Seguidores

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

APETRECHOS DE PEDIR SOCORRO NAS FAZENDAS DE ANTIGAMENTE

Por Benedito Vasconcelos Mendes

O isolamento em que viviam os habitantes das fazendas de criar gado de antigamente, em virtude delas possuírem grandes áreas (latifúndios) e de suas  sedes ficarem distanciadas umas das outras, obrigava seus habitantes, em momento de perigo, como em incêndio, inundação ou em outro  tipo de tragédia, tentar pedir socorro aos vizinhos por meio de rústicos e pouco eficientes apetrechos de comunicação, 


como buzina de chifre de boi (tipo de berrante de um só chifre), búzio marinho, de tamanho grande, com um furo no ápice (centro), chocalho grande de dois badalos, cachorra (peça triangular de aço ou ferro, em que um dos lados do triângulo era mais curto, não encostando na base) e da eficiente ronqueira, que nada mais era que um pequeno canhão rústico que operava na posição vertical (pedaço de  cano de aço ou ferro,  de paredes grossas, de fundo fechado com chapa de ferro soldada, com cerca de 30 centímetros de altura, no qual se colocava  pólvora socada com bucha (palha picada de carnaúba, algodão em pluma, papel, fibra de tucum ou de agave), para dar tiro de festim. 


A pólvora e a bucha eram socadas com um ferro grosso, de diâmetro menor do que o do cano. Primeiramente, colocava-se uma camada de pólvora, para ficar em contato com o exterior, através do orifício da parede do artefato, pois a ronqueira tinha um orifício na parede junto à base, onde se ateava fogo para detonar o tiro. O estampido do tiro de festim era ouvido a quilômetros de distância. Este era o instrumento de comunicação mais importante em momentos de aflição ou de pânico, para pedir socorro aos vizinhos. 


Durante a operação, a ronqueira ficava presa, na posição vertical, a uma base de madeira grossa, para não se deslocar. O chocalho de dois badalos, costumeiramente, ficava dependurado no portão de entrada da casa grande e servia para o visitante, ao chegar, chamar as pessoas da casa. Nas fazendas e vilas, a cachorra era também usada nas rústicas agroindústrias (casa de farinha, engenho de rapadura, alambique de cachaça, usina de esmagamento de frutos de oiticicas e outras), para chamar os trabalhadores para o almoço.

Informação do http://blogdomendesemendes.blogspot.com:

O Museu do Sertão na "Fazenda Rancho Verde" em Mossoró não pertence a nenhum órgão público, é de propriedade do seu criador professor Benedito Vasconcelos Mendes.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO ECOS NA LITERATURA E CINEMA NORDESTINOS


Como adquirir esta obra:

Entre em contato com o professor Pereira lá de Cajazeiras, no Estado da Paraíba, através deste e-mail:

franpelima@bol.com.br

Não fique sem ele! Peça logo o seu!

http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MINICURSO: GEO-HISTÓRIA E CULTURA NORDESTINA: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DAS MÚSICAS DE LUIZ GONZAGA EM SALA DE AULA


Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROEG
Home Page: http://www.uern.br      E-mail: proeg@uern.br
FACULDADE DE FILOSFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS - FAFIC
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DGE

PROPOSTA DE MINICURSO PARA O SIMPÓSIO DE GEOGRAFIA DA UERN


Proponente: Prof. Ms. José Romero Araújo Cardoso – UERN/FAFIC/DGE

Data de realização: 17 e 18 de dezembro de 2015 – Carga horária: 08 hs.

Público-alvo: Docentes e discentes dos cursos de Licenciatura em Geografia, História e áreas afins

Número de vagas: 15

Título: Geo-história e Cultura Nordestina: a importância do estudo das músicas de Luiz Gonzaga em sala de aula

Introdução/Justificativa:

Foi através das músicas de Luiz Gonzaga (Exu (PE), 13 de dezembro de 1912 — Recife (PE), 2 de agosto de 1989) que o Nordeste Brasileiro passou a ser efetivamente reconhecido no que tange à cultura e tradições, as quais enfocam ainda aspectos pertinentes à geo-história e à ecologia, pois as bases da evolução histórica do povo nordestino, a fauna, a flora, as secas, coisas do cotidiano nordestino, enfim, uma gama variada de assuntos foi abordada na arte gonzagueana, marcando de tal forma o imaginário popular e a concretude das realizações que o sanfoneiro do riacho da Brígida equipara-se em importância a renomados cordelistas nordestinos, a exemplo de Leandro Gomes de Barros  (Pombal (PB), 19 de novembro de 1865 — Recife (PE), 4 de março de 1918).

Dessa forma, trabalhar com as músicas de Luiz Gonzaga em sala de aula constitui-se em reconhecer-se enquanto integrante da região nordeste, destacando a identidade que marca as canções compostas e/ou interpretadas pelo eterno “rei do baião”.  

Objetivos:

Analisar músicas do repertório gonzagueano que retratem a geo-história nordestina
Estudar como a arte de Luiz Gonzaga enfoca a cultura nordestina
Contribuir para a ênfase ao estudo da música em sala de aula
Relacionar geo-história, identidade, pertencimento e cultura nordestina com a arte gonzagueana

Conteúdo Programático:

– Luiz “Lua” Gonzaga: Breve relato biográfico

 - O Nordeste Brasileiro nas músicas de Luiz Gonzaga

– Análise de algumas músicas do repertório gonzagueano:

– Asa Branca (Luiz Gonzaga – Humberto Teixeira) - 1947: A seca que tange o homem do seu torrão natal

– A Volta da Asa Branca (Luiz Gonzaga – Humberto Teixeira) - 1950: A esperança de chuva para felicidade do homem sertanejo

– Parahyba (Luiz Gonzaga – Humberto Teixeira) - 1950: A bravura paraibana em 1930

– Assum Preto (Luiz Gonzaga – Humberto Teixeira) - 1950: Grito de protesto contra as atrocidades cometida à natureza

-  Vozes da Seca (Luiz Gonzaga – Zé Dantas) - 1963: Brado contra o descaso do poder constituído para com os nordestinos

– Paulo Afonso (Luiz Gonzaga – Zé Dantas - 1955: A concretização do sonho da energia elétrica no nordeste

– Feira de Caruaru (Onildo Almeida) - 1957: Onde tudo se vende da cultura popular nordestina

– A Triste Partida (Patativa do Assaré) - 1964: Seca e migração campo-cidade através da genialidade poética de Patativa do Assaré

– Lampião, era besta não (Solange Veras – Luiz Gonzaga) - 1983: A resistência de Mossoró presente na arte gonzagueana

Metodologia:

Explanação livre
Leitura e interpretação de texto
Exibição iconográfica
Utilização de aparelho sonoro visando interpretar melhor as músicas do repertório gonzagueano
Exibição de documentário sobre Luiz Gonzaga

Bibliografia:

CARDOSO, José Romero Araújo. Luiz “Lua” Gonzaga. In: CARDOSO, José Romero Araújo. Notas para a História do Nordeste. João Pessoa/PB: Editora Ideia, 2015. P. 110-111.

PINHEIRO, Ellen Afonso; MENDONÇA, BrunoAlvim, DA SILVA, Giovani José, GONÇALVES, Oseias de Oliveira; CHAVES, Telma Souza. O Nordeste Brasileiro nas Músicas de Luiz Gonzaga. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 14, no 23, p. 103-111, 2º semestre, 2004.

SÁ, Sinval. O Sanfoneiro do Riacho da Brígida: Vida e andanças de Luiz Gonzaga. Brasília/DF: Ed. Thesaurus, 1978.

VIANA, Adelson; FEITOSA, Ana Thais; NETO, Crispiniano; AZEVEDO, Lucinda. O Nordeste nas Canções de Luiz Gonzaga. 2 ed. Fortaleza/CE: Editora Imeph, 2013.

Internet:
Luiz Gonzaga. Disponível em <. https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga>. Acesso em 25 de novembro de 2015.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DEPOIMENTOS DO CANGACEIRO VOLTA SECA (ANTÔNIO DOS SANTOS)


“Minha vida, desde que deixei a cadeia, tem sido dura e até perigosa. Poucos meses depois de sair da penitenciária da Bahia, escapei por pouco de ser assassinado, e, o que é mais curioso, sem saber quem foi e por que me queriam matar. Devia, porém, ter sido uma vindita, remanescente do tempo do cangaço, que não tinha sido ainda de todo esquecida. Mas eu não tenho mais nada a me acusar na consciência, pois, o que tinha os vinte anos de reclusão apagaram e me deixaram bem disposto, para enfrentar o mundo”. (Antônio dos Santos “Volta Seca”)

Fonte: Jornal O Globo de 29 de novembro de 1958
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)
Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


DE CORAÇÃO PARA SÍLVIO BULHÕES

Por Archimedes Marques
Elane e Archimedes Marques com Sílvio Bulhões

São momentos gratificantes como estes que me alegram e me fazem mostrar que estou no caminho certo, no caminho de alegrar amigos, pois alegrando amigos também alegro a minha alma... 

No final de semana estivemos em Maceió e levamos de presente a estatueta de CORISCO E DADÁ para entregarmos ao seu verdadeiro dono, o amigo Silvio Bulhões, filho do casal.

Foram momentos emocionantes e ele chegou às lágrimas alisando a estatueta com a sua pouca visão. Acredito que proporcionamos uma grande alegria a esse grande homem, uma singela homenagem da minha arte que agora compartilho com todos vocês.

Archimedes Marques
Pesquisador e Escritor - Artista Plástico
Conselheiro Cariri Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

(ACJUS) PRESENTE EM LANÇAMENTO DE LIVRO


Lançamento do livro do médico psiquiatra Epitácio Andrade Filho, o evento foi presidido pelo Presidente da Academia de Ciências Jurídicas de Mossoró (ACJUS), advogado Wellington Barreto, entre outras autoridades. O evento aconteceu na Biblioteca Municipal Ney Pontes.





Fotos: Marquessoel de Castro.

Fonte: facebook


http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

FAMÍLIA DO CANGACEIRO MOITA BRAVA

Adelmo Moita

Família do Cangaceiro Moita Braba (Ubaldo Pereira Nunes) nascido em 1901. Todos os detalhes no livro que será lançado em maio de 2016, no Cariri Cangaço Floresta. Uma parceria com Cristiano Ferraz. As cruzes do Cangaço - Os fatos e personagens de Floresta.

Ester Moita

Arlindo Moita

Toinho Baixinho Neto de Moita Brava

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LANÇAMENTO DO LIVRO DELMIRO GOUVEIA E A EDUCAÇÃO NA PEDRA


Olá! Gostaria de convidar a todos (as) amigos (as) para o lançamento da 3ª edição do livro Delmiro Gouveia e a educação na Pedra. Nesta nova edição revista e ampliada, o prefácio a 3ª edição escrito pela antropóloga Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros (UFRJ/UERJ), e um novo capítulo (IV) intitulado Rupturas e Permanências no projeto educacional original da Pedra. Aguardo a presença de todos na Bienal Internacional do Livro.

Resumo: O título do livro de Edvaldo Francisco Nascimento é autoexplicativo: a educação do homem sertanejo. O jogo de palavras e significados está na Pedra, símbolo de uma educação do homem nordestino cantada em poema de João Cabral de Melo Neto e o nome da fábrica criada pelo industrial Delmiro Gouveia. Não uma educação perdida no mapa e no calendário, mas localizada no projeto de modernização e industrialização do interior de Alagoas ao tempo de Delmiro Gouveia. O empreendimento industrial do homem que fundou a Fábrica da Pedra e como se realizou o processo pedagógico e civilizatório dos homens, mulheres e crianças em torno da sua indústria foi o desafio maior do professor Edvaldo.

Baseado numa visão do estudo da história social de forma moderna, apoiado em autores como Le Goff, Braudel e Marc Bloch, entre outros, o prof. Edvaldo pesquisou em arquivos públicos como o da Fundação Joaquim Nabuco, Museu Regional Delmiro Gouveia, Arquivo Público de Alagoas e o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, além de entrevistas com ex-operários e moradores da Pedra.

O livro faz uma breve biografia de Delmiro Gouveia, desde a infância, primeiros empregos, o regresso forçado ao sertão, passa pela análise da educação na República Velha, a conjuntura sociopolítica da Alagoas naquela época até chegar ao estudo profundo das condições de ensino e do cotidiano na Pedra, suas consequências e um aprofundamento das novas relações sociais e educacionais.

Professor das redes Municipal e Estadual de Ensino no município de Delmiro Gouveia (AL), Edvaldo Francisco do Nascimento graduou-se em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, onde também fez especialização em Psicopedagogia. É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Fonte: facebook

http://meumundojosemendespereira.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VOLANTE


VOLANTE

Odilon Nogueira de Souza ou Odilon Flor, nasceu em 12 de janeiro de 1903, no município de Floresta/PE. Entrou nas Forças Volantes de Pernambuco em 1923, mas bem antes já lutava contra o cangaço. Em 1929 faz parceria com os nazarenos Manoel neto, Euclides flor, Manoel Flor e Davi Jurubeba formando a sagaz volante Nazarena contra lampião. A volante de Odilon Flor Participou de inúmeros combates contra os cangaceiros nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará, Bahia e Paraíba. Sua força volante era muito conhecida em todo o Sertão, cangaceiros como Áurea, Mané Moreno, Gorgulho entre outros foram mortos e decapitados por sua volante como era de costume. Odilon flor foi designado delegado na cidade de Itabuna/BA, faleceu em 7 de novembro de 1950 em Itabuna, vítima de câncer na garganta.

Cangaceiros abatidos
1 Mané Moreno
2 Áurea
3 Gorgulho

Fonte:
facebook
Página: Administrador Pedro R. Melo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com