Seguidores

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

PALACETE DAS ARTES DIVULGA HORÁRIO DE VISITAÇÃO DURANTE OS JOGOS OLÍMPICOS


O Palacete das Artes informa que durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 (dias 4, 7, 9, 10 e 13 de agosto), o horário de visitação será das 9h às 14h. No período, o público poderá conferir o bazar de cerâmica, no térreo do museu, além das exposições em cartaz: Janelas Urbanas, do artista Waldo Robatto (Sala Contemporânea) e Brinquedos à Mão, coleção Sálua Chéquer (Segundo Pavimento).

No dia 11 de agosto, às 14h, será aberta – na Galeria Mansarda – a exposição Pepitas de Fogo: O Cangaço e seu tempo colorizados, do artista e geólogo Rubens Antonio.

As sessões de cinema no museu, que este mês tem como tema “Mulheres”, permanecem no mesmo horário. Dia 10, às 17h, com o filme “Sonhos Roubados”, da diretora Sandra Werneck, e dia 12, “Duas Mulheres”, dirigido por Vittorio de Sica.

O Solar Café segue horário normal de funcionamento, das 11h30 às 21h (terça a domingo).


O Palacete das Artes é um equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Está localizado na Rua da Graça, 284. Mais informações no tel. 71 3117 6987, e site www.palacetedasartes.ba.gov.br

Aproveite para conferir os jogos na Arena Fonte Nova
Futebol masculino
1ª fase
04/08/2016 - Fiji x Coréia, às 17h
México x Alemanha, às 20h
07/08/2016 - Fiji x México, às 17h
Coréia x Alemanha, às 20h
10/08/2016 - Japão x Suécia, às 19h
Dinamarca x Brasil, às 22h

Quartas-de-final
13/08/2016 - 1º colocado do grupo B X 2º do grupo A , às 16h

Futebol Feminino 
1ª fase
09/08/2016 - Austrália X Zimbabwe, às 16h
Nova Zelândia x França, às 19h

Quartas-de-final
12/08/2016 - 2ª colocado do grupo E x 2º do grupo F, às 16h

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/670380506459402/?notif_t=group_activity&notif_id=1470273523872977

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

ASCRIM-ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM


ASCRIM/PRESIDÊNCIA OFÍCIO Nº 173/2016 ”FOPHPM-FÓRUM PERMANENTE HISTORIOGRAFIA DA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ.”

MOSSORÓ(RN), 05 DE AGOSTO DE 2016.

PREZADOS SENHORES HISTORIADORES E PESQUISADORES,
DAVID DE MEDEIROS LEITE,
JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO.
 LEMUEL RODRIGUES DA SILVA,
    
A COMISSÃO DO FÓRUM PERMANENTE HISTORIOGRAFIA DA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ-COFOPHPM, TEM A HONRA DE CONVIDAR OS SENHORES SE DIGNEM PARTICIPAR, NO DIA 1º DE SETEMBRO DE 2016, NA QUALIDADE DE EXPOSITORES DO FOPHPM, INDICADOS QUE FORAM PELO ALTO RECONHECIMENTO E SABER NOTÁVEL SOBRE OS TEMAS “DO GEODÉSICO DO RIO DO CARMO A SEREM DEBATIDOS: 

PRIMEIRO TEMA(EXPOSITOR DAVID LEITE):”OS CARMELITAS NA RIBEIRA DO RIO DO CARMO (VISÃO ANTROPÓGICA). SEGUNDO TEMA(EXPOSITOR LEMUEL RODRIGUES): FAZENDA DO CAPITÃO MOR ANTONIO DE SOUZA MACHADO(VISÃO SOCIOLÓGICA E HISTÓRICA.TERCEIRO TEMA(EXPOSITOR ROMERO CARDOSO):MOSSORÓ NA PERCEPÇÃO DE HENRY KOSTER (VISÃO COMERCIAL).
    
FAZEM PARTE DA COMISSÃO, OS SENHORES BENEDITO VASCONCELOS MENDES, ELDER HERONILDES DA SILVA, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO, GERALDO MAIA NASCIMENTO, JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO, LEMUEL RODRIGUES DA SILVA, MILTON MARQUES MEDEIROS, RICARDO LOPES, TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO E WILSON BEZERRA DE MOURA.
    
OPORTUNAMENTE REMETEREMOS O FÔLDER ONDE SE CONTÉM DETALHES DO FOPHPM, QUE ACONTECERÁ NO AUDITÓRIO DA FACULDADE DE ENFERMAGEM/UERN.
    
PARA SUBSIDIAR O ENTENDIMENTO DOS SENHORES, SOBRE O FOPHPM, ESCLARECEMOS, QUE EM REUNIÃO DO DIA 14.07.2016, A ASCRIM CRIOU A COMISSÃO DO FÓRUM HISTORIOGRAFIA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ-COFOPHPM, VOLTADA, PREDOMINANTEMENTE PARA HISTORIOGRAFIA DA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ, EM SEGMENTOS ELABORATIVO DE ANÁLISE PARA DEBATES: 1.1. VISÃO HISTÓRICA; 1.2. VISÃO ANTROPOLÓGICA; 1.3. VISÃO SOCIOLÓGICA;1.4. VISÃO LITERÁRIA; 1.5. VISÃO CONTEMPORÂNEA, EM MOSSORÓ-RN.FICOU DECIDIDO QUE NO CALÉNDÁRIO DO FOPHPM, DEVERÁ INCLUIR-SE VISITA AO LOCAL DO MARCO HISTÓRICO DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ, “O GEODÉSICO DO RIO DO CARMO”, NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN, BEM COMO A INSTALAÇÃO OFICIAL DA COMISSÃO DAS QUINTANAS LITERÁRIAS DA ASCRIM”, ALÉM DA FIXAÇÃO DO PERFIL A SER DOCUMENTADO PARA PUBLICAÇÃO LITERÁRIA DOS TEMAS, ORGANIZAÇÃO A CARGO DE TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO, INTEGRANTE DA COMISSÃO DE PUBLICAÇÕES LITERÁRIAS DA ASCRIM.
     
NA CERTEZA DO ACOLHIMENTO, AGRADECENDO ANTECIPADAMENTE, SOLICITAMOS REPORTAREM-SE MESMA VIA, O MAIS BREVE POSSÍVEL, PARA CONCLUIRMOS A CONFECÇÃO DO FOLDER E OUTROS PREPARATIVOS.

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO – PRESIDENTE DA ASCRIM –
WILSON BEZERRA DE MOURA – COORDENADOR DA COFOPHPM
TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO - DIRETORA DE CERIMONIAL E DE EVENTOS DA ASCRIM

C/CÓPIA PARA O VICE-PRESIDENTE DA ASCRIM MILTON MARQUES MEDEIROS E OS DEBATEDORES DO FOPHPM.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NEGO D’ÁGUA

Por Rangel Alves da Costa*

Eis um segredo guardado a sete chaves, mas agora revelado para conhecimento de todos. Trata-se da história de um menino que passou a ter uma vida normal, mas cujo nascimento e meninice ainda continuavam envoltos em grande mistério. Por que o menino por tanto tempo viveu como um nego d’água?

Segundo os relatos ouvidos, principalmente dos velhos ribeirinhos do São Francisco, o menino realmente viveu alguns anos como aquele ser lendário que faz moradia nas águas do rio e à noite ressurge, quando pode ser avistado por alguns em cima das pedras. Mas sempre dá um grande mergulho, ou batim para os sertanejos, quando da aproximação de forasteiros ou pescadores.

Não há ribeirinho, pescador ou viajante, que já não tenha avistado um nego d’água ou ouvido falar sobre sua existência. Moreninho, miúdo, de compleição fina, porém astuto e ligeiro, gosta de ficar no alto das pedras grandes, ora às margens ou mesmo dentro do rio. Seu batim é conhecido, pois de repente se ouve um barulho para em seguida ser avistado o redemoinho na água.

Traquina, cheio de travessuras, também gosta de aparecer de repente nos barcos e em seguida mergulhar em gritaria. Por isso mesmo que causa tanto medo aos pescadores e viajantes noturnos das águas. Mergulha de um lado, mas no instante seguinte já reaparece do outro lado. E assim faz até o barqueiro se perder rio acima, ficar atabalhoado ou ancorar pelas margens desconhecidas.

Há muita gente que jura de pé junto já ter avistado um nego d’água. Mas a grande maioria dos ribeirinhos certamente já ouviu quando, ao redor das pedras grandes, de repente um barulho se faz ouvir e as águas se abrirem como se algo tivesse dado um grande mergulho. Sempre à noite, não dizem o nome por medo, mas sabem muito bem que é o tal neguinho nas suas aparições.

Mas voltando ao menino que viveu como nego d’água, sua história é deveras interessante, porém muito triste. Os nomes de seus genitores foram esquecidos. Serão chamados apenas de pais do menino, até mesmo porque não têm culpa da situação que os levou a fixar moradia dentro das águas, em cima de uma canoa, local aonde o filho veio ao mundo.


Era época de seca grande, de aflição se espalhando por todo lugar. Não havia trabalho, não havia como plantar para sobreviver, somente a piaba pescada no rio para alimentar a família. E esta, muito empobrecida, morava numa casinha de barro e cipó, mas tudo quase caindo. Num dia de ventania, com medo que a casa desabasse, a família saiu em correria. De lá avistaram a casinha sendo completamente destruída.

Com a esposa grávida, o moço ribeirinho nem pensou duas vezes quando olhou ao redor e avistou uma canoa ao vento. E foi daí em diante que o casal passou a morar dentro da embarcação, sempre mais afastada das margens. Se havia dono, e talvez reconhecendo a situação do casal, este nunca reclamou. Foi assim, por cima das águas, que a mulher deu a luz. Mas algo muito misterioso aconteceu na noite do nascimento.

Mergulhando afoito por ali, um nego d’água logo se preparou para assustar aqueles viventes do rio. Contudo, ouviu um choro de criança e mudou de ideia. De mansinho, foi se aproximando, levantou somente a cabeça e se deparou, bem na beirada da canoa, com os olhinhos cheios de lua do menino. Achou tão belo que teve vontade de ser aquela criança. Mas não podia, era só um nego d’água. Então chorou tanto que suas lágrimas respingaram sobre o menino. E daí em diante a criancinha fez nascer dentro de si um amor profundo e incondicional pelas águas e seus mistérios.

Os pais, porém, um dia resolveram que ali não era moradia de gente. O menino já estava com oito anos e eles na mesma situação, vivendo dentro de uma canoa. Assim que decidiram refazer a vida em terra firme, o menino se negou a acompanhá-los. Disse que o seu mundo era ali e dali não sairia. Os pais rogaram por todos os santos, mas não houve jeito. Conversaram entre si que o filho não suportaria viver sozinho e logo seguiria em busca dos seus. E saíram das águas.

O menino continuou e agora com a vida que queria ter. Vivia mergulhado no rio e entabulando conversas com seu amigo nas profundezas. Só reaparecia à noite, quando subia nas pedras e ficava mirando a lua grande. Bastava pressentir a aproximação de gente e logo se jogava nas águas. Mas um dia o seu amigo não apareceu, nem no dia seguinte, desaparecendo de vez. Triste, sem encontrar outros negos d’água por ali, resolveu partir. Quase não sabia caminhar quando pisou em terra firme.

Perguntou por seus pais, mas a única informação que obteve foi que haviam partido rumo à cidade. Então seguiu no encalço. E foi um comovente reencontro. Assim o agora rapazinho foi tentando se acostumar com a nova vida. Contudo, não esquecia um instante sequer do rio, das águas, das pedras, dos mergulhos, da amizade construída com o nego d’água. E ele mesmo um nego d’água no seu íntimo.

Mas a vida na cidade lhe atormentava. Tudo seco, sem água, meses e anos sem chuva, como se o seu corpo fosse secando, esturricando por dentro. A sua consumição interior era tanta que um dia correu desesperado em direção ao rio distante. Descalço, não sentiu ponta de pedra, espinho ou cansaço. Mergulhou tão contente que as águas se abriram em flor. E dentro do rio ficou. Só reaparece nas noites, quando namora a lua e depois mergulha para dormir e sonhar.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO EM SANTO ANTONIO DAS QUEIMADAS NA BAHIA

Por Geraldo Júnior

Pouco tempo após Lampião e seu bando terem saído de Santo Antônio das Queimadas/BA (Atual cidade de Queimadas/BA), emboscou a Tropa Volante comandada pelo Tenente Geminiano e assassinou, além do Tenente que foi esquartejado, outros componentes da tropa.

Algum tempo depois foram encontrados sepultados em uma cova rasa os restos mortais do Tenente e dos Soldados mortos pelo bando cangaceiro.


Nas fotografias podemos ver a cabeça e o corpo do Tenente Geminiano, logo após ter sido desenterrado e já em estado de decomposição. Fato ocorrido no dia 23 de dezembro de 1929.

Foto: Revista O CRUZEIRO de 23 de Abril de 1932.
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo O Cangaço)


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=619024068261493&set=gm.1278339328845849&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO ESTÁ MORTO

https://www.youtube.com/watch?v=gRY06wjD2gI

Publicado em 12 de jun de 2015
Forró autêntico não precisa de apelação. Lute pela preservação da cultura brasileira de qualidade.

CONHEÇA O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO, em Campina Grande-PB:
https://www.google.com.br/#hl=pt-BR&s...
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

CLIQUE NESTE LINK ABAIXO E LEIA UMA HISTÓRIA ENGRAÇADA DE LUIZ GONZAGA:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2014/03/luiz-gonzaga-rei-do-baiao-e-sua.html

http://blogdomendesemendes.blogspotr.com

GENTE DAS RUAS DE POMBAL MÃE LOURDES: A MÃE DE TODOS OS SEUS NETOS

Por Jerdivan Nóbrega de Araújo

Se mãe Lourdes fosse viva, no próximo dia 4 de outubro estaria a completar 115. Ela nasceu no dia 4 de outubro de 1901 vindo a falecer no dia 21 de abril de 1995, quando estava pra completar 94 anos.


Em vida foi mãe e pai, pois conheceu a viuvez aos 47 anos quando o seu esposo José Tavares faleceu no dia 18 de abril de 1948, aos 56 anos.

Mãe Lourdes, e meus irmãos e primos hão de concorda comigo, foi a personificação da mulher nordestina, para quem o destino aprontou as mais travessas peças e armadilhas, porém, com fé e coragem ela chegou ao final da jornada, podendo olhar para trás e dizer: venci! E venceu mesmo. Órfã ainda jovem viu a luta da sua mãe, viúva também muito jovem, para, sozinha, criar os filhos sem perder um que seja para o mundo.


Se o mesmo destino de Ana, nossa bisavó, foi o que herdou mãe Lourdes, foi também nesse exemplo de luta e persistência que ela se mirou, após a morte do nosso Avô José Tavares, para tocar a vida para frente e levar para caminhos certos seus sete filhos, entre este o meu pai.

A todos foi dada a chance e a oportunidade dos estudos e da educação e, sem não muito esforço, mandar o filho mais novo a completar seus estudos na capital, o que só era possível, naquela época, as famílias mais ricas.


Para tanto, foi no cabo da enxada, cortando mato, atravessando o rio Piancó a nado no tempo de cheia, plantando o próprio sustento ou a beira do forno de lenha, fazendo sequilhos de goma, pastel e cocada de leite sob encomenda, já que nenhuma pensão ou herança material deixou nosso avô, que mãe Lourdes construiu a sua família, deixando para filhos, netos e bisneto o seu legado maior que é sempre acreditar que no final tudo vai dá certo. Porém, é preciso construir esse final.

Não me lembro de um dia, quando criança, que meu pai não me levasse logo pela manhã, para “tomar a bênção a mãe Lourdes”.

Mãe Lourdes da historias, do bom humor e dos cânticos quando orava. Mãe Lourdes que não abria mão de dar o primeiro banho dos netos, e que eu fiz questão que também desse o primeiro banho e a primeira mamadeira a minha primeira filha.


Acho que era o ano de 1969, vinha eu descendo a Rua Nova e dei de cara com ela. Pegou-me pelos braços levou até o Hospital Sinhá Carneiro para tomar a benção a Padre Oriel em seu leito de morte. Nos meus oito anos não sabia o que sei hoje. Se soubesse não teria ido de cara amarrada.

Mãe Loúrdes era música por formação, pois, foi aluna dos melhores professores de música da sua época. Como flautista habilidosa que era participava frequentemente dos saraus realizados na casa do Dr. Mauricio Furtado, genitor do saudoso professor Celso Furtado.

Trago em mim a marca da coragem e carinho de mãe Lourdes, cuja personalidade moldou toda uma geração de filhos, netos e bisnetos.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTRE PEDRAS E CAMINHOS – O SERTÃO NORDESTINO NA VISÃO DE SÉRGIO AZOL

Por Rostand Medeiros

O pequeno resumo de uma ótima viagem.

Rostand Medeiros

Acho que foi em novembro de 2015 que a minha mãe, Creuza de França Medeiros, uma pessoa bastante interessada em artes e pinturas, me comentou sobre uma exposição que estava acontecendo em Natal, no velho e suntuoso Solar Bela Vista, no bairro da Ribeira.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E CONTINUE LENDO E VENDO AS FOTOS:

https://tokdehistoria.com.br/2016/08/04/entre-pedras-e-caminhos-o-sertao-nordestino-na-visao-de-sergio-azol/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS


O cantor Pedro Motta Popoff também é leitor do "Lampião a Raposa das Caatingas", autor José Bezerra Lima Irmão. Veja que o Pedro Motta Popoff é um cantor já conhecido no mundo artístico, e já esteve no programa da Fátima Bernardes e outros famosos. 

