Seguidores

domingo, 7 de junho de 2015

O CRUZEIRO DE 01.08.64 CONTA A HISTÓRIA DESTE MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO.

Por Angélica Bulhões

Em seu "Corisco, a sombra de Lampião", mais precisamente no segundo capítulo, o pesquisador Sérgio Dantas remete o texto para duas revoltas, cuja origem não se deu em terras nordestinas: Revolta dos 18 do Forte de Copacabana (1922) e a Revolta Paulista, também conhecida como Revolta de Isidoro (1924). Tais revoltas aliadas à Coluna Miguel Costa - Prestes (1925 - 1927) e a Comuna de Manaus (1924), formaram o famoso movimento denominado Tenentismo. Portanto, a Revolta de Isidoro, que eclodiu em São Paulo, cujo desdobramento se verificou no 28º Batalhão de Caçadores do Exército na cidade de Aracajú, favoreceu naquele momento, a entrada de meu bisavô Cristino ao mundo do Cangaço. Segue a Revista O Cruzeiro de 01.08.64 que conta a história deste movimento revolucionário.










Fonte: facebook
Página: Angélica Bulhões ‎Lampião, Cangaço e Nordeste

Para quem não sabe Angélica Bulhões é filha de Sílvio Bulhões, e bisneta dos cangaceiros Corisco e Dadá

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CAUSO DE JUAZEIRO - Tudo é possível, mas poderá ser apenas uma brincadeira


Durante a Revolta de Juazeiro, ocorrida em 1914, aconteceu um fato interessante. Como não havia armas para todos os romeiros, muitos resolveram lutar com cacetes e, a todo instante chegava um romeiro pedindo ao Padre Cícero o seguinte:

- Meu Padim, benza meu cacete que vou pra guerra...

Outro: 

- Padim, benza o meu cacete também...

Mais outro:

- E o meu tem que ser benzido também...

Depois de certo tempo, o Padre Cícero já estava com as mãos inchadas de tanto benzer cacete. Foi quando ele teve uma ideia para resolver o problema. 

Como existia uma mata próximo, resolveu benzer toda floresta, logo a notícia se espalhou que os cacetes retirados naquela mata já estavam todos benzidos.

História que o povo conta...

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Para você que não tem acesso ao facebook - CORRIDA DE CRIANÇAS DEFICIENTES -


Vejam, leitores, que coisa linda chamada solidariedade! Todos voltaram para levar consigo o jovem que competia com eles, mas caiu no meio do percurso. Ninguém venceu isoladamente. Todos foram vencedores.    

http://jmpminhasimpleshistórias.blogspot.com

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com  

SINHÔ PEREIRA EVITA COLOCAR OS PÉS NA SUA TERRA NATAL.


“Prefiro ficar aqui com minhas netas, meus parentes e meus amigos. Aqui enterrei o passado. Minha presença em Pernambuco pode reacender velhos ódios”.

Vejam leitores, como Sebastião Pereira da Silva, o ex-cangaceiro Sinhô Pereira era rancoroso. Depois de muitos anos fora do cangaço, ainda temia reacender velhos ódios, rixas, maldades... se voltasse à sua terra natal. Também só o tamanho do ex-cangaceiro, já fazia medo a qualquer homem do bem! Era um verdadeiro gigante humano!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://sednemmendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

NOTAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESTRADA DE FERRO MOSSORÓ-SOUSA

Por José Romero Araújo Cardoso[1] e Marcela Ferreira Lopes[2]

Para Wilson Bezerra de Moura, Ivanildo Formiga (In memoriam), Geraldo Benevides de Paiva e a todos os heróis da grande saga ferroviária mossoroense.

A dinâmica econômico-comercial de Mossoró começou a se efetivar de forma proeminente quando do assoreamento do importante porto de Aracati, inserido geograficamente no estado do Ceará, fato verificado a partir da década de setenta do século XIX.
         
Antes disso, toda movimentação comercial do litoral setentrional era feita através da cidade localizada na desembocadura do rio Jaguaribe, ponto terminal das tropas de burros que demandavam a essa localidade cearense, intuindo encontrar compradores para o que restava das mercadorias que transportavam em dificílimas viagens através das veredas do sertão.
          
Inúmeros comerciantes começaram a se deslocar para Mossoró, até então inexpressiva localidade potiguar, havendo destaque para o suíço Johannes Ulrik Graf, importante comerciante dedicado ao ramo de exportação e importação, sediado na conceituada casa Graf, a qual, localizada em Macaíba, representou a influência europeia no cotidiano econômico-social da então província do Rio Grande, pois era extraordinária a variedade de produtos de fora que disponibilizou quando de sua intensa atividade comercial.
          
