Seguidores

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

SIMÃO DIAS

Por Juarez Conrado

Por mais de uma vez Virgolino esteve no Município de Simão Dias, próximo à cidade baiana de Piripiranga. Local por onde, em algumas ocasiões, a volante de Moitinho Dourado atravessou a fronteira em sua perseguição e ao seu bando, pata segui-los lado sergipano.

Moitinho Dourado

Numa dessas oportunidades, Lampião esteve no povoado Feirinha da Rola, na residência do fazendeiro Elias Araújo. O bando foi encontrado por Elias quando este retornou `sua propriedade, depois de ter ido tratar de alguns assuntos na sede do município. Ali, embora não cometendo qualquer atrocidade, com quanto mantivesse o tom ameaçador, que causava pânico a todos, o cangaceiro obrigou a esposa de Elias, Dona Ângela Araújo a cozinhar para ele e sua cabroeira. Deu-se ao luxo de descansar na rede armada na varanda e conversar com o dono da casa, elogiando “a sustança” que lhe foi servida.

O casal tinha uma prole constituída de nove crianças. Contra uma delas- a caçula da família, chamada Izabel, de apenas nove anos – foi praticado um fato violento, apesar de curioso: a menina, em sua inocência, naturalmente sem medir as consequências do que fazia, porque sem nada conhecer sobre as atrocidades do sanguinário bandido, saiu a anunciar a amigos e vizinhos que “Lampião está lá em casa”.

Maria Bonita

Maria Bonita depois de repreendê-la, aplicou-lhe violento beliscão nas nádegas, tendo a garota passado a chorar, já então com muito medo.
Na última vez em que ali esteve, o cangaceiro não procedeu de maneira diferente. 


Este no povoado Mato Verde, onde, na residência de Oscar de Carvalho, chegou ao cair da tarde. Não encontraram pessoa alguma, pois todos haviam fugido para o mato, onde passaram a noite. Para marcar sua permanência no local, Virgolino e numerosos cangaceiros dormiram na casa do Sr Oscar promovendo, à saída, grande saque. Tudo foi levado pelos bandidos, que deixaram a casa vazia.

Pelo que se sabe, jamais retornaram a Simão Dias.

Fonte: “Lampião Assaltos e morte em Sergipe”
Autor: Jornalista Juarez Conrado
Pág: 96
Ano: 2010
Aracaju-Sergipe
Digitado e ilustrado por José Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário