Seguidores

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

MAIS UM ORGULHO NACIONAL

Por Clerisvaldo B. Chagas, 16 de dezembro de 2016 - Escritor Símbolo do Sertão Alagoano - Crônica 1.607

Outra grande notícia que envaidece o brasileiro e ainda na área militar. As primeiras foram o submarino atômico, a construção de navios de guerra em  território nacional, os caças, submarinos convencionais e o satélite nosso. Agora é anunciado o maior avião militar fabricado no país e em fase de testes.

KC-390. Foto: (G1. Divulgação).

Trata-se do cargueiro KC-390 de 87 toneladas que pode alcançar 870 km/h e levar 80 soldados. “Foram sete anos de estudo em parceria com Argentina, Portugal e República Tcheca para desenvolver o protótipo. Quando ele chegar ao mercado concorrerá com o Hércules C-130 fabricado nos Estados Unidos”. Veja o que disse o piloto de testes Márcio Brisola Jordão: “A sensação é maravilhosa. Além de a gente ficar orgulhosa de estar voando no avião mais pesado, maior, com maior capacidade, já produzido no Brasil, a gente fica orgulhosa de ver como o avião é fácil, agradável, gostoso de voar, apesar do tamanho”.

Ainda o piloto: “Além de busca e salvamento, reabastecimento em voo, pouso em pistas não preparadas ou semipreparadas, pouso na Antártida. É um avião fantástico, com uma gama variadíssima de missões”.

Para ganhar certificação a ser vendido, faltam mais dois anos de testes, mas a FAB já comprou 28 aeronaves que devem ficar prontas em 2018.

Segundo a Embraer, os pedidos no mundo poderão chegar até 500 aeronaves. Já pensou na economia ao comprar aviões aqui e não nos Estados Unidos e ainda o dinheiro das vendas para o exterior?!

“Vamos buscar uma fração importante desse mercado que é bastante bem distribuído no mundo. Cerca de 80 países repartem essa demanda. É a marca brasileira para o mundo inteiro, com certeza”, frase do diretor do programa KC-390, Paulo Gastão.

Continuam as boas notícias em todas as áreas como Medicina, Astronomia e Robótica que se diluem nos meios dos alarmes sobre corrupção e violência. Os jornais endoidam e colocam as besteiras do dia a dia policial – e  que  antes ficavam na última página – em  manchetes da primeira. Mas, nem tudo está perdido. “Fé em Deus e pé na tábua”, diz o caboclo nordestino.

Fonte: G1. (divulgação – 16.12.2016). Adaptado.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário