Seguidores

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

LAMPIÃO CHEFE DE BANDO

Por Rostand Medeiros

Material do historiógrafo Rostand Medeiros em:  https://tokdehistoria.com.br/2011/06/05/o-ataque-de-lampiao-a-belmonte/

(...)

No meio de toda esta história, enquanto Ioiô Maroto tentava curar suas feridas e Gonzaga se preocupava com seu futuro, no dia 4 de junho de 1922, no sítio Feijão, zona rural do município pernambucano de Belmonte, próximo a fronteira do Ceará, Sinhô Pereira informou ao membros do seu bando, que em breve vai entregar o comando a Lampião.


Apesar de ter menos de 27 anos de idade, Sinhô alegou problemas de saúde para a sua decisão e que seguia um apelo do mítico Padre Cícero Romão Batista, da cidade de Juazeiro, Ceará, que havia lhe pedido para deixar esta vida e ir embora para o sul do país.[6]

Vinte e dois dias depois de receber a notícia que a passagem de comando está próximo, Lampião efetivamente já é chefe de grupo. Neste momento começa a imprimir sua horrenda marca pelo Nordeste e vai se tornar o maior cangaceiro do Brasil.

Na edição de 29 de junho de 1922, do jornal “Diário de Alagoas”, afirma que “Cangaceiros, em numeroso bando assaltaram a cidade de Água Branca, penetrando na residência da Baronesa”.

(...)

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A finalidade de sempre portarmos pequenas partes de trabalhos dos escritores e pesquisadores é para que o leitor tenha conhecimento de textos que já foram postados em nosso blog, e para o leitor ter oportunidade de lê-los, basta clicar nos links acima ou abaixo da página, que estão disponibilizados aos leitores. 

https://tokdehistoria.com.br/2011/06/05/o-ataque-de-lampiao-a-belmonte/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário