Seguidores

terça-feira, 19 de maio de 2015

FRANCISCO DAS CHAGAS VASCONCELOS, ilustre cearense de Santana do Acaraú, como Membro Honorário da Academia de Cultura da Bahia


Foi sem dúvida um evento grandioso a posse do Prof. FRANCISCO DAS CHAGAS VASCONCELOS, ilustre cearense de Santana do Acaraú, como Membro Honorário da Academia de Cultura da Bahia. Eu estava lá e vi o auditório da Faculdade Dois de Julho inteiramente lotado. 

Dentre as presenças mais significativas, lembro bem o Prof. Celso Castro, Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, o Prof. Antônio Francisco Costa, Coordenador do Curso de Direito da Universidade Católica do Salvador, o escritor Oleone Coelho Fontes, autor do fantástico romance Um Jagunço em Paris, e o Dr. Ebenézer, funcionário aposentado do Banco do Brasil, que foi companheiro do Prof. Vasko nos idos de 1970 na agência do BB em Nossa Senhora da Glória.

Fonte: facebook

http://jmpminhasimpleshisorias.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIROS SOLTOS


1 - Vítor Rodrigues, o Criança, após o combate na Grota de Angicos, fugiu para São Paulo, adquiriu casa própria e mercearia naquela cidade.  Casa-se com Ana Caetana de Lima e tem três filhos: Adenilse, Adenilson e Vicentina. 


2 – Antenor José de Lima, o Beija-Flor - continuou pobre, analfabeto e desassistido.


3 – Manoel Dantas, o Candeeiro - segue o mesmo rumo, mas consegue se alfabetizar e negociar onde mora.    

Dos cangaceiros homens ele era o último e faleceu no dia 15 de Junho de 2014

4 – José Alves de Matos, o Vinte e Cinco - vai trabalhar como funcionário do Tribunal Eleitoral de Maceió e casa com a enfermeira Maria da Silva Matos e tem três filhas: Dalma, Dilma e Débora.                


5 - Antônio dos Santos, o Volta Seca - passa muito tempo preso na penitenciária da Feira de Curtume, na Bahia. É condenado, inicialmente, a uma pena de 145 anos, depois comutada para 30 anos. Através do indulto do presidente Getúlio Vargas, porém, em 1954, ele cumpre uma pena de 20 anos. Volta Seca casa e tem sete filhos e é admitido como guarda-freios na Estrada de Ferro Leopoldina.


6 - Ângelo Roque, o Labareda - consegue se empregar no Conselho Penitenciário de Salvador.  Casa e tem nove filhos.

         
7 - Saracura - E, intrigante como possa parecer, o ex-cangaceiro Saracura torna-se funcionário de dois museus, o Nina Rodrigues e o de Antropologia Criminal, os mesmos que expuseram as cabeças mumificadas dos velhos companheiros de lutas.

                          
8 - Bernardino, vulgo Canário - ele foi morto na cadeia por Penedinho, por ter entregado a sua cabeça à polícia em troca de redução da pena. Penedinho era primo de Adília, que era esposa de Canário. 

Português e sua companheira Quitéria

9 - Português - assim que Lampião foi morto, ele se entregou à polícia, mas foi assassinado na cadeia.


10 - João Marques Correia, vulgo, Barreiras - não consegui informação sobre ele.


11 - Antônio Luís Tavares, o Asa Branca era Paraibano. Viveu até falecer em Mossoró, em companhia dos 4 filhos e sua esposa Francisca da Silva Tavares, que ainda mora na mesma casa em que viveu o Asa Branca.

Viúva do cangaceiro Asa Branca paraibana mas reside em Mossoró.

Ele faleceu no dia 02 de novembro de 1981, e está enterrado no Cemitério São Sebastião em Mossoró, nos fundos da cova do cangaceiro Jararaca. 


12 - Juriti - após a chacina de Angico ele se entrega à polícia e foi liberado, mas covardemente foi queimado numa fogueira dentro da mata pelo Sargento DE LUZ, que fora delegado de São Francisco.

Sargento De Luz

O escritor Alcino Alves Costa diz em seu livro "Lampião Além da Versão - Mentira e Mistérios de Angico” que uma das autoridades mais perversa e sanguinária foi Amâncio Ferreira da Silva, que os cangaceiros já com documento de Soltura, ele os perseguia só para ter o prazer de matá-lo. 

Diz o escritor: "Amâncio Ferreira da Silva era o verdadeiro nome do sargento De Luz. Nascido no  dia 11 de agosto de 1905, este pernambucano ainda muito jovem arribou  para o Estado de Sergipe, indo prestar os seus serviços na polícia militar sergipana. Os tempos tenebrosos do banditismo levaram De Luz para o último porto navegável do Velho Chico, o arruado do Canindé Velho de  Baixo. Por ser um militar extremamente genioso, violento e perverso, ganha notoriedade em toda linha do São Francisco e pelas bibocas das caatingas do sertão. Dos tempos do cangaço ficou na história, e está  registrada no livro “Lampião em Sergipe”, o espancamento injusto que ele deu no pai de Adília e Delicado, o velho João Mulatinho, deixando-o  para sempre aleijado". 

Continua o escritor: "Um de seus maiores prazeres era caçar ex-cangaceiro para matá-los sem perdão e sem piedade. Foi o que fez com Juriti, prendendo-o na fazenda Pedra D`água e o assassinando de maneira vil e abjeta jogando-o em uma fogueira nas proximidades da fazenda Cuiabá. Foi em virtude de desavenças com o seu sogro, o pai de Dalva, sua esposa, que naquele dia 30 de setembro de 1952, quando viajava de sua fazenda Araticum para o Canindé Velho de Baixo, se viu tocaiado e morto com vários tiros. Morte atribuída ao velho pai de Dalva, o senhor João Marinho, proprietário da famosa fazenda Brejo, no hoje município de Canindé de São Francisco".

Continua o escritor: "Diz a história que João Marinho foi o mandante, chegando até ser preso; e seu genro João Maria Valadão, casado com Mariinha, irmã de Dalva, portanto cunhado de De Luz, ainda vivo até a feitura desse artigo, com seus 96 anos de idade, completados no mês de dezembro de 2011, foi quem tocaiou e matou o célebre militar e delegado que aterrorizou Canindé e o Sertão do São Francisco. Foi o sargento De Luz o matador de Manoel Pereira de Azevedo, o perverso e famoso Juriti. Manoel Pereira de Azevedo era um baiano lá das bandas do Salgado do Melão. Um dia arribou de seu inóspito sertão e viajou para as terras do Sertão do São Francisco, indo ser cangaceiro de Lampião, recebendo o nome de guerra de Juriti”.

Informação: Lembrando ao leitor que todos estes cangaceiros e o delegado De Luz já faleceram,apenas está viva a viúva do cangaceiro Asa Branca. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ESTE É O CANGACEIRO ÁS DE OURO


Uma imagem raríssima do cangaceiro Ás de Ouro.

Seu nome verdadeiro era Joaquim da Silva Medeiros e por pouco tempo foi cangaceiro de Lampião, mas tempo suficiente para escrever seu nome na história do cangaço.

Nas quebradas do Sertão...
Foto: Acervo do escritor e pesquisador Antonio Vilela

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MAIS UM LIVRO NA PRAÇA..." LAMPIÃO, O CANGAÇO E SEUS SEGREDOS "

Por Volta Seca

MAIS UM LIVRO NA PRAÇA..." LAMPIÃO, O CANGAÇO E SEUS SEGREDOS ".

Recebi, hoje, essa obra do escritor Sabino Bassetti. Já dei uma olhada, e, se trata de uma excelente bibliografia, rica em informações e dispondo de uma rica iconografia.

Quem quiser adquirir, diretamente com o autor, a informação que tenho é que o livro custa R$ 40,00 (quarenta reais, já incluso, o frete ).

Email do autor: sabinobassetti@hotmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS NOVOS GUERREIROS DA CAATINGA

Por Robério Santos

Quando a palavra “cangaço” aparece em algum estudo, artigo ou debate oral a primeira visão que a maioria dos pesquisadores e curiosos tem é o nordeste. Também se associam a homens adornados em couro e muito sangue nas mãos. Não vou me prender à história do cangaceirismo, aquela coisa demorada que vem desde quando os diversos povos, principalmente os europeus, chegaram no Brasil. O cangaço “rotulado e carimbado” se desenvolveu com mais força no Nordeste, região do país já povoada e pobre, pois a região norte o que ganhava em pobreza perdia em moradores, na sua maioria, índios e imigrantes de outros estados da nação. O centro-oeste era um grande vazio, o sudeste desenvolvido e fértil e a região sul com sua mania de querer ser uma verdadeira “cidade-estado” e conseguir sua independência. Sobrava então a luta de classe para o nordeste, terra fértil para o messianismo, latifundiários, pouca escolaridade, politicalha, escravidão, supremacia dos ricos e a cultura da violência.

Quando Lampião no final da década de 10 começou a apontar como cangaceiro, o banditismo já era notícia antiga e ele entra como um grande administrador do movimento. Virgulino funcionou como um eficaz Katamari que ia agregando dinheiro, homens, mulheres, histórias e fotografias por onde passava. Mas, de onde vinham estes cangaceiros que passaram pouco ou muito tempo no bando mais afamado dos sertões? 

Tomemos como base Volta Seca. Menino do Saco Torto em Riachuelo-SE, se desentende com a madrasta, foge de casa e acompanha de forma sutil o bando no início de 1929. Crime algum havia cometido. A curiosidade foi maior que a necessidade naquele instante, ao contrário de Zé Sereno, que corrido de uma briga na região de Chorrochó, entra para o bando em 1930 com a benção de seu primo Zé Baiano. Vários motivos levaram homens simples a ingressar no cangaço, o mais comum deles era a “salvaguardo” e proteção que o bando proporcionava perante a sociedade, que, esta pensava duas vezes antes de atacar um cangaceiro. Eles se sentiam muitas vezes deuses e impunes. O medo se instalava também dentro do bando, a exemplo de cangaceiros que fugiram para não serem mortos, aqueles que foram baleados e sobreviveram, como também os que foram presos. Claro, falo dos que ficaram vivos, sem focar nos que além de receberem tiros, também tiveram suas cabeças decepadas e seus pertences roubados. 

O cangaço virou instituição, só faltava CNPJ para ser uma empresa legalizada. Vários bandos atrelados ao chefe Lampião foram formados e estes foram agregandos mais membros e muitas mulheres. Volto a dizer: onde estes ingredientes eram apanhados? Aqui, ali, acolá... não faltavam homens para o serviço. Havia paralelamente outra classe de “homens em armas” que poer diversas vezes combateram os cangaceiros como “contratados” do Governo, eram os pistoleiros e jagunços. Estes viviam muitas vezes como “leões de chácara”, acompanhando e protegendo o Coronel da região ou praticando crimes encomendados, sendo estes mais independentes, tendo até muitas vezes seu pequeno pedaço de terra ou morando na capital. Não temos registros de Pistoleiros que viraram cangaceiros, mas alguns cangaceiros após largarem o cangaço receberam convites para entrar na pistolagem, dada a familiaridade desses indivíduos com armamento e as dificuldades encontradas no sertão. 

O Estado Novo chega, com ele o progresso dirigido pelo Getúlio Vargas que queria um país destinado ao povo. Para isso ele teria que limpar a mancha que se instalava há séculos no nordeste. Quem mais aparecia na mídia? Cangaceiros, claro, com milhares de notas, centenas de fotografias, cordéis, livros, filmes, histórias cabulosas que muitas vezes eram confundidas com as da polícia e tantos outros detalhes que só tornavam os cangaceiros mais afamados, aqui no Brasil e também no exterior, chegando a estampar manchetes nos jornais de maior circulação dos EUA e na Europa. O declínio do cangaço começa a chegar quando as estradas de rodagem são abertas, o ensino de qualidade começa a ser incluído nas localidades, novos empregos, os aviões começam a patrulhar terrenos maiores e cada cidade tinha por obrigação um quartel de polícia prontos para a guerra. O cerco estava se fechando e um grupo estava se beneficiando disso: os jagunços.

A jagunçada estava livre, protegida muitas vezes até por juízes e políticos. Cometiam crimes bárbaros e a mídia nem ao menos comentava e quando citavam, na verdade, focavam no crime e não nos autores. Cangaceiro não, se um destes dava um tapa em alguém virava capa de O Globo; se tirava a barba, de igual importância, até o barbeiro era entrevistado. O jagunço matava sem pena, defendia seu patrão e dizimava muitas vezes famílias inteiras. 

Chega 1938 e Lampião é morto, o cangaço foi abalado. Os grupos ficaram com medo, muitos se entregaram, outros desapareceram no oco do mundo e alguns foram mortos. O túmulo havia sido aberto. Em 1940 Ângelo Roque se entrega e Corisco é assassinado, a lápide foi colocada no que entendemos como “cangaço lampiõnico”. Mas, como sabemos, dias antes da morte de Lampião, um parente de Maria Bonita havia se integrado ao grupo e outro de nome Luiz de Thereza vindo de Itabaiana-SE ou São Paulo (Frei Paulo-SE) estavam de calouros no bando, então, qual sua formação para que fossem levados a tal ponto? Agora, vem a pergunta: o que aconteceu com os indivíduos propensos a entrar no cangaço depois da morte de Lampião e seu compadre Corisco? Apenas desistiram ou mudaram seu foco? O que aconteceu com outros bandos de cangaceiros que não tinham vínculo com Lampião? Apenas se desarmaram e foram tocar suas vidas? 

Dezenas de relatos pós-Lampião de grupos armados saqueando diversas regiões do Nordeste e o sul da Bahia foram noticiados de forma sutil e até mesmo abafados pela censura do governo Vargas, eles não queriam mostrar ao grande público que haviam deixado vestígios do Cangaço. Os Coronéis, muitas vezes mais perversos que os cangaceiros e também responsáveis pelo armamento destes saíram impunes da questão, até mesmo mais ricos, como os que ficaram com os pertences de Zé Baiano e a solda da dívida com este. Os Jagunços foram protegidos, temendo apenas seus rivais de outras famílias inimigas e também outros pistoleiros que poderiam deixar de ser amigos e passar a ser executor, tudo pelo dinheiro. 

Nas décadas de 50 e 60 grupos invadiam cidades pequenas, saqueavam e matavam pessoas inocentes. Será que se Lampião e Corisco não tivessem morrido, estes indivíduos, a exemplo das famílias Novais e Ferras na região do Pajeú teriam se tornado Cangaceiros propriamente ditos? Mas, se eles seguiam a mesma cartilha de antes, por que não chamá-los de “Cangaceiros” como eram taxados antes de 1940? Qual o medo que se instala na história em reviver fatos que já foram lapidados e muitas vezes aparecem ainda em seu estado bruto? Nem tenho como responder estas perguntas sem causar um Tsunami em meio aos que se encontram em suas zonas de conforto, mas de uma coisa tenho certeza, os Jagunços e Pistoleiros estão aí, ainda presentes no dia a dia desta sociedade que se diz moderna, praticando os mesmos crimes ou até piores que os dos cangaceiros, mas, talvez seja que para ser cangaceiro teriam que vestir com chapéu de couro de veado com a aba virada; punhal; perneiras e um óculos redondo como o estereótipo que agrada aos especialistas, deste misto de herói e bandido que divide opiniões há quase 100 anos. De uma coisa tenho certeza, nem Lampião imaginava que seria tão estudado.

Robério Santos
Membro da Academia Itabaianense de Letras

http://blogdomendesemendes.blogspot.com