Devido não dispor de meios de transportes eficazes, a produção sertaneja do próprio estado, bem como dos vizinhos, Paraíba e Ceará, direcionada à comercialização em Mossoró, era deslocada em tropas de burros, as quais tinham por característica proeminente a notável depreciação, tendo em vista os desafios enfrentados pelos antigos almocreves e suas históricas jornadas em busca de melhores preços na praça mossoroense. 
          
Observando que havia necessidade de implementar meio de transporte mais eficaz, Graf propôs que a solução estaria na construção de uma ferrovia interligando o oeste potiguar às barrancas do São Francisco, tendo em vista que o sal poderia ser escoado e peles, couros, algodão, etc. poderiam também ser transportado com mais facilidade, sem os percalços que notabilizavam as aventuras dos tropeiros pelas veredas da terra do sol.
          
Graf obteve a concessão para a construção de tão sonhada ferrovia, mas por falta de recursos não teve como levar avante o sonhado plano de dotar o estado do Rio Grande do Norte do mais moderno meio de transporte daquela época. Falido, dizem que Graf ganhou as matas da Amazônia, talvez em busca da riqueza representada pela borracha.    

Deixou para traz a utopia da estrada de ferro de Mossoró e o notável plano também arquitetado por ele de criar uma instituição de ensino que formulasse e disseminasse conhecimentos a fim de buscar referendar a convivência do homem com as secas. Esse sonho de Graf se efetivou nos três últimos anos do final da década de sessenta do século passado, quando da federalização da antiga Escola Superior de Agronomia de Mossoró (ESAM), hoje Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).
          
Em 1915 o sonho de Graf se concretizou, não obstante há décadas ter falecido o empreendedor suíço que deixou marcas indeléveis na história econômica, política e social de Mossoró.
          
A inauguração da estação ferroviária, ligando Mossoró a Porto Franco, era o primeiro passo para a conquista da racionalidade no deslocamento de produtos e pessoas, pois, a partir daí, começou verdadeira odisseia em prol da conexão com o estado da Paraíba.
          
Porto Franco, localizado no município de Grossos, era a via de escoamento da produção, para onde se destinava o fruto do trabalho sertanejo, não obstante sabermos que as diferenças sociais se notabilizavam pela proeminência, a exemplo das condições que fomentaram a criação do sindicato do garrancho.
          
A firma responsável pela construção dos primeiros trechos da ferrovia era particular, patrimônio de um ousado cearense, natural de Sobral, de nome Vicente Saboya Filho, o famoso Saboinha que se tornaria um dos comandantes da resistência mossoroense ao bando de Lampião no fatídico dia 13 de junho de 1927.
          
O transporte da produção sertaneja até Porto Franco, antes feito em penosas jornadas através de carros-de-boi, passou a ser realizado com o trem, sofisticado e bastante seguro, enfatizando, dessa forma, garantias de maior comodidade e evitando a depreciação da penalizada produção sertaneja, antes submetida ao jugo das condições inaceitáveis representadas pelo duro ofício do tropeirismo.
          
A importância econômica de Mossoró se exponencializou de tal forma que foi necessário estruturar um outro porto, o qual ficou conhecido por Porto de Santo Antônio, distante do lócus central de embarque e desembarque, onde as barcaças adentravam o rio Apodi-Mossoró, visando serem carregadas com algodão, peles, couros, gesso, sal marinho, etc. Em seguida, seguiam a correnteza do rio e chegavam ao oceano. Navios de grande calado, impossibilitados de atracar em Porto Franco, devido suas estruturas, esperavam esses produtos para levar para a comercialização no exterior.
          
Durante o boom econômico dos países periféricos, observado depois da primeira grande guerra, quando a Europa necessitou de matérias-primas em larga escala, visando reconstruir-se dos impactos causados pelo grande conflito mundial, verificou-se intensamente a dinâmica do processo que assinalou a necessidade de ser implementado o transporte férreo em razão que os antigos já não mais correspondiam aos interesses econômico-comerciais-financeiros que estiveram diretamente vinculados a importantes decisões, algumas a nível nacional, a exemplo da instalação da agência de número 36 do Banco do Brasil em Mossoró no ano de 1919, o que se constituiu em um dos motivos propalados por Lampião para invadir a cidade quando do malogrado ataque cangaceiro oito anos depois que a referida agência fora inaugurada.
          
A etapa seguinte foi chegar ao então distrito mossoroense de São Sebastião (hoje município de Governador Dix-sept Rosado), onde encontravam-se as maiores reservas de gipsita da América Latina. Nas Vossorocas da Espadilha exploravam essa rocha sedimentar, cujo transporte em direção a Porto Franco era feito da forma mais difícil possível.
          
Depois de São Sebastião vieram Caraúbas, Jordão, Patu, Almino Afonso, Antônio Martins, Alexandria, Santa Cruz e o distrito de São Pedro, sendo esses últimos em solo paraibano. Os últimos quilômetros da estrada de ferro Mossoró-Sousa em direção ao estado da Paraíba foram marcados pela apreensão e pela exultação, pois estava se concretizando o sonho de Graf, de Filipe Guerra, de Jerônimo Rosado, entre tantos outros defensores intransigentes da necessidade de meio de transporte eficaz interligando Rio Grande do Norte, Paraíba e restante do País.
          
Em meados da segunda metade da década de cinquenta do século XX, finalmente os trilhos da tão sonhada estrada de ferro que interligasse Mossoró ao restante do País chegaram a Sousa (Estado da Paraíba), marcando de forma épica um capítulo importante na história dos dois estados.
          
O trem passou a representar um elo de ligação fenomenal, tendo em vista a relação bastante enfática entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte, quando laços econômico-comerciais, familiares e afetivos passaram a se concretizar da forma mais extraordinária possível.
          
Era intensa a movimentação de pessoas em direção às cidades cortadas pelos trilhos, mas sobretudo em direção a Mossoró, polo econômico visivelmente mais desenvolvido do oeste potiguar.
          
As indústrias Fernandes eram alimentadas com matérias-primas transportadas pelos vagões da Mossoró-Sousa. Algodão e oiticica eram produtos requisitados incessantemente pelas importantes firmas localizadas em Mossoró, surgidas com a inversão de capitais do comércio para a industrialização original que firmou-se em Mossoró, responsável pelo importante momento da história econômica do estado do Rio Grande do Norte.
          
A estrada de ferro Mossoró-Sousa, de forma direta ou indireta, transformou-se em ganha-pão de milhares de pessoas, através de empregados efetivos da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), substituta do empreendimento de Saboinha, e, de forma indireta, com incontáveis seres humanos que aproveitavam as oportunidades, quando das passagens do trem para aumentar a renda familiar, vendendo tapiocas, pastéis, cocadas, enfim, comercializando uma variedade de produtos caseiros que hábeis mãos humanas produziam e que encontravam, imediatamente, consumidores em cada parada, fosse em direção a Sousa ou a Mossoró.
          
Viúvas, órfãos e outros marcados pelas aspereza da vida aguardavam ansiosamente a chegada do trem para oferecer delícias que a culinária sertaneja disponibilizava para fregueses certos. Para essas pessoas marcadas pelo destino a estrada de ferro Mossoró-Sousa era a garantia que no dia seguinte haveriam melhores condições de vida, pelo menos temporariamente, pois não tinham a quem recorrer para tentar mudar a sina inglória, tendo em vista que ninguém se importava com a vida dura que levavam, só o trem era a certeza de uma felicidade com data certa para terminar, como de fato terminou, quando da atrocidade cometida ao desativarem a estrada de ferro Mossoró-Sousa.  
          
Embora a importância da Mossoró-Sousa fosse incontestável, logo surgiram vozes contrárias à ferrovia, taxando-a de arcaica, de anacrônica, etc. Disseram até que a mesma era anti-funcional, anti-higiênica, pois quem gostaria de fazer uma viagem cômoda em um carro ao invés de realiza-la em uma composição férrea que sujava de terra todos os passageiros?
          
A técnica do empedramento seria uma solução para o problema das viagens desconfortáveis, mas a palavra de ordem era priorizar o individualismo através da produção da indústria automobilística do que o coletivismo representado pela conquista árdua simbolizada na estrada de ferro Mossoró-Sousa.
          
Todas essas acusações eram tão somente reflexos da política econômica adotada na era JK, a qual preconizava cinquenta anos em cinco, tendo como carro-chefe a indústria automobilística. A mídia, por sua vez, responsabilizava-se pela formação de um novo imaginário no qual estava inserida a ideia que ter um carro era mais importante enquanto sinônimo de status e de afirmação social.   
          
A inauguração do Porto Ilha e o assoreamento do Porto Franco foram o início da desativação da estrada de ferro Mossoró-Sousa. Um porto em alto-mar, longe das correntes marítimas que carreiam sedimentos para a costa, capaz de realizar extraordinários embarques e desembarques através de transportes pela imensidão do oceano, era tudo que a sofrida estrada de ferro não suportaria.
          
As estatísticas começaram a demonstrar que a nova realidade se concretizava a olhos vistos, pois ao invés de priorizar a estrada de ferro, importantes agentes econômicos, sobretudo dos setores salineiros e de fruticultura tropical irrigada, passaram a dar ênfase ao Porto Ilha no que tange à decisão de escoar a produção.
          
Os anos 80 e 90 do século passado marcaram a forma trôpega como a Mossoró-Sousa despontava no cenário regional, sendo desativada criminosamente e seus trilhos e obras de arte vendidos como ferro pesado em grandes centros econômicos nacionais, não obstante protestos sufocados pela lógica do capital em sua sanha indescritível.

[1] José Romero Araújo Cardoso. Geógrafo. Professor-Adjunto IV do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Geografia e Gestão Territorial (UFPB) e em Organização de Arquivos (UFPB). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UERN).

[2] Marcela Ferreira Lopes. Geógrafa-UFCG/CFP. Especialista em Educação de Jovens e Adultos com ênfase em Economia Solidária-UFCG/CCJS. Graduanda em Pedagogia-UFCG/CFP. Membro do grupo de pesquisa (FORPECS) na mesma instituição.

Enviado pelos autores José Romero Araújo Cardoso e Marcela Ferreira Lopes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUANDO LAMPIÃO CHEGAVA

Por Rangel Alves da Costa*

Não precisava nem o bando ser avistado ao longe, pois bastava alguém chegar em correria para dizer que Lampião e seus homens se aproximavam, e então tudo revirava de cabeça pra baixo. Para muitos, era a notícia mais triste de se ouvir, o anúncio mais pavoroso de se escutar, pois sabiam que a presença daquelas feras das caatingas bons rastros não iam deixar. Era um deus nos acuda, um aperreio danado, o redemoinho do medo tomando conta de tudo.

Certamente que o sertanejo temia muito mais a fama de ferocidade e violência que a real possibilidade de devastação do seu lugar e o abuso contra seu povo e até de velhos e inocentes. Não havia quem não relatasse fatos terrificantes da passagem do bando. Ainda que jamais tivessem presenciado qualquer fim de mundo, mesmo assim iam buscar no “ouvir dizer” as práticas mais medonhas e abomináveis do bando de cangaceiros.


O medo era inevitável. Mesmo que Lampião estivesse somente de passagem ou à localidade chegasse para um encontro com algum poderoso ou fiel amigo, nada disso impedia que a maioria da população passasse a temer pela própria vida. Ora, a fama fazia o monstro. E quando a cangaceirada despontava na curva da estrada ou de repente surgia de dentro da mataria, então o mundo inteiro se alvoroçava.

Em muitas povoações sertanejas, Lampião e seu bando chegaram e saíram sem disparar um só tiro, sem ameaçar ou olhar feio pra qualquer pessoa. 

Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Poço Redondo - www.panoramio.com

Algumas vezes chegou a Nossa Senhora da Conceição do Poço Redondo, pacificamente se instalou na casa do amigo China, dividiu a mesa farta com Padre Arthur Passos, depois foi assistir missa na igrejinha de Nossa Senhora da Conceição. 


A cangaceirada dentro da igreja e as armas de cano longo todas do lado de fora. O padre exigiu o desarmamento total em respeito ao lugar sagrada, mas impossível conseguir que perseguidos ficassem completamente desprotegidos.

Os relatos dão conta que Lampião tinha uma predileção especial por Poço Redondo, gostava de visitá-lo e estar pelos seus arredores. Basta ver o grande número de filhos da povoação que participaram do bando e logo se terá a força dessa proximidade. Contudo, nada disso evitava que o lugarejo ficasse em polvorosa com a notícia da proximidade ou da chegada do bando. Meu pai, o saudoso escritor Alcino Alves Costa, denominou de “As Carreiras” os episódios de fuga tresloucada de grande parte dos poço-redondenses ante a presença do Capitão.

Alcino Alves Costa - www.folhasertaneja.com.br

Como aconteceu em Poço Redondo, do mesmo modo por toda a região nordestina. A vaga informação já era motivo de preocupação desmedida, de medo e de pavor. Quanto mais a notícia ia se confirmando mais a população agonizava, ficava em tempo de enlouquecer. E quando os cangaceiros chegavam já encontravam cidades vazias, portas e janelas batendo, tudo revirado, com trouxas espalhadas pelos caminhos, pessoas correndo rumo à mataria ou qualquer lugar que garantisse salvação.

Os relatos sobre a situação de desespero sertanejo são mistos de comédia e tragédia. De um lado, o medo provocando situações inusitadas, como se esconder debaixo das camas, dentro de baús e armários, sorrateiramente subir nos telhados e lá permanecer até a tempestade passar. E de outro o desespero indescritível, a busca da fuga a qualquer custo, o sacrifício de velhos, doentes e adultos correndo levando crianças nos braços.

A fuga desesperada lembra a história bíblica da família fugindo da destruição de Sodoma. Sem poder olhar para trás para não virar estátua de sal, assim também o sertanejo que nem pensava em voltar para buscar o preá assado esquecido em cima do fogão. E também pelo medo de avistar cangaceiro em seu encalço e, igualmente a esposa de Lot, não poder mais seguir adiante.

Poeta e cronista

http://blogdomendesemendes.blogspot.com