Seguidores

domingo, 18 de dezembro de 2016

ALUNA DE SE VENCE OLIMPÍADA NACIONAL DE PORTUGUÊS


Jucimara vence Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa / (Foto: Ascom/Seed). Jucimara Santos é discente do Colégio Estadual Gaspar Lourenço 

Jucimara vence Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa/(Foto: Ascom/Seed) Jucimara Silva Conteira Santos, foi a vencedora da V Olímpiada Nacional de Língua Portuguesa. A premiação aconteceu na tarde desta terça-feira, 13, em Brasília (DF). A discente concorreu na última etapa com mais 38 poesias classificadas e escritas por jovens de todo o Brasil.

Na sua obra, intitulada ‘Vida de Pescador’, a aluna contou a história dos seus pais. A orientadora Irani dos Santos também havia sido classificada entre os sete textos na modalidade relato de experiência, com o título "Pescaria Literária", explicando desde a realização das oficinas no Colégio Gaspar Lourenço até a escrita do texto pela aluna.

Como prêmio, tanto Jucimara quanto a professora Irani ganharam  medalha, notebook e impressora. Já a escola foi contemplada com dez microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia e um telão para projeção, além de livros.

Premiação Nacional

A Olimpíada da Língua Portuguesa teve como tema "O Lugar Onde Vivemos" e premiou as melhores produções dos alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de todo o país, nas modalidades artigo de opinião, crônica, memórias literárias e poema.

Uma comissão avalia as produções inscritas por estado na primeira fase. Após serem classificados por categoria e por grau de escolaridade, os semifinalistas, juntamente com os professores orientadores, participam das oficinas regionais presenciais em outros estados. No caso do poema, ocorreu em Salvador (BA).

Os encontros da etapa regional têm por objetivo ampliar as habilidades de leitura, da escrita e do universo cultural dos alunos através do intercâmbio em capitais do Brasil. Após serem avaliados pela Comissão Regional, as produções passam por uma Comissão Nacional.

O concurso de textos é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, através do programa Escrevendo o Futuro, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, em parceria com o Ministério da Educação, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Canal Futura.


Fonte: Seed

http://www.infonet.com.br/noticias/educacao/ler.asp?id=194448

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário