Seguidores

sábado, 1 de agosto de 2015

RASPANDO O TACHO COMIDA E CANGAÇO


RASPANDO O TACHO – COMIDA E CANGAÇO
Novo livro de Adriano Marcena

Para adquiri-lo entre em contato com o autor Adriano Marcena através do e-mail abaixo: 
marcena.marcena@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PARQUE “O REI DO BAIÃO” DIVULGA VENCEDORES DO CONCURSO LEMBRANÇA DO ÍDOLO


1 ago 2015

Com setenta e sete inscrições, o Concurso LEMBRANÇA DO ÍDOLO, em homenagem a Rosil Cavalcanti, que este ano, se vivo fosse, completaria 100 anos, organizado pelo Parque Cultural “O Rei do Baião”, da Comunidade São Francisco, município de São João do Rio do Peixe-PB, apresenta os três primeiros colocados desse prêmio já tão cobiçado no Brasil inteiro.

1º Lugar: José Romero Cardoso, de Mossoró-RN, com a crônica intitulada “A AÇÃO IMPLACÁVEL DAS SECAS EM AQUARELA NORDESTINA”.

2º Lugar: Maria Inez Santos, de São Miguel do Oeste-SC, com a crônica intitulada “INESQUECÍVEL CAVALCANTI”.

3º Lugar: Carlos Brunno Silva Barbosa, de Valença-RJ, com a crônica intitulada “CONVERSA (A)FIADA COM O JOVEM LOUCO DA PRAÇA ENQUANTO A CAMPINA FICA ‘MAIS GRANDE’ NO HORIZONTE DISTANTE”.

A Comissão Organizadora e demais membros que fazem o Parque Cultural “O Rei do Baião” agradece a todos que participaram desse tradicional concurso. Nos vemos no concurso do ano que vem.

FONTE:

Envaido pelo professor, escritor e pesquisador do "Cangaço" José Romero de Araújo Cardoso

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Alcino...Personalidade Eterna do Sertão!

Elane e Archimedes Marques na festa de Poço Redondo e Alcino...

Do Fogo da Maranduba direto para o centro de Poço Redondo. Outrora, Poço Redondo era um arruado pertencente ao vasto município de Porto da Folha. Com sua emancipação em 25 de novembro de 1953 quase todas as fazendas nascidas nos escondidos daquelas brenhas caatingueiras passaram a pertencer ao novo município.

Na manha desde 26 de Julho uma grande festa marcaria mais uma homenagem ao inesquecível Decano. O município tendo a frente o Prefeito Roberto Araújo Silva, inaugurou nesta manhã a Avenida Alcino Alves Costa; principal logradouro do município; em reconhecimento ao legado do grande pesquisador e escritor, prefeito por 3 vezes de Poço Redondo e Patrono do Conselho Cariri Cangaço, Caipira de Poço Redondo, Alcino Alves Costa.
 Poço Redondo parou para homenagear Alcino...
 Autoridades e familiares, além de pesquisadores de todo o Brasil na festa de Alcino
Juliana Pereira recebe homenagem de Elane Marques
 Padre Mário Sérgio e Prefeito Roberto Araujo
Deputado Inacio Loiola ao lado de Elane Marques e Patricia Brasil Rodrigues

Durante a solenidade, a Comissão Organizadora do Cariri Cangaço em Poço Redondo, Archimedes e Elane Marques prestaram várias homenagens a personalidades do universo da pesquisa do cangaço e que possuíam estreitas ligações com Alcino Costa, dentre essas foram homegeados, Manoel Severo, Inácio Loiola, Juliana Pereira, Ustane e Eliene Costa, Roberto Araujo, Padre Mário, Patricia Brasil, Ivanildo Silveira, Aderbal Nogueira, entre outros. 

Tendo o momento alto da solenidade marcado pela espetacular homenagem do pesquisador e escritor, artista plástico Archimedes Marques a Alcino Alves Costa, com uma bela e significativa escultura em papel machê do velho Caipira com suas famosas e conhecidas "sandálias de dedo" e sua obra preferida:"Maria do Sertão". "Essa escultura sera mantida em uma redoma doada pela prefeitura, para a perpetuação da memoria de Alcino", confirma Archimedes Marques.
 Deputado Inacio Loiola entrega Título ao Prefeito de Poço Redondo, Roberto Araujo
Elane Marques entrega Título a Padre Mário Sérgio
Juliana Pereira e Ustane Costa e a outorga de "Personalidade Eterna do Sertão" ao Caipira de Poço Redondo, Alcino Alves Costa
Ainda dentro da solenidade o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo entregou o Diploma de Amigo do Cariri Cangaço ao senhor prefeito Roberto Silva e ao Padre Mário Sérgio, pela defesa das tradições e memória do sertão. Outro ponto emocionante foi quando Manoel Severo, em nome do Conselho Cariri Cangaço, da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço,outorgaram a Alcino Alves Costa o Título de PERSONALIDADE ETERNA DO SERTÃO.  

Em suas palavras o prefeito Roberto Araujo ressaltou a grande importância de Alcino para a história do nordeste e de Poço Redondo ... “Alcino ficará na memoria de Poço Redondo e assim entra para nossa história". Já o Deputado Estadual de Alagoas, amigo pessoal de Alcino; pesquisador Inácio Loiola afirmou: "Alcino não imagina o quanto foi importante para a minha vida, em todos os aspectos, isso guardo em meu coração e citando Rui Carneiro, "Os grandes homens não morrem... Se encantam...!" 
 O Pequeno Alcino para o Grande Alcino...
 Deputado Inácio Loiola: "Grandes homens não morrem, se encantam" citando o paraibano Rui Carneiro 
Wescley Rodrigues, Ana Lucia, Elane e Archimedes Marques, Neli Conceição e  o pesquisador Ivanildo Silveira
Teresa e Manoel Serafim, Oswaldo e Manoel Severo

Para a pesquisadora cearense Juliana Pereira, visivelmente emocionada, as homenagens ao inesquecível Caipira de Poço Redondo “traduzem toda a gratidão de um povo a um dos seus, Alcino amou o sertão e seu Poço Redondo acima de qualquer coisa e hoje testemunhamos dentro do Cariri Cangaço mais uma justa e oportuna homenagem, certamente lá do céu o querido Mestre está exultando de felicidade”. 

Amigos de todo o Brasil estiveram em Poço Redondo para prestar a homenagem àquele que sem dúvidas é uma referencia para todos os que pesquisam o cangaço. Com sua forma fácil de falar, colocando sempre o tempero sadio da polêmica pertinente, a obra de Alcino se configura como uma das mais seguras fontes de pesquisa para todos nós.
A arte e o talento de Poço Redondo tendo Alcino como testemunha...
 Kiko Monteiro, Manoel Severo e Narciso Dias
 Juliana Pereira, Luiz Antonio, Manoel Severo e Louro Teles
 Ivanildo Silveira
 Manoel Severo, Sálvio Siqueira, Edinaldo Leite, Ivanildo Silveira e Gilmar Leite
Ivanildo Silveira, Manoel Severo e a família "Florestana"

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço não conteve as lágrimas em muitos momentos da manhã inesquecível em Poço Redondo e disse: "O que podemos dizer depois de uma homenagem tão significativa e sincera ? Alcino era a nossa alma, o nosso combustível, o nosso  amigo e Mestre".

Cariri Cangaço Piranhas 2015
Poço Redondo, Sergipe 26 de Julho 
Solenidade de Inauguração Avenida Alcino Alves Costa

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A VINGANÇA DE CORISCO NO PALCO DOS INOCENTES

Por Raul Meneleu Mascarenhas

A estória nos foi narrada por um dos que viveram à época em que os fatos ainda estavam latentes, o Senhor Celso Rodrigues. Quando menino ouvindo os adultos conversarem no balcão da bodega de seu pai, estabelecida em Piranhas naqueles anos pós morte de Lampião.


Esse garoto, homem idoso hoje, com palavras cadenciadas e veementes, nos fez passar por um portal do tempo, em frente à casa quase destruída pelo abandono dos anos, e passou a contar-nos o triste assassinato de seis membros da família que ali em felicidade viviam.

Essa narrativa do Senhor Celso Rodrigues, foi feita para mais de uma centena de pesquisadores, historiadores e admiradores do tema Cangaço, reunidos no grande encontro CARIRI CANGAÇO 2015 na cidade de Piranhas.

Foi proferida na Fazenda Patos, nesse município do Estado de Alagoas, Brasil, onde foi o palco de uma das maiores atrocidades desse cangaceiro para vingar a morte de Lampião, o Rei dos Cangaceiros.


Corisco matou seis pessoas e degolou suas cabeças e as enviou para o Tenente João Bezerra, comandante das Volantes que trucidaram Lampião, Maria Bonita e alguns cangaceiros. Eram as vítimas pessoas inocentes que não tiveram nada com a morte de Virgulino Ferreira, o Lampião. 


Foi o próprio delator quem indicou a Corisco que a traição, tinha vindo da família do vaqueiro, o Senhor Domingos Ventura, inventando uma mentira pois tinha medo de morrer às mão do facínora. 

Foram assassinados além dele, sua esposa e mais quatro membros de sua família.


Choramos juntos, todos nós, naquele terreiro da casa do coiteiro Domingos Ventura, onde sua esposa também fora assassinada por esse terrível cangaceiro e mais quatro membros de sua família que foram covardemente assassinados e decepadas suas cabeças e enviadas para o Tenente João Bezerra que tinha comandado as Volantes que livraram o povo nordestino do famigerado Lampião.

Também tivemos a participação de um dos maiores pesquisadores do cangaço, o historiador e escritor Antonio Amaury, com vários livros lançados sobre o tema.


Plantamos nessa ocasião pós-palestra, uma centena de árvores no terreiro da fazenda para que lembrem às autoridades que apressem os reparos de recuperação daquela casa, para que se perpetue a saga, a triste sina, os momentos de pavor daquela família inocente da denúncia.

Não por morbidez devemos lembrar esse fatídico dia, para que fique registrada para a história, a violência do banditismo dos cangaceiros e de Corisco, o Diabo Louro e a inocência dessa família.

http://meneleu.blogspot.com.br/2015/08/a-vinganca-de-corisco-no-palco-dos.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A NOVA FACE DO CANGAÇO

https://www.youtube.com/watch?v=vei7QhT9TKg&feature=youtu.be

Este vídeo foi produzido pela Laser Vídeo produções, uma empresa do cineasta  e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira. 

Heldemar Garcia disse: 

Amigos, essa é uma mostra fantástica de imagens feitas com profissionalismo, talento e alta tecnologia que a Laser Vídeo nos brinda em um documentário bem produzido. O sonho de muitos anos de labuta, muita dedicação e paciência, que Aderbal vem colecionando ao longo e sua jornada. 

Parabéns a todos os envolvidos no projeto. Mostrem para o mundo, com arte, ciência e boa técnica o que nós temos em nossa rica região nordestina. Isso é NORDESTINIDADE. Show... show... sensacional...


Estou impressionado com a riqueza das imagens do vídeo nesse projeto audacioso. Eu como muitos conhecemos pouco da história do Cangaço. É uma boa oportunidade. 

Parabéns a todos os envolvidos no projeto. Vamos aguardar a próxima etapa!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MORTE DE LAMPIÃO (IX)

Por Clerisvaldo B. Chagas, 28 de julho de 2015 - Crônica Nº 1.461

Vamos resumir em uma crônica, cerca de 20 páginas ricas em detalhes.


28.07.1938. (Quinta-feira).

Segundo o autor da tese do envenenamento.

Madrugada ainda quando Maria Bonita faz o café, Lampião e mais cerca de três cangaceiros, tombam ao prová-lo. Lampião caindo sentado na rede, já sem vida, começa certo alvoroço no acampamento. As três volantes estão em suas respectivas posições, quando o intenso tiroteio, inclusive com metralhadoras, acontece para dentro da grota. Os cangaceiros, desesperados não sabem o que fazer. Escuro, frio, neblina e fumaça. Alguns atiram e fogem, outros resistem e morrem quando a grota dos Angicos vira um inferno repentino.

No entrevero, que vai amainando, estão mortos alguns cangaceiros e outros feridos e ainda vivos, vão sendo torturados até a morte. Entre os que ainda estão com vida, Maria Bonita é degolada viva. Após o saque ao acampamento, o comandante ordena que cortem as cabeças dos cangaceiros mortos. Houve uma cena dantesca narrada pelo cangaceiro “Paturi” que se escondeu na pequena furna e tudo presenciou.

Entre os mortos do bando estão os cangaceiros: Lampião e Maria Bonita, Quinta-feira, Mergulhão, Enedina, Luiz Pedro, Elétrico, Moeda, Alecrim, Colchete II e Marcela.

Da parte da polícia foi morto o soldado Adrião Pedro de Souza e ferido o comandante das três volantes, tenente João Bezerra.

Os outros cangaceiros conseguiram escapar, diante da confusão, neblina e fumaça.

As cabeças dos cangaceiros mortos foram salgadas e colocadas em sacos, pendurados em caibros e transportadas pelos soldados até o rio São Francisco. Os corpos dos bandidos eliminados ficaram amontoados sob pedras.

Os sacos com as cabeças subiram o rio em canoa até à cidade alagoana de Piranhas de onde partiram as volantes para o ataque. Ali houve muita festa das tropas e do povo, desfiles de soldados pelas ruas e exposição macabra das cabeças na porta da prefeitura.

As cabeças dos onze cangaceiros mortos foram exibidas ainda em várias cidades como Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Maceió e em alguns povoados.

Com a morte do chefe, os cangaceiros que escaparam da hecatombe tomam três destinos diferentes: uns se entregam à polícia, outros procuram fugir para destinos como São Paulo e, outros ainda, bem poucos, continuam perambulando sem rumo certo pelas caatingas.

Oficialmente é considerado extinto o fenômeno Cangaço no Nordeste, consolidando-se com a morte de Corisco, dois anos depois.

·         Narrativa baseada no livro: CHAGAS, Clerisvaldo B. & FAUSTO, Marcelo. Lampião em Alagoas. Maceió, Grafmarques, 2012.
   
FIM DA SÉRIE DE NOVE CRÔNICAS. 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTREVISTA DE LAMPIÃO AO JORNAL O POVO EM 4 DE JUNHO DE 1928


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Amigos leitores, creio eu que deve existir uma maneira de melhorar esta imagem, isto é as letras para se ter uma melhor visão em relação à leitura, mas infelizmente eu não sei e nem tenho a mínima ideia como se faz este trabalho. Desculpa-me o meu pouco conhecimento com informática.


Fonte: facebook
Página: Feitosa Lailson

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TENENTE ANTÔNIO SALGADO DO TEMPO DE LAMPIÃO


Então Tenente Antônio Salgado, comandante do destacamento policial que guarnecia a cidade de Sousa (PB) quando Lampião enviou o bando para atacá-la em 27 de julho de 1924) Cortesia da Sra. Ivanil Salgado (In memoriam) - Pombal - PB).

Esta fotografia está no livro "Nas Veredas da Terra do Sol", primeiro trabalho literário de autoria de José Romero Araújo Cardoso

Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
jttp://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

OS VOLANTES MANUEL ARRUDA DE ASSIS E FEBRÔNIO OLINTO DE SOUSA EM 1923


Manuel Arruda de Assis e Febrônio Olinto de Sousa no lugar açudinho, município de Conceição do Piancó (Estado da Paraíba) - 1923. Manuel Arruda de Assis está posando para fotografia com o chapéu do cangaceiro Cícero Costa. (Fotografia gentilmente cedida pela família do Coronel Manuel Arruda de Assis)

Esta fotografia está no livro "Nas Veredas da Terra do Sol", primeiro trabalho literário de autoria de José Romero Araújo Cardoso.


Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
jttp://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

CABO JOSÉ GUEDES EM PRINCESA-PB


Volante do então Cabo José Guedes, em Princesa/PB, ano de 1925 (Cortesia do Sr. Zacarias Sitônio (In memoriam) - João Pessoa/PB). 

Esta fotografia está no livro "Nas Veredas da Terra do Sol", primeiro trabalho literário de autoria de José Romero Araújo Cardoso.

Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
jttp://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

PRIMEIRO TIROTEIO DE LAMPIÃO COM A POLÍCIA DE PERNAMBUCO


Hoje, dia 01-08-2015, faz 92 anos que Virgulino Ferreira da Silva o Lampião e seu grupo participaram pela primeira vez de um tiroteio com a polícia de Pernambuco, em 01-08-1923. Isso ocorreu em Nazaré do pico, distrito de Floresta-PE, com a volante do sargento sinhozinho Alencar.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com