Seguidores

sábado, 3 de dezembro de 2016

CANGAÇO MO PIAUÍ?


É fato que não ocorreu Cangaço no Piauí, mas mesmo assim o Estado não ficou totalmente de fora desse fenômeno; serviu de rota para alguns cangaceiros que se deslocavam para o Estado de Goiás. Também é conhecido que João Ferreira irmão de Lampião viveu por algum tempo na cidade de Picos, é possível encontrar cartas do famoso cangaceiro dirigidas ao irmão. 

Na cidade de Campo Maior, que dista 80 km de Teresina, temos informações extraoficiais que um cangaceiro que participou do Combate de Angico, residiu na mesma. É possível que outros tenham fixado residência na "Filha do Sol do Equador" .

Há uma história envolvendo Ezequiel Ferreira, irmão caçula de Lampião. O mesmo teria forjado a morte deste, e enviado para o Piauí. 

Ezequiel Ferreira está atrás de Lampião, sendo o número 3

No entanto, essa versão foi totalmente contestada por muitos pesquisadores, entre eles 


Frederico Pernambucano e Antônio Amaury, depois de verificarem contradições no suposto Ezequiel. É um fato que mereceria uma melhor análise. Alguns pontos podemos destacar, vejamos:

Suposto Ezequiel Ferreira e o verdadeiro Ezequiel Ferreira irmão dos Ferreiras

1) Se Lampião realmente planejou e executou esse plano, não tenho dúvidas que não deixaria nenhum rastro. 

2) A cidade que esse suposto Ezequiel viveu, é muito próxima a cidade de Picos, onde João Ferreira morou por algum tempo. Seria apenas coincidência? 

João Ferreira da Silva irmão de Lampião

4) O fato dele não lembrar com exatidão alguns fatos, é compreensível, devido a idade avançada que o mesmo se encontrava na época.

5) Não é descartável, que, se caso tenha ocorrido a farsa de sua morte, o mesmo tenha adquirido algum transtorno psiquiátrico.

6) A vida no Cangaço não era fácil, e o medo de ser capturado pela polícia, pode ter desenvolvido nele alguns mecanismos de defesa, como por exemplo: "esquecimentos".

7) É preciso analisar com cuidado as cartas de Lampião a João. Não sei se algum pesquisador já teve contato com as mesmas. Pode haver algo sobre isso. 

Fonte: facebook
Grupo: O Cangaço
https://www.facebook.com/groups/ocangaco/?hc_location=ufi

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário