Seguidores

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

FLORO BARTOLOMEU, O GENERAL DOS SERTÕES

 Por Fernando Pontes
Padre Cícero, Floro Bartolomeu e Lideranças de Juazeiro

Uma das figuras centrais de muitos dos episódios ocorridos em Juazeiro do Norte entre idos de 1910 até 1926 foi sem dúvidas o médico baiano Floro Bartolomeu da Costa.


Natural de Salvador, Bahia, nasceu em 17 de agosto de 1876. Formado em medicina, atuou por algum tempo pelo interior baiano, se transferindo em 1908 para o Ceará. O motivo principal foi a atração pelas riquezas das Minas do Coxa no município de Aurora, entretanto, acabaria indo fixar residência na Meca cearense quando estabeleceu uma farmácia e atendia a população.

Aproximou-se do Padre Cícero e logo angariou sua mais estreita confiança, tornando-se seu “mentor” ou “iminência parda” nas questões políticas. Foi sem dúvidas o grande responsável pelo ingresso do sacerdote na vida político-partidária. Unindo seu talento nato para a política com a liderança e carisma de Padre Cícero iria se tornar uma das mais destacadas figuras do cenário nordestino daquela época. Acabou eleito deputado estadual e federal, sendo ainda o braço direito do santo padre por ocasião de sua ascensão à prefeitura de Juazeiro do Norte.


Foi figura fundamental nos episódios da Sedição de Juazeiro, da prisão do beato José Lourenço e dos Batalhões Patrióticos; criados para combater a Coluna Prestes; quando a ele foi atribuída a ideai de trazer Virgolino Ferreira a Juazeiro e ali receber a polêmica "patente" de Capitão, desses mesmos batalhões patrióticos. Viria a falecer, vítima de angina, no Rio de Janeiro em 8 de Março de 1926, curiosamente na mesma época em que Lampião visitava Juazeiro para se incorporar ás forças do governo. Dr. Floro pelos “relevantes” serviços prestados ao governo federal acabaria sendo enterrado com honras de general do exército.

Fernando Pontes

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2010/02/floro-bartolomeu-o-general-dos-sertoes.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário