Seguidores

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

UM POUCO DA HISTÓRIA DE CARAÚBAS-RN – QUINCA SALDANHA, O “GATO VERMELHO”.

Por Marcos Pinto

Ao visitar as páginas na rede social facebook deparei-me com a imagem do lendário “Quinca Saldanha”, que possui história na nossa cidade. 


A mais conhecida é que ele foi o motivo pela não visita do bando de Lampião a Caraúbas, a pedido de Décio Holanda (genro de Tilon) como um bandido por nome de “Coqueiro”, que residiu com os Saldanhas: …”ter sido informado por Décio Holanda, genro de Tilon, que não a atacasse, pois tratava-se de pessoas de sua estima e amizade, bem como pelo pedido do bandido Coqueiro, que residiu com os Saldanha, que segundo consta, ao passar nas proximidades apontou para a fazenda e afirmou: ali não vou atacar, pois é a casa do gato vermelho ! - apelido com que era conhecido Benedito Saldanha, pelos outros grupos de cangaceiros”.

Vejamos mais:

“Chefe de cangaceiros JOAQUIM DANTAS SALDANHA (Quincas Saldanha) dono da fazenda "Setúbal", em Caraúbas-RN, onde escondia seu grupo de jagunços, ao lado do não menos truculento irmão Benedito Saldanha. Hoje já está situada na periferia da cidade. Observem o modo de vestir, característico de cangaceiro.”

Marcos Pinto

http://www.sociedadeativa.net/2013/12/um-pouco-da-historia-de-caraubas-rn.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário