Seguidores

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

QUANDO EU VI A LUA PELA PRIMEIRA VEZ!

Paulo Marconi Cidadão exuense

Exu, idos de 1989. Dia tranquilo, expediente normal no banco e a cidade como sempre: Muito agradável. 

Como de costume, sempre ao sair do trabalho aí por volta das 17:40 h, quando não tinha um bate-bola na quadra, reuniões da maçonaria às terças, sempre me dirigia ao Posto Gonzagão ou ao Parque Aza Branca (com Z mesmo). Principalmente, quando o velho Gonzagão estava na cidade. Era momento de papear e aprender muito.

Naquele dia não foi diferente. “Boquinha da noite”, estacionei a Furglaine ao lado da Churrascaria do posto e ali estava ele. Sentado, sereno, alegria no rosto, mesmo com a bengala que servia de apoio ao corpo que insistia em reclamar para uma mente teimosa em sua constante vontade de viver.

    - Oiiiiiii...  saudou-me com aquele vozeirão inconfundível. 

    - Tudo bom meu irmão? Correspondi.

Sentei-me ao seu lado, apenas por alguns instantes, pois logo ele falou:

    - Vamos ali? Perguntou.

    - Aonde? Indaguei.

    - Não se preocupe. Você vai ver. Afirmou com muita segurança.

Entramos na Furglaine, e ele me indicou que tomasse o caminho para o Crato.

Cruzamos a cidade e iniciamos uma viagem que eu não sabia para onde.
Começamos a subir a Serra do Araripe. Pensamentos invadiram minha mente, quanto à segurança, perigos e outras coisas mais.  Divagações de quem não conhecia a vida e por ter poucos meses de convivência em Exu, só pensava na propalada violência. Ledo engano.

Continuamos a subir a serra. Em dado momento, veio a determinação.

    - Meu irmão. Na próxima oportunidade dê a volta e coloque o carro com a frente para o Exu. Disse-me.

Outro perigo. Imaginei. Fazer o retorno em plena Serra do Araripe à noite. Nem pensar.

Andei mais alguns quilômetros enquanto buscava um lugar seguro para efetuar a manobra.

    - Vamos rápido meu irmão, senão você vai perder. Afirmou.

    - Perder o que? Imaginei.

Feito o retorno, orientou-me a estacionar em um trecho, de frente para o Exu, em um local que nunca tinha percebido em minhas viagens para o Crato ou Juazeiro e que cabia exatamente o carro sem causar qualquer obstrução na rodovia.

Estacionei, desliguei o motor e sem entender nada fiquei esperando.

Era aquele misto de confiança, angústia, medo e expectativa.

Não demorou muito. Parecia que estava combinado.

Após exatos cinco minutos...

Deslumbre total. Surge uma bola no horizonte. Uma grande bola amarelada com uma força de energia positiva inimaginável... era a Lua Cheia!

E à medida que ela ia ganhando altura a visão ficava cada vez mais magnífica! 

Estávamos num plano onde víamos a cidade de Exu abaixo. Entre nós e a cidade estava a Lua. Indescritível! Sentia-me acima dela!

Uma visão completamente nova! Nunca havia percebido nada igual.

Refeito da onda de sentimentos positivos, da admiração pela harmonia da natureza e de ter solidificado, cada vez mais, minha crença no Ser Superior que rege todas as coisas, retornei a Exu, agradecendo na expressão do meu mais profundo silêncio, a oportunidade que tive, aos trinta anos, de ver a Lua pela primeira vez.

A partir daí, sempre que possível, cá estou eu contemplando as noites de Lua Cheia.

Com o velho Lua, aprendi a ver uma nova Lua!

Gonzagão! Seja muito bem-vindo ao presente e à imortalidade de sua arte, nas páginas e nos links deste site  luizluagonzaga.com.br.  Para sempre!

http://www.luizluagonzaga.mus.br/000/index.php?option=com_content&task=view&id=14&Itemid=32

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário