Seguidores

quinta-feira, 23 de julho de 2015

ZÉ SERENO - DEPOIMENTOS E RELATOS DE UM EX CANGACEIRO DO BANDO DE LAMPIÃO - PARTE I

Por Geraldo Júnior

Amigos (as) conforme anunciado e prometido, apresento-lhes esse histórico e inédito (Redes Sociais) documentário, onde todos (as) vocês terão a oportunidade de ouvir o depoimento de uma testemunha ocular dos acontecimentos do cangaço e do desfecho final da vida do maior de todos os cangaceiros.

Durante o depoimento o ex-cangaceiro Zé Sereno aborda diversos assuntos relacionados ao tempo em que esteve integrado às hostes cangaceiras de Virgulino Ferreira "Lampião", entre os assuntos comentados estão alguns combates que foram travados contra Forças Policiais Volantes, emboscadas, personagens importantes, a rotina do grupo, as últimas horas de vida de Lampião, o ataque da Volante Alagoana e como não poderia faltar... a questão do veneno (Envenenamento).

Esses e outros assuntos vocês ouvirão no documentário a seguir.

ASSISTAM!!!!!

Fonte: facebook
Página: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VISITA AO LOCAL DA PRISÃO DO CANGACEIRO ANTÔNIO SILVINO.


Publicado em 17 de setembro de 2014

Neste documentário você irá conhecer a antiga fazenda do Senhor Joaquim Pedro localizada no sítio Lagoa da Laje (no município de Frei Miguelinho, antes pertencente a Taquaritinga do Norte, no Agreste pernambucano), onde há cerca de 100 anos atrás ocorrera neste local a prisão do famoso cangaceiro Manoel Batista de Morais o famoso 

cabaceiraspb.weebly.com

"Antônio Silvino" o "Rifle de Ouro", em 28 de novembro de 1914, pelo alferes da polícia de Pernambuco Teófanes Torres.

Categoria: Animais
Licença: Licença padrão do YouTube

Vídeo adquirido no Youtube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MULHER NO CANGAÇO, 1976

https://www.youtube.com/watch?v=g6n2ia1Bb04&feature=share

Publicado em 7 de fevereiro de 2014

"Documentário (com cenas reconstituídas) sobre algumas das mais de 50 mulheres que estiveram no cangaço. 

Dadá e seu companheiro Corisco

Destaque para Dadá (Sérgia Ribeiro, mulher do cangaceiro Corisco), e ela relembra o dia em que foi raptada pelo cangaceiro Corisco.

Última fila Sila à esquerda ao lado de Zé Sereno, Adília ao lado de Canário

Sila (mulher de Zé Sereno) e ela conta que teve que doar o filho, cujo parto foi feito por Maria Bonita, pois não dava para criar um bebê devido a peregrinação do bando pelas caatingas e sertões. 

Adília (mulher de Canário) conta que encontrou na companhia do marido, Canário, a liberdade que o pai lhe negava."

João de Sousa Lima e a ex-cangaceira Maria de Juriti

Maria do cangaceiro Juriti se recusou a participar do filme. 

No local, há dias que o rei do cangaço e seu respeitado bando estavam com acampamentos armados, e infelizmente não tiveram sorte, as volantes os cercaram e chacinaram 11 dos 34 cangaceiros que lá se encontravam.

Documentário exibido em 1976 no Globo Repórter da TV Globo, com cenas gravadas no povoado de Sítios Novos, do município de Poço Redondo, no Estado de Sergipe terras onde Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros perderam as vidas.

Dados técnicos do documentário: 

Categoria: Educação:
Licença: Licença padrão do YouTube


http://blogdomendesemendes.blogspot.co

JUNIOR ALMEIDA: A VOLTA DO REI DO CANGAÇO NO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS


Eu fui presenteado com esta obra pelo autor Júnior Almeida, e já iniciei a leitura. Nela, são revelados fatos que aconteceram no "Instituto Nina Rodrigues", e que são fatos gravíssimos. 

Não deixe de adquiri-la, para você saber o que aconteceu com o material genético dos cangaceiros mortos na madrugada de 28 de julho de 1938, lá na Grota de Angico, no Estado de Sergipe, e mais outros assuntos do seu interesse. 

Não deixe para depois, vez que livros escritos sobre "Cangaço" são arrebatados por leitores, escritores e pesquisadores, principalmente pelos colecionadores, e você poderá ficar sem ele.

O livro custa 45,00 Reais, e basta clicar no link abaixo e pedir o seu.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-638907377-a-volta-do-rei-do-cangaco-_JM

MAIS PONTOS DE VENDA EM CAPOEIRAS

Amigos, nosso trabalho, A VOLTA DO REI DO CANGAÇO, além vendido direto por mim, no MERCADO ALMEIDA JUNIOR E também pode ser encontrado na PAPELARIA AQUARELA, ao lado do Correio, também na PANIFICADORA MODELO, com Ariselmo e Alessilda e no MERCADO POPULAR, de Daniel Claudino Daniel Claudino e Gicele Santos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO DE MOCINHO A BANDIDO


NOVO LIVRO CONTA A SAGA DA VALENTE SERRINHA DO CATIMBAU

O professor e historiador Antônio Vilela está lançando seu novo livro sobre o cangaço: "Lampião De Mocinho a Bandido - A saga de Serrinha do Catimbau contra o Cangaço".  

O autor está comercializando seu livro em vários pontos da cidade durante o Festival de Inverno de Garanhuns, depois fará uma série de lançamentos na região, até em cidades do Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba.

No lançamento do livro do amigo Vilela, Lampião de Mocinho a Bandido, na Praça da Palavra em Garanhuns, PE

O novo livro de Vilela foi produzido na Editora Bagaço, em Recife, e tem orelhas escritas por Jairo Luiz, sócio da SBEC - Sociedade Brasileira para o Estudo do Cangaço.

O novo Lampião, é um exemplar obrigatório para quem quer saber mais sobre as histórias dos cangaceiros.

Sinceramente, o melhor trabalho de Antônio Vilela, em todos os sentidos, pesquisa, escrita e edição.

Adquira logo o seu, antes que os colecionadores venham invadir a estante do autor. 

Peça-o através 
deste e-mail: incrivelmundo@hotmail.com

http://blogdoronaldocesar.blogspot.com.br/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO, CONHAQUE E CARNE-DE-SOL (IV)

Por Clerisvaldo B. Chagas, 23 de julho de 2015 - Crônica Nº 1.456

23.07.1938. (Sábado).

O leitor viu que Lampião acampou na grota, cedinho, do dia 21. Mandou chamar o futuro coiteiro Durval, no dia 22 e com ele conversou. Você viu também que Virgolino atravessara o rio com 18 pessoas acomodadas em três canoas. Quando acampou foi com quarenta pessoas, supondo-se que outros subgrupos aguardavam nas imediações.


Naquele sábado, porém, dia 23 de julho de 1938, faltando apenas cinco dias para o seu fim, o chefe do bando aguarda a volta de Durval no esconderijo daquela grota na fazenda Angicos.

“Durval mata os bois e nada diz ao irmão Zezé e nem a ninguém. Após a matança, à tardinha, Durval volta ao coito, como Lampião pedira. Lampião pergunta por notícias dos macacos. Ele diz que não tinha ido falar de nada. Lampião indaga se conhece o tenente Bezerra. Responde que conhece muito.

─ Você conhece um homem chamado Pedro de Cândido?

─ É meu irmão.

─ Seu irmão?

─ É meu irmão.

─ Ah, tá certo!

Lampião diz que abateu uma cabra para comer. Mostra o couro e diz que tudo que utilizar na fazenda será pago. Encomenda a Durval boa manta de carne-de-sol, 01 cantil e 06 litros de conhaque marca ‘Cavalinho’.

Durval teve medo de olheiros e recusou o pedido das compras fora à carne. Lampião mandou que ele procurasse o coiteiro Erasmo Félix, irmão de outros coiteiros: Manoel e João Félix”.

O jogo ativo da espionagem é grande por parte de todos: cangaceiros, coiteiros e volantes. Os coiteiros não podiam vacilar em nenhum momento, pois poderiam ser trucidados por cangaceiros ou pelas volantes de olho no rio.

·         Narrativa baseada no livro: CHAGAS, Clerisvaldo B. & FAUSTO, Marcello. Lampião em Alagoas. Maceió, Grafmarques, 2012.

Continua amanhã.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CABELEIRA de Franklin Távora


Publicado pela Editora Três em 1973

Capa de boa qualidade - Preço 11,00 Reais
Peça o seu! Eu tenho esta obra e a adquiri no lançamento em 1973.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-676263243-o-cabeleira-franklin-tavora-_JM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com