Seguidores

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

ALUNA POMBALENSE PARTICIPARÁ DE FESTIVAL DE TEATRO ESTUDANTIL EM JOÃO PESSOA.



ESPETÁCULO: MONÓLOGO DE UMA SOMBRA
AUTOR: José Ronaldo Leite
PROFESSOR/DIRETOR: Luiz Barbosa Neto / José Ronaldo Leite
TEMPO DE DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 40 minutos
ABORDAGEM: CONFLITOS DE UMA ADOLESCENTE
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 12 ANOS.
SINOPSE

Eu sempre fui um “tanto faz” na vida das pessoas. Pensando bem, eu nunca fui um “nada” na vida de ninguém. Nunca fui o motivo do sorriso, nunca fui amiga de verdade, nunca ninguém me contou segredos ou outras coisas simples e tolas. Eu só servia de “tapa buracos”. Só me chamavam quando precisavam sempre foi assim na escola (Senta no chão e chora). Mas eu comecei a fazer diferente. Assim como eu nunca fui nada na vida de ninguém, vou tentar fazer essas pessoas serem “gente” na minha vida também. Vai ser muito melhor. Não vou precisar de ninguém pra sorrir, não vou precisar de ninguém pra ter amigos - afinal, tenho meus livros, minhas sombras noturnas - e posso muito bem guardar meu segredos para mim. Talvez assim, eles os idiotas provem o veneno, ou melhor, sintam-se como eu me sentia. (Grita)Nãooo! Não vou me igualá a eles, vou dar flores...


Por toda a minha vida eu sofri por amar pessoas que nem sabiam que eu existia, sempre que ninguém estava por perto eu chorava e escrevia minhas poesias e coisas que ajudavam a aliviar-me. Mais com o tempo comecei a perceber que minha vida vale muito tem mais sentido, meus pais me amam, e hoje sei quem são os meus verdadeiros amigos (Deita lendo um livro)Comecei a perceber que minha única saída seria a liberdade e que assim seria liberta...

Eu odeio quando me perguntam sobre, sobre o que sinto Eu odeio essas perguntas obvias. Eu não consigo mais disfarçar. É como se meu peito apertasse quando alguém me pergunta sobre isto. Porque na verdade eu queria deixar de fingir que não me importo com esse sistema louco e hipócrita, não me importo com o que sinto e realmente é impossível. A poesia causa uma vontade de incontrolável de gritar quem sou, é bem mais forte que eu, é mais intenso do que estou acostumada a aguentar. Chorar deixou de ser uma necessidade e virou apenas uma iminência. Sofrer deixou de ser algo maior do que eu e passou a ser um pontinho ali, no mesmo lugar, incomodando a cada segundo, me lembrando o tempo todo que aquele pontinho é um resto, um quase não pontinho. Que já foi tudo e mais um pouco, é agora um quase. (Vem a frente do palco e fala brava). Um quase que não me deixa ser inteira em nada, plena em nada, tranquila em nada, feliz em nada. Sabe porquê? Porque sou apenas sombra falante (Cai chorando).

Às vezes achamos que estamos gostando de alguém quando não passam de sombras da nossa cabeça. Quando temos 15 anos achamos o nosso primeiro namorado será para sempre. Aos 20 anos se uma relação acaba você se pergunta o que estar fazendo de errado, mas nunca nós mulheres nos perguntamos será que ele estava realmente querendo algo sério comigo ou será que queria apenas brincar? Muitas vezes nos deparamos com situações machistas e nem ao menos tentamos mudar essa história.


Não sou o que se considera de correta, perfeitinha, sou apenas sombra ... Pelo contrário. Qual a diferença em você ser jovem e querer tomar suas decisões? Te acham imatura para tal coisa? E vem a velha resposta você não tem experiência de vida. Porque vocês seres que dizem que as mulheres são incompreensíveis, são tão difíceis. Nós quebramos a cabeça para agradá-los e vocês sem ao menos dar uma explicação somem como um passe de mágica. E ainda dizem que nós somos complicadas, estressadas e tais. Tá ok, somos COMPLICADAS, mas vocês são um bicho de 07 cabeças. Deu para perceber? Que nada! ainda vai ter gente achando que estou errada. Há sombras, sombras, sombras... Não use tatuagens isto é coisa dessas meninas louquinhas, não use pincing isso só parece com aquelas meninas jogadas, caramba quando irão nos deixar viver! Tatuagens, pincing, namorados não irão mudar a essência da alma humana. Sombras, sombras que gritam, sombras que choram. SOMBRAS QUE QUEREM APENAS VIVER!

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário