Seguidores

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

FATOS QUE MARCARAM NOSSA HISTÓRIA...

Por Rivanildo Alexandrino

Um fato marcante na história de Frutuoso Gomes e quase totalmente desconhecido pela população, é que, na antiga casa do agente ferroviário, onde hoje funciona a Casa de Cultura, nasceu uma mulher que entrou para triste história do Brasil no período da Ditadura Militar.


Trata-se da jovem Anatália de Melo Alves, nascida nesta cidade em 9 de julho de 1945, filha do Agente Ferroviário Nicácio Loia de Melo. Já morando em Mossoró a jovem Anatália conheceu um rapaz chamado Luiz Alves Neto, com quem começou a namorar e casou-se tempos depois.

Em 1969 passou a atuar juntamente com o esposo, no PCBR (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário), passando a morar no estado de Pernambuco atuando nas Ligas Camponesas, aonde foi presa juntamente com o marido em 17/12/1972. Juntos foram transportados ao DOPS de Recife onde foram torturados.

Anatália foi terrivelmente torturada até a morte, como foi encontrada numa cela, no porão do DOPS em Recife em 22/01/1973.

Hoje existem vários prédios, ruas e um colégio em Mossoró com o seu nome, e a mesma foi homenageada pelo prefeito de Frutuoso Gomes dando o nome à Casa de Cultura de CASA DE CULTURA ANATÁLIA DE MELO ALVES. Nada mais justo que prestar essa homenagem a essa jovem que morreu defendendo seus ideais para um Brasil livre da Ditadura Militar.


Ainda sobre Anatália...

Quem visita a Casa de Cultura de Frutuoso Gomes, que funciona na antiga casa do agente ferroviário, tem a oportunidade de conhecer um lugar muito importante para nossa história. Ali, naquela antiga casa, nasceu em julho de 1945, Anatália de Melo Alves que ainda jovem, foi presa, tortura e morta pelo então regime da ditadura militar do nosso país.

Anatália foi encontrada morta numa cela do DOPS, em Recife, no dia 22 de janeiro de 1973.

Foto do quarto onde a mesma nasceu... Coloquei algumas fotos e artigos de jornais sobre ela no local.

Rivanildo Alexandrino. Potiguar, nordestino da gema, sertanejo, natural de Frutuoso Gomes. Admirador incondicional da arte de Zé Ramalho, o grande gênio de Brejo do Cruz.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário