Seguidores

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

DILETOS AMIGOS DO CARIRI CANGAÇO

Por José Bezerra Lima Irmão

Querido amigo Manoel Severo Barbosa, diletos amigos do Cariri Cangaço: bendita loucura! Bendita e contagiosa! Que o Padre Cícero, padroeiro da Nação Nordestina, continue iluminando os passos desse grupo de abnegados estudiosos das coisas do sertão, tendo como mote o fenômeno do cangaceirismo, mas que na verdade abrange todos os temas que nos são caros, a todos nós que nos preocupamos em preservar a cultura e os valores da nossa terra. Concordo com o companheiro Antônio dos Santos Lima: o cangaço é um bem imaterial do Nordeste. É impossível falar sobre o Nordeste sem mencionar as figuras legendárias de Lampião, Maria Bonita, Antonio Silvino, Jesuíno Brilhante, do mesmo modo que é impossível deixar de enaltecer aqueles que fizeram o contraponto ao cangaço, tendo como expoentes Manoel Neto, Odilon Flor, Teófanes Torres, Clementino Furtado (Quelé), Manoel Benício, José Guedes, Higino José Belarmino, Arlindo Rocha, Luís Mariano da Cruz, José Lucena, João Bezerra, Manoel Campos de Menezes, Odonel Silva, Arsênio Alves de Sousa, Periquito, Cajuí, Zé Rufino, Liberato de Carvalho.

Para adquirir esta obra entre em contato com o professor Pereira através deste e-mail: franpelima@bol.com.br

Já que estamos às vésperas do Natal, pense nisto: ao dar um presente, você, mesmo de forma inconsciente, deixa transparecer o que pensa da pessoa a quem está presenteando - denota se você a considera uma pessoa frívola ou uma pessoa inteligente. O melhor presente continua sendo um bom livro.

Estou falando essas coisas porque, como não sou bobo, quero vender o meu peixe, o “Lampião – a Raposa das Caatingas”. Veja bem: seu pai, sua mãe, seu tio, sua tia, seu amor, seu amigo (inclusive seu "amigo secreto"), enfim, qualquer pessoa que tenha algum vínculo com a cultura e a história do sertão nordestino certamente adorará receber neste Natal uma obra que, mais do que a simples história do rei do cangaço, vem sendo considerada pelos estudiosos do tema como sendo uma síntese da história do Nordeste na virada do século XIX até a metade do século XX. A história do Nordeste resume-se a esses três personagens: Lampião, Padre Cícero e Antônio Conselheiro. A leitura desse livro, espero eu, fará com que o Natal da pessoa presenteada se prolongue por mais tempo, durante o Ano Novo, já que a obra tem exatamente 736 páginas. Para adquirir o livro “Lampião – a Raposa das Caatingas”, por favor entre em contato com o professor Francisco Pereira Lima (procure no Facebook). Desculpem se esta mensagem saiu travestida de “comercial”. Um abraço a todos. Feliz Natal! Boas Festas! E que em 2017 e nos anos vindouros se mantenha sempre acesa a chama do interesse pela história e pela cultura do nosso querido Nordeste. A melhor forma de demonstrarmos amor à nossa terra é estudando a sua geografia e a sua história.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=794096284065200&set=p.794096284065200&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário