Seguidores

sábado, 25 de junho de 2016

TERIA HAVIDO UM CONFRONTO ENTRE A COLUNA PRESTES E O BANDO DE LAMPIÃO?

Por Luiz Serra


PRESTES REVELOU QUE SIM: "EM DUAS OPORTUNIDADES!"


...Trecho do capítulo sobre a exasperada convocação de um batalhão dito patriótico, arrimado pelo Padre Cícero de Juazeiro do Norte, para obstar a passagem, em 1927, da gigantesca marcha da Coluna Prestes em solo sertanejo...quase 1500 cavaleiros armados que avançavam em 4 colunas.

- Livro...: O Sertão Anárquico de Lampião...Luiz Serra...Outubro Edições...

-Data de lançamento: 10 de agosto.... Espaço Xique-Xique, Asa Sul.
Foto: Papacaio.

“O presidente Artur Bernardes, sempre no campo oposto ao dos tenentes, para combater a Coluna Prestes/Miguel Costa providenciou encomenda de equipagens militares e armamentos, na ordem de quatrocentos mil fuzis Mauser, já com cartuchos de ponteira ogival de longo alcance.

Seriam os fuzis novos que cairiam nas mãos do bando de Lampião, doravante fortalecendo o poder de fogo dos cangaceiros.

Lampião, com seu exército de cabras armados, foi conduzido a um sítio nos arredores da cidade. O coronel Floro Bartolomeu (chefe armado do Padim Ciço) já seguira em viagem para o Rio de Janeiro, de navio, para urgência médica. Padre Cícero foi até lá em ao menos duas oportunidades. O diálogo foi de encorajamento à deserção do banditismo e à nova feição para o cangaceiro: lembrou-lhes que precisavam constituir família, como todo mundo. Alertou-lhes do fim inevitável.

Do interesse do governo federal, a organização dos ditos batalhões patrióticos, das fardas azuis, foi tarefa dos chefes políticos locais, e para esse desforço regional foi posta à disposição das tropas enorme quantidade de recém-adquiridos fuzis militares Mauser e mosquetões, em maioria da forja de 1908.

Refazendo os acontecimentos em Juazeiro, o coronel Floro e aliados de Padre Cícero instituíram o Batalhão Patriótico, em meio à inquietação diante do iminente confronto com a coluna sediciosa. Do estado-maior de Floro teria saído a ideia de convocar Lampião para o esforço de defesa de Juazeiro e, assim, as mensagens enviadas fizeram estimular o cangaceiro a deslocar o bando para Juazeiro.

Sem dúvida, algumas evidências teriam convencido Lampião, ao receber os emissários de Juazeiro, factivelmente, com a citação dos nomes de Floro e do Padre Cícero.

Ainda mais, vivia-se uma expectação de refrega, e Lampião e os irmãos procuraram certificar-se da integridade da família Ferreira, residente naquele município.

Mais à frente nestas linhas, o tecido de uma crítica sopesada acerca deste evento terá abordagem nesse contexto histórico.”

(A revelação de um confronto entre os mais famosos grupamentos guerrilheiros em cenário anárquico da História do Brasil raramente contada!).

Fonte: https://www.facebook.com/luiz.serra.14?pnref=lhc.unseen

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário