Seguidores

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

LIVRO NOVO SOBRE O CANGAÇO...


O Cangaço no Vale do Piancó-PB...

O cangaceirismo no Nordeste brasileiro é rico em nuances e a Paraíba também tem uma rica manifestação desse fenômeno social.

Aqui e agora tem referência o Livro O FOGO DA JUREMA: Sertão das Emboscadas - Os Cangaceiros Febrônio e Ozório... (foto), de autoria de Francisco Nunes de Morais (Chico Nunes), parece-me que paraibano, mas, radicado em Natal-RN.

O fato acontece em Coremas-PB, por volta de 1915, onde o agropecuarista e comerciante Olinto José de Sousa é assassinado por membros da família paulino, os quais, eram empregados da vítima.

Como consequência, os filhos do sacrificado: Febrônio e Ozório formam um bando, como cangaço de vingança, e, conseguem eliminar de 10 a doze membros dos paulino's. 


Dando-se por satisfeito, Febrônio abandona o cangaço, perdoado pelo governo de João Pessoa e admitido na Polícia Militar da Paraíba para lutar contra a Sedição de Princesa, em 1930.

Também mostra a atuação de Febrônio em relação ao contexto da época: Lampião, Coluna Prestes, Guerra de Princesa, etc.

Uma boa parte do conteúdo do Livro citado é originária da oralidade e rico em iconografia.

Vejam um paralelo da manifestação do cangaço de vingança, na Paraíba, o coronel João Pereira quando foi assassinado, deixa um recado à família, inclusive para o filho Chico Pereira, e, expressa em forma de síntese: "Vingança, não". Fato contextualizado e transformado em Livro (foto) pelo neto: Padre Pereira. Enquanto o rico sertanejo Olinto Sousa, expressa o contrário: "Febrônio vingue a minha morte, quem atirou em mim foi Severino Paulino e José Paulino".

São fatos históricos do Sertão paraibano e nordestino, que, precisam ser conhecidos por pesquisadores, estudiosos e leitores...


Aguarde o professor Pereira chegar! Ele estará nos enviando informação como adquirir esta obra. 
Seu e-mail é: 
franpelima@bol.com.br

Fonte: facebook
Página: Carlos Alberto
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=938871379545997&set=pcb.938897126210089&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário