Seguidores

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

ÂNGELO ORMIRO AMANHÃ no Programa De'Repente Nordeste da Rádio FM Dom Bosco. 96.1.


Amanhã, Sábado 08 de Agosto às 19 horas, serei entrevistado no Programa De'Repente Nordeste da Rádio FM Dom Bosco. 96.1.

Fonte: facebook
Página: Angelo Osmiro Barreto

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O MAIS NOVO LIVRO DO POETA E ESCRITOR JOSÉ EDILSON DE A. G. SEGUNDO


O livro "NAS TRILHAS DE MEU AVÔ" pode ser adquirido: Em Mossoró na Livraria Independência. Em Natal na Livraria Nobel, da Avenida Salgado Filho. 
O valor do livro é 30,00 reais. 

Um grande abraço,
Edilson Segundo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Fazenda Pau de Arara e a Recepção ao Cariri Cangaço Piranhas 2015

Kátia Lisboa e Manoel Severo

Logo após a visita à fazenda Picos, local da prisão da cangaceira Inacinha, companheira de Gato, a Caravana Cariri Cangaço partiu para a recepção na Fazenda Pau de Arara, pertencente ao pesquisador e deputado estadual, Inácio Loiola. Ali fomos recebidos por sua esposa, ex-deputada Kátia Lisboa. Momentos de descontração e fraternidade para a grande família Cariri Cangaço de todo o Brasil, presente ao Cariri Cangaço de Piranhas 2015.

Na fazenda Pau de Arara, placa de homenagem a Piranhas e à SBEC
 Patrícia Brasil Rodrigues, Celsinho Rodrigues, Katia Lisboa e Manoel Severo
Ivanildo Silveira, Manoel Severo e a caravana de Teresina, Tadeu Matos da procissão da sanfona
Renato Bandeira e Manoel Severo

O momento na fazenda Pau de Arara, fazia parte do conjunto de visitas técnicas aos locais onde aconteceram as mortes em série, perpetradas pelo cangaceiro Gato quando marchava para Piranhas no intuito de resgatar sua companheira Inacinha. Além da fazenda Pau de Arara foi também visitada a localidade de Cachoeirinha, onde foi morto Antonio Tirana,uma das vítimas de Gato no macabro episódio. 

Casal Raul Meneleu
Antônio Amaury e Dr Lamartine Lima
Manoel Severo e Marcos de Carmelita

E recorremos a João de Sousa Lima sobre os episódios de Pau de Arara e Cachoeirinha: "Dentre os mortos feitos por Gato, estavam Abílio, Messias, Manuel Lelinho e Antônio Tirana. Sendo refém de Gato, o jovem João Seixas Brito, que seria sangrado alguns minutos depois, quando jurou que não havia policiais na cidade e ao romper o som dos primeiros disparos, ocasionados pelos poucos moradores que se negaram a fugir, abandonando a cidade, o rapazinho de 15 anos de idade foi barbaramente assassinado." Esse sem dúvidas um dos mais sangrentos e bárbaros episódios do cangaço.

Felipe Mafuz e Aderbal Nogueira: Imagens para Laser Video
Trabalho espetacular  de apoio da Guarda Municipal - Trânsito; de Piranhas

Cariri Cangaço Piranhas 2015
Fazenda Pau de Arara - Cachoeirinha, 27 de Julho
Piranhas, Alagoas

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

IRMÃ CAÇULA DE VIRGOLINO FERREIRA DA SILVA O LAMPIÃO

A foto pertence ao acervo do pesquisador do cangaço Robério SantosCangaçofilia

Segundo o escritor e pesquisador do cangaço José Sabino Bassetti  autor do livro "Lampião o Cangaço e seus Segredos" 

Adquira este livro através de e-mail: sabinobassetti@hotmail.com

afirma que a foto acima é de Anália Ferreira da Silva, a irmã mais nova (caçula) de Virgolino Ferreira da Silva,  o sanguinário e afamado rei Lampião.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Cariri Cangaço Reedita Noite de Festa em Piranhas

Manoel Severo, Lamartine Lima e Antônio Amaury

Ainda dentro do esforço de reconhecimento do Cariri Cangaço às várias personalidades que contribuem com seu trabalho ao fomento da pesquisa e estudo da temática cangaço, o Conselho Curador do Cariri Cangaço, entregou na abertura da segunda noite em Piranhas 2015, Diplomas de Amigo do Cariri Cangaço aos pesquisadores, Paulo Britto, pernambucano, filho do tenente João Bezerra; Antonio Tomaz, pesquisador cearense, diretor do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e Jair Tavares, pesquisador cearense radicado em João Pessoa, integrante do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço.

Paulo Britto e José Cícero Silva
Antônio Tomaz e Aderbal Nogueira
Reginaldo Rodrigues e Jair Tavares

A primeira Conferência da Noite ficou a cargo do médico legista e pesquisador ; oficial médico da Marinha do Brasil; Lamartine de Andrade Lima, que ao longo de mais de uma hora e meia brindou a todos os convidados com uma primorosa apresentação de “Um Estudo Multidisciplinar sobre o Cangaceirismo” e de maneira magistral discorreu sobre os principais aspectos do cangaceirismo em relação aos conflitos bélicos ao longo da história da humanidade. 

"Um trabalho simplesmente espetacular... Hoje foi um privilégio para todos nós recebermos essa grande aula do Dr. Lamartine" ressalta o pesquisador e escritor de Aurora, Professor José Cícero Silva. Já Aderbal Nogueira, documentarista de Fortaleza acentua: "Sensacional !!! Simplesmente sensacional a apresentação do Dr Lamartine". "Realmente um ponto alto neste Cariri Cangaço essa Conferência do Dr Lamartine, pela lucidez, pelo conjunto articulado de informações e por seu grande grau de conhecimento, realmente sensacional" confirma o pesquisador Lívio Ferraz.

Manoel Severo, Lamartine Lima e Antônio Amaury
Lamartine Lima e Antônio Amaury

Para Pedro Barbosa, um dos auxiliares da Organização do Cariri Cangaço, "todos terão acesso às conferências em sua integra, estamos cuidando da parte técnica e logo logo estaremos disponibilizando os áudios completos não só da conferência do Dr Lamartine, mas de todas, não só neste blog, mas também nas redes sociais".

No segundo momento de conferências, um time de peso entrou em campo para o Painel: "A Corrupção nos Tempos do Cangaço". Jorge Remígio, pesquisador de Custódia, radicado em João Pessoa, Sousa Neto de Barro e Narciso Dias, presidente do Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço - GPEC, por mais de uma hora puderam apresentar as diversas visões sobre o controverso assunto, que gravita em torno da literatura do cangaço desde aos primeiros estudos sobre o fenômeno.

 Narciso Dias, Jorge Remigio e Sousa Neto em Painel sobre a Corrupção no Cangaço
Narciso, Jorge, Sousa, Lamartine e Amaury em noite de Painel
Ivanildo Silveira, Rostand Medeiros e Aderbal Nogueira 
Celsinho Rodrigues, Prefeito Manoel Brasiliano, primeira-dama e Patrícia Brasil

Até que ponto a grande rede de relacionamento tecida pela "raposa das caatingas", Virgulino Ferreira, envolvia a presença corrupta de autoridades constituídas do estado ? De onde vinham as armas e a munição ? Como o chefe supremo dos cangaceiros se relacionava com o poder dos coronéis do sertão? o que diziam e dizem os pesquisadores e escritores ? O que há de mentira e de verdade ? 

Tudo isso e muito mais foi a temática do Painel desenvolvida pelos pesquisadores Jorge Remígio, Narciso Dias e Sousa Neto, a polêmica, a controvérsia, a dúvida, as certeza. Para um público atento a noite acabou se prolongando até depois das 23 horas, para depois os convidados participarem de grande show com o espetacular grupo Teatro Cordel da Rabeca. 

Cariri Cangaço Piranhas 2015
Centro Cultural Miguel Arcanjo, 26 de Julho
Piranhas, Alagoas

Nota Cariri Cangaço: Dentro de mais alguns dias, os administradores deste blog estarão disponibilizando na íntegra as Conferências, Painéis e Debates do Cariri Cangaço Piranhas 2015.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS


A 2ª edição continua sendo vendida através dos endereços abaixo:

josebezerra@terra.com.br
(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 
Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345
E-mail:   lampiaoaraposadascaatingas@gmail.com 

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.

http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

LAMPIÃO O CANGAÇO E SEUS SEGREDOS

Por Sabino Bassetti

O mais novo lançamento do espetacular pesquisador e escritor SABINO BASSETTI

IMPERDÍVEL !!!

Faça seu pedido diretamente com o autor, através do e-mail:
sabinobassetti@hotmail.com

R$ 40,00 (Quarenta reais)

com frete já incluído, e será enviado devidamente autografado pelo autor, para qualquer lugar do país.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOTOGRAFIAS QUE PARECEM!

Por Célio Machado

Boa tarde, amigos leitores deste blog:  

Estou enviando como as fotografias de meu tio (João Machado) mais jovem, que parece fisionomicamente com LAMPIÃO. 


Algumas tive a liberdade de usar um tipo de Photoshop alterando o olho direito para aproximar as imagens da de Lampião. Estou enviando uma fotografia de sua esposa Dona Maria.


As semelhanças não param por aí, pois a profissão dele é sapateiro, casado com uma mulher chamada Maria que lembra bastante fisionomicamente com MARIA BONITA mulher de um sapateiro.


Outra particularidade incrível é que seu apelido é "JOÃO MACACO". Entretanto nunca teve problemas com a Polícia. 


Parece também que Lampião na juventude tocava acordeão; e meu tio trombone integrante de da Lira Mariana Patense (Patos de Minas), nas horas de folga. Se for possível publicar ficarei muito grato mais uma vez.  

Enviado por Célio Machado

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ARTESÃO DO COURO

Por Biágio Grisi
Chapéu de Lampião, 1934. Coleção Pernambucano de Mello. Foto: Valentino Fialdini.

Quem quiser adquirir um chapéu igual ao do Virgolino Ferreira da Silva o capitão Lampião, ou do mesmo modelo de outros cangaceiros, é só entrar em contato com o amigo Biágio Grisi, através deste link abaixo:
https://furlao.com.br. - Entrega em todo o brasil.


Boa noite senhoras e senhores membros de O CANGAÇO: 

Inicialmente quero agradecer aos (as) ilustres pesquisadores (as) sobre o cangaço, pelas críticas em relação a não excelente feitura das réplicas e aos que têm achado que as réplicas estão à contento. Só assim, consigo crescer profissionalmente e espiritualmente. Mediante as observações, faz-se necessário que eu deixe as fotos dos chapéus originais e as réplicas para que possam avaliar o trabalho. Sinceramente, estou grato em poder assistir em rede mundial a discussão sobre os produtos que confecciono. Grato pela colaboração.

P.S. - Algumas peças metálicas não encontradas no mercado, são substituídas, portanto, ]as réplicas não chegam aos 100% da originalidade.



Bom dia membros de O CANGAÇO: 

Em resposta à Francimary Oliveira, os chapéus utilizados pelas cangaceiras não eram do mesmo formato que os dos homens, eram chapéus de feltro adornados com testeira, barbicachos central e traseiro em couro como segue na foto. Já produzi alguns chapéus femininos em couro, contudo, foge à originalidade, não podendo ser considerado uma réplica. Grato, um abraço fraterno do "CANGACEIRO DA VILA".


Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior


http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Lançamento Livro FIM DO CANGAÇO: AS ENTREGAS

Autor Luiz Ruben F. de A. Bonfim

Não deixe de adquiri esta obra. 
Confira abaixo como adquiri-la. 

Lembre-se que se você demorar solicitá-la poderá ficar sem ela em sua estante. 
Livros que falam sobre "Cangaço" a demanda é grande, e principalmente, os colecionadores que compram até de dezenas ou mais para suas estantes. 

Valor: R$ 40,00 Reais
E-mail para contato: 
luiz.ruben54@gmail.com
graf.tech@yahoo.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS DO ESCRITOR ANTONIO VILELA DE SOUZA

Por Antonio Vilela de Souza

NOVO LIVRO CONTA A SAGA DA VALENTE SERRINHA DO CATIMBAU

Adquira logo o seu, antes que os colecionadores venham invadir a estante do autor.

Peça-o através deste e-mail: 

incrivelmundo@hotmail.com


O livro "DOMINGUINHOS, O NENÉM DE GARANHUNS" de autoria do professor Antonio Vilela de Souza, profundo conhecedor sobre a vida e trajetória artística de DOMINGUINHOS, conterrâneo ilustre de GARANHUNS, no Estado de Pernambuco.

Adquira logo o seu através deste e-mail:
incrivelmundo@hotmail.com

R$ 35,00 Reais (incluso frete)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com