Seguidores

sábado, 3 de dezembro de 2016

O DESAFIADOR DE PEDRA


Recife, 09 de outubro de 1977
Editorial

A sessenta anos do desaparecimento, por assassinato, do coronel Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, ainda impressionam depoimentos como o de Oliveira Lima, por exemplo, de que nas brenhas de muito antes da atual Paulo Afonso, agora distribuindo energia para o Nordeste quase todo, Delmiro Gouveia “realizou o ideal democrático do ensino gratuito, leigo e compulsório”. A figura monumentalesca deste nordestino determinado e turbulentamente inovador ainda hoje se permite impelir para o futuro como anúncio das benesses que a civilização e a técnica alcançam promover através de individualidades exceção, como certamente foi aquele fabuloso sertanejo.

Coronel Delmiro Gouveia

Colocando-se à parte certos resíduos míticos em torno de suas modestíssimas origens – a sediça história, usada sempre com respeito a triunfadores, do amarelinho que escondia turuna, e do menino paupérrimo que se fez governador – Delmiro trouxe forças dentro do seu ego inteiramente extraordinárias para a época em que, logrou desempenha-las e exercita-las. Para atingir ou desfrutar o máximo de sua capacidade pioneira e realizadora é claro que não se improvisou. Ganhou dinheiro, viajou, conheceu as coisas importantes das sociedades que se adiantam, foi um “rei dos courinhos” – como escreveu o nosso citado OL – comparável aos reis industriais do petróleo, do aço, do trigo, do açúcar – os Rockfeller, Schwab, Leiter, Hevemeyer, entronizados no fascínio e no declínio da chamada “belle époque”. Mais até: um permanente desafiador, foi romântico e espadachim.


Em Pernambuco – no Recife – em fase agitadíssima alarmou pela ousadia de empreendimentos nem sempre considerados ou julgados por aquela unanimidade ideal. Mas desfilou indiferente e decidido nos altos círculos do comércio, da política, do mundanismo, ou “society”.

Quando se destinou a Alagoas para aventura insólita de edificar uma indústria moderna e modernizante – como chegou a ser sua fábrica de linhas na famosa Pedra – em meio a “coronéis” e rurais proprietários absolutamente ligados à rotina e cegueira patriarcal, Delmiro já se armara de lúcida vontade e tinha coisas e modelos na cabeça com pretensões irreversíveis de execução.


Invulgar como tipo, ele acreditava não apenas nos seus próprios desígnios, mas também no milagre do potencial do homem quando dirigido com sabedoria, equidade, justiça e respeito humano e social. Sua experiência na Pedra – a maneira e sistema dotados para levar a cabo um modelo de comunidade capitalisticamente produtiva e armada de relacionamentos sociais disciplinados e tendentes ao mais justo equilíbrio – pode ser adotada domo uma exemplar tentativa de conciliação para os conflitos ainda persistentes em nossa filosofia ocidental de organização de trabalho, não fossem certo acento reconhecidamente feudalista com que impunha a sua autoridade de comando. Ele era, ao mesmo tempo, juiz e polícia, governo e senhor, numa comunidade em que até missionários ou religiosos tinha dia e hora marcados para penetrar e pregar às gentes de sua empresa.

Está fazendo 60 anos que tombou fulminado por um tiro de emboscada. Em torno de sua morte têm circulado lendas e versões até hoje, porém, de discutíveis confirmações. Pois é sobre estes derradeiros aspectos de sua edificante vida de trabalhador e crente dos valores humanos, que o DIÁRIO publica em sua edição de hoje reportagem a respeito – do mesmo Tadeu rocha.

Vale conhece-la, lê-la. É mais um documento sobre a existência exemplar de um nordestino assassinado pela ambição de desenvolvimento de que todos ainda nos tomamos em nossa região.

http://memo-delmirogouveia.blogspot.com.br/2008_11_16_archive.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário