Seguidores

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

SAINDO DO "FORNO" MAIS UMA RARIDADE HISTÓRICA. MORENO E DURVINHA EM ENTREVISTA À REDE MINAS DE TELEVISÃO. INÉDITA E NA ÍNTEGRA.

Por Geraldo Júnior

Matéria jornalística da Rede Minas de televisão sobre Moreno e Durvinha que na época da gravação era o último casal de cangaceiros vivo. Moreno e Durvinha foram integrantes das hostes cangaceira de Lampião durante o período do Cangaço. No ano de 1940 devido a intensa perseguição policial e a derrocada do cangaço na região Nordeste do Brasil, o casal partiu em fuga rumo a região sudeste do país onde, após passar por alguns Estados, se estabeleceram no Estado de Minas Gerais, onde constituíram família e permaneceram até o final de suas vidas.

No novo Estado assumiram novas identidades, Moreno (Antônio Ignácio da Silva) passou a se chamar José Antônio Souto e Durvinha (Durvalina Gomes de Sá) passou a se chamar Jovina Maria da Conceição. Ao deixarem sua terra natal deixaram para trás seu pequeno filho recém nascido (Inacinho), o qual foi criado pelo Padre Frederico da cidade Pernambucana de Tacaratu. 

Inacinho filho de Moreno e Durvinha

Moreno e Durvinha mantiveram suas vidas passadas em sigilo e permaneceram escondidos durante sessenta e cinco anos. Somente no ano de 2005, o segredo que juraram guardar para sempre foi revelado e pais e filhos puderam novamente se reencontrarem.

A história do casal cangaceiro Moreno e Durvinha é uma das histórias mais fascinantes de todo o período do cangaço, uma história que se alongou por décadas até finalmente todos (as) terem conhecimento sobre suas existências e suas histórias.

Nesta foto Neli está parecida com a Noviça Rebelde

Essa filmagem foi a mim gentilmente cedida por Neli Maria da Conceição (Lili Neli) filha do casal Moreno e Durvinha e à ela todo o meu carinho e agradecimento, pois sem essa atitude jamais teríamos conhecimento dessa e de tantas outras histórias desse célebre casal cangaceiro.

MORENO E DURVINHA - O ÚLTIMO CASAL CANGACEIRO (MATÉRIA DA REDE MINAS DE TELEVISÃO)


Geraldo Antônio de Souza Júnior 

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário