Seguidores

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

AS ENTREGAS DOS CANGACEIROS..!

Por Volta Seca pesquisador
Visualiza-se, em foto, essa entrega.

Após a morte de Lampião e mais 10 cangaceiros na Grota do Angico-SE, pela volante do Tenente João Bezerra, em 28 de julho de 1938, o cangaço estava no fim. Alguns grupos ainda permaneceram em atividade, a exemplo de Zé Sereno, Pancada, Labareda e Corisco. 

No final do ano de 1938, alguns grupos se entregaram, restando, apenas, os de Labareda e de Corisco. Em 30 de março de 1940, o grupo de Ângelo Roque o Labareda após receber uma carta de garantia das autoridades policiais, se entregou na cidade baiana de Paripiranga. 

L E G E N D A da F O T O... !

1 - Ângelo Roque, o Labareda (CHEFE DO GRUPO),
2 - Benício Alves, o Saracura,
3 - Antonio Pedro Silva, o Patativa,
4 - Manoel Raimundo da Silva, o Jandaia
5 - Domingos Gregório, o Deus-Te-Guie
6 - Ana Conceição, companheira de Ângelo Roque,
7 - Mª José de Jesus (Zefinha), companheira de Jandaia
8 - Florzinha Alves de Lima (Mulher de Saracura e, a criança Eunice, de 4 anos, filha do cangaceiro Zezé (falecido)
9 - Josefa Maria de Jesus, mulher de Patativa,
10 - Major Felipe Borges de Castro,
11 - Capitão Salomão Rehem...



O nome Ana Conceição companheira de Ângelo Roque foi retirado de jornais da época das entregas. Logo, fico com essa informação, ao invés daquela prestada pelo seu filho, que, talvez, nem a tenha conhecido direito, bem como, não conheço prova documental (registro de nascimento ou certidão de óbito) a comprovar as alegações do aludido senhor. A uns dois anos atrás, a Rede RECORD, no Programa do Geraldo Luiz, fez uma extensa matéria com o filho, que tentava encontrar a mãe de todo jeito. Mas, me parece que as tentativas foram em vão. Essa é mais uma lacuna a ser estudada no que diz respeito aos personagens que vivenciaram o cangaço.

Adendo


O pesquisador do cangaço Adauto Silva disse o seguinte: 

"- O senhor Gregório é morador do Capão Redondo, aqui em São Paulo... "Sua saúde não está lá essas coisas", tenho um parente na região que o conhece"

Um fato interessante nessa foto é que os cangaceiros se entregaram de cabeça erguida, confiando nas autoridades, acima, e, mesmo na foto, não largaram suas armas. Nesse mesmo dia, o cangaceiro Patativa, se casou na igreja com sua companheira.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=588939147974730&set=gm.558035414405407&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário