Seguidores

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

PESQUISA RECENTES APONTAM QUE LAMPIÃO NÃO FOI APENAS UM RUDE CANGACEIRO


Os jovens sertanejos das estrelas de aço gostavam de música, poesia, leitura, cinema, moda, dança, costura, bordado, joias, ouro e adoravam perfumes. Segundo dizem, o chapéu de couro à moda Napoleônica de Lampeão  Virgolino era diferenciado dos chapéus de couro dos outros cangaceiros, todos tinham as abas reviradas (como o chapéu de Napoleão) e mandalas, mas, o do capitão Virgolino tinha uma estrela de Salomão (cinco  pontas) de ouro.  Os bandos tinham conhecimento profundo sobre os caminhos no mato, sobre as plantas curativas e nocivas, e sabiam táticas de defesa. Lampeão e Maria Bonita gostava de cachorros os quais eram úteis no bando, os cães do bando tinham uma forma peculiar de alarme, rosnar como como as gias e não, latir.

Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, (Ipú, Ce. – 1863 – Alagoas, SE. 1917) Pioneiro da usina hidrelétrica de Paulo Afonso. Em Pedra, atual Delmiro Gouveia, aproveitou amplamente as águas do rio São Francisco, desenvolveu o lugarejo, dotou-o de melhores condições sociais, fundou uma fábrica de linhas. Construiu alojamentos para os seus empregados, e abriu estradas. É considerado pioneiro da indústria no Nordeste.

Os membros do bando de Lampião usavam cabelos compridos, lenço em volta do pescoço, grande quantidade de joias e um perfume exagerado. Alguns de seus nomes e alcunhas são os seguintes: Antônio Pereira, Antônio Marinheiro, Ananias, Alagoano, Andorinha, Arvoredo, Ângelo Roque, Beleza, Beija-Flor, Bom de Veras, Cícero da Costa, Cajueiro, Cigano, Cravo Roxo, Cavanhaque, Chumbinho, Cambaio, Criança, Corisco, Delicadeza, Damião, Ezequiel, Português, Fogueira, Jararaca, Juriti, Luís Pedro, Linguarudo, Lagartixa, Moreno, Moita Braba, Mormaço, Ponto Fino, Porqueira, Pintado, Sete Léguas, Sabino, Trovão, Zé Baiano, Zé Venâncio, Volta Seca, Tripa Seca, Azulão, Riqueza, Vinte e Cinco, Canjica, Labareda, José Baiano, Galo, Moita Brava, José Sereno, Zabelê, Barreiras, Asa Branca, Candeeiro, Beija-Flor, Luís Padre, Maritaca, Incubadora, Baioneta, entre outros.

LAMPEÃO - CAPITÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO E APOIADO POR AUTORIDADES

Segundo matéria de 1948 constante no acervo digital do jornal cearense O Povo (fundado em 07 de janeiro de 1928) foi em Juazeiro do Norte que Lampeão foi convidado pelo deputado e médico Floro Bartolomeu para receber das mãos do padre Cícero, por intermédio do servidor público federal Pedro de Albuquerque Uchoa, a patente de Capitão do Exército Brasileiro, a fim de incorporar-se às forças legais que combatiam a Coluna Prestes. No seu bando Lampeão adotava a hierarquia militar e hábitos de caserna, há relatos que ele mesmo às vezes usava um apito de comando.

Jornal O POVO
http://www.opovo.com.br/app/acervo/noticiashistoricas/asfacanhasdor...


http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/historia-do-cangaco-verdades

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário