáticos, mostrando o mecanismo interno de funcionamento e suprimindo a projeção de luz. O rigor matemático é uma constante em sua obra, atuando como importante recurso de ordenação do espaço. É considerado internacionalmente um dos pioneiros da arte cinética. Abraham Palatnik é consagrado pioneiro, o primeiro que explorou as conquistas tecnológicas na criação de vanguarda brasileira, tornando as máquinas aptas a gerarem obras de arte. Ver –https://www.escritoriodearte.com/artista/abraham-palatnik/

Extraído do blog Tok de História do historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros

https://tokdehistoria.com.br/2016/10/12/judeus-em-natal-a-saga-dos-palatinik/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com