Adquira logo o seu através destes e-mails: 
josebezerra@terra.com.br
franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM/PRESIDENCIA OFÍCIO Nº 172/2016 – PREMIERE ESPECIAL “AGE 28.08.2016 - ATOS SOLENES DA ASCRIM”


MOSSORÓ-(RN), 04 DE AGOSTO DE 2016

PREZADOS ESCRITORES MOSSOROENSES,

COMUNICO QUE A TCM-10, LEVARÁ AO AR, DIA 06.08.2016, ENTRE 07:00HS E 08:00HS, UM ESPECIAL (COMPACTO) SOBRE O MAGNO EVENTO ACONTECIDO NO DIA 28.07.2016 NA AGE 06B ATOS SOLENES DA ASCRIM.

SUGERIMOS, AOS QUE ESTIVERAM OU NÃO PRESENTES, ASSISTIREM POR SE TRATAR DE MATÉRIA DO INTERESSE DO CORPO SOCIAL BEM COMO DAS ENTIDADES CULTURAIS QUE SE FIZERAM REPRESENTAR, INCLUSIVE PARA OS CONVIDADOS QUE NOS PRESTIGIARAM.

ADREDE, DESTACAMOS QUE OUVIMOS PRONUNCIAMENTOS E DEPOIMENTOS ELOQUENTES DIGNOS DE REGISTRO PARA OS ANAIS DA ASCRIM, QUE SUSTENTAM ENSINAMENTOS EMINENTES PARA A CULTURA, PRINCIPALMENTE A LITERATURA NA VERSÃO DE HISTORIADORES, FILÓSOFOS, SOCIÓLOGOS, ANTROPÓLOGOS, FOTÓGRAFOS, ENFIM UMA GAMA DE CIENTISTAS, EVIDENTE TESTIFICADORES DA IMPORTÂNCIA DA ASCRIM COMO PROPULSORA DESSA NUANCE CÍCLICA DA HISTORIOGRAFIA DE MOSSORÓ, ENTRE OUTROS PROJETOS, DEFENDIDAS, CERTAMENTE, PELOS ECLÉTICOS LITERATAS MOSSOROENSES, ALGUNS JÁ ASSOCIADOS ASCRIMIANOS. O IMPORTANTE É PERSISTIRMOS NA ESCALADA PARA ALCANÇARMOS SEMPRE O MELHOR TOPO EM PROL DA CULTURA, OBJETIVO GERAL DA ASCRIM.

RESSALTAMOS QUE EXCERTOS ÉPICOS DOS PRONUNCIAMENTOS E DEPOIMENTOS SERÃO CRAVADOS EM PLAQUETAS, COMO FORMA DE INTELIGIR A MULTIPARIDADE DOS FEITOS DA ASCRIM, ATRAVÉS DO TEMPO E DO ESPAÇO.

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
– PRESIDENTE DA ASCRIM -

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A ALMA DO BRASIL SE ENCONTRA EM ÁGUA BRANCA

Por Manoel Severo

A cada nova edição do Cariri Cangaço novas emoções afloram e laços de harmonia, fraternidade e confiança mútua se consolidam no desafio da construção de nossa verdadeira história. No estado de Alagoas no grande Cariri Cangaço Piranhas 2016 não foi diferente. Água Branca que realizava seu primeiro Cariri Cangaço, abriu não só as portas da cidade ou da magnânima Matriz de Nossa Senhora da Conceição, ou da Extraordinária Casa da Baronesa Siqueira Torres; Água Branca abriu seu coração.

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA VER TODAS AS FOTOS:

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2016/08/a-alma-do-brasil-se-encontra-em-agua.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO


O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO 
385 págs.
Autor: Luiz Serra
Lançamento dia 10 de agosto, A partir das 19h...
Restaurante Xique-Xique, Asa Sul SQS107, lado da Igrejinha...
Clara Arreguy

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

O CANTOR JOÃO MOSSORÓ FARÁ SHOW AMANHÃ, (SÁBADO - DIA 06 DE AGOSTO) NO RIO DE JANEIRO


O cantor João Mossoró fará show amanhã, (sábado, dia 06 de agosto), no Rio de Janeiro, no bairro Benfica no"Mercadão Cadegue". Uma festa portuguesa,  no "Cantinho das Concertinas".



Será uma festa bastante animada, quando o artista cantará as mais lindas canções. Você que mora no Rio de Janeiro prestigie o artista, participando do seu show.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com