Seguidores

sábado, 3 de dezembro de 2016

RESIDÊNCIA DO ACADÊMICO AURÉLIO DE ALBUQUERQUE (1912 - 1981), NA RUA RODRIGUES DE AQUINO N°486, CENTRO, JOÃO PESSOA/PB

Por Edson Alencar

O professor, promotor, desembargador e cronista (sua coluna Flagrantes apareceu primeiro em A União; depois migrou pro Correio da Paraíba e finalmente para O Norte) Aurélio residiu ali até falecer. O óbito deu-se no Hospital Santa Isabel às 5h da manhã de 09/07/81, e ele teve a vida ceifada pelo câncer. Foi sepultado no Cemitério Senhor da Boa Sentença. 

Aurélio de Albuquerque e Lícia Smith de Almeida

Era casado com Lícia Smith de Almeida e não tiveram filhos. Ingressou na Academia Paraibana de Letras em 15/09/1973 na Cadeira n°23. 


Lícia, postumamente, reuniu em livro mais de uma centena das crônicas do marido e intitulou a antologia Passagens, Pessoas e Cidades, datada do ano do falecimento.


Numas dessas crônicas, Estrelas do Sertão, Aurélio nos revela sua amizade com dr. Nelson Nóbrega: "E ali (em Pombal) eu tenho um santo da minha antiga devoção. Nelson Nóbrega, que soube dignificar o Ministério Público da Paraíba. 

Só para efeito de ilustração - fonte da foto: Para Sempre Cinderela

Posso ir à Roma e não beijar o pé do Papa. Nem sei se esse costume ainda existe... Mas uma visita, quando passo por Pombal, a Nelson e sua nobre esposa, nunca deixei de fazer. 


Que casal feliz! Completaram, recentemente, cinquenta (sic) anos de casados, gostando ainda mais um do outro..."

Edson Alencar

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogsot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário