Seguidores

domingo, 10 de maio de 2015

O CANGACEIRO ESPERANÇA AINDA NA PRISÃO EM VÁRZEA DA EMA

Por João de Sousa Lima

Clique neste link para você ler o artigo completo

http://www.joaodesousalima.com/2013/02/cangaceiro-esperanca-sua-prisao-e-sua.html


O cangaceiro Esperança quando preso, já atendendo agora por Mamede, seu nome real, encontrou com o jovem sobrinho José Gonçalves Varjão, apelidado de Pororô e lhe confidenciou que na frondosa árvore lateral a casa de sua família, enterrado próximo ao seu tronco, tinha um material guardado e que ele tirasse e entregasse a seu pai. 

Izidoro, João Lima e José Pororô. Sobrinhos de Esperança abraçando 
o escritor João de Sousa Lima.

Pororô procurou ao redor da árvore mais diante da pouca idade não encontrou forças para continuar a empreitada de escavação no duro chão de cascalhos. O tempo passou, Pororô cresceu e retornando certo dia de uma caçada, quando se aproximava de sua velha residência, viu quando seu cachorro passou acuando um preá, o cachorro parou próximo a antiga e frondosa árvore, Pororô se aproximou e viu o cão rosnando e olhando para um pé de macambira, Pororô tirou a cactácea e avistou uma lajota cobrindo um buraco, tirou a pedra, o preá correu com o cachorro latindo atrás, Pororô puxou um tecido em farrapos que cobriam algumas peças, entre elas: 

Colher de prata de Esperança presenteada ao escritor João de Sousa Lima pelo sobrinho do cangaceiro.

Uma colher de prata, 160 cartuchos de fuzil, um punhal, uma espora e algumas moedas. Era esse o tesouro de Esperança que ele havia pedido para o sobrinho guardar. 

Detalhes do punhal e da colher de prata.

Pororô vendeu os cartuchos a um dos prefeitos de Macururé. A colher de prata, algumas moedas, o punhal e uma das esporas ele me presenteou. Na colher encontramos as letras: MA. Talvez o cangaceiro tenha tentado escrever seu verdadeiro nome: MAMEDE. No punhal tem um “NA” ou “NH”.

Ludugero, tio de Esperança, dono da fazenda Quirino.

Pororô ainda reside e seu irmão Izidoro ainda residem no São Francisco e os Quirino é herança que ficou com a família. Aquele longínquo pedaço de chão ainda guarda as histórias do cangaço vivido em suas terras, memórias ainda latentes de um tempo que teima em não ser esquecido e nem deve...

Escritor, Pesquisador, autor de 09 livros. Membro da Academia de Letras de Paulo Afonso e da SBEC - Sociedade Brasileira de estudos do Cangaço. Telefones para contato: 75-8807-4138 9101-2501 - email: joaoarquivo44@bol.com.br joao.sousalima@bol.com.br

http://www.joaodesousalima.com/2013/02/cangaceiro-esperanca-sua-prisao-e-sua.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS BONS SOBRE CANGAÇO VOCÊ IRÁ ENCONTR-LOS NA LIVRARIA DO PROFESSOR PEREIRA



Faça seu pedido através deste e-mail:
franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO O CANGAÇO E SEUS SEGREDOS


Já está disponível à venda o mais novo trabalho do escritor e pesquisador do cangaço José Sabino Bassetti.

O Livro intitulado LAMPIÃO - O CANGAÇO E SEUS SEGREDOS, como o próprio título já diz, trará em suas páginas alguns segredos e informações, sobre o cangaço e seu representante maior, até então desconhecidas da grande maioria dos simpatizantes e estudiosos do assunto.

Um trabalho que foi desenvolvido através de pesquisas sérias e comprometidas com a verdadeira história e baseado em depoimentos e declarações de testemunhas oculares dos acontecimentos.

O preço promocional de lançamento é de apenas R$ 35,00 e pode ser adquirido através do e-mail sabinobassetti@hotmail.com e será entregue em sua residência devidamente autografado pelo autor.

IMPERDÍVEL!!!!!

Aviso aos amigos que estão adquirindo o livro "Lampião. O cangaço e seus segredos", que está havendo uma pequena demora na entrega por parte dos Correios, mas tudo dentro dos limites. Grato.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


FUGINDO UM POUCO DO NOSSO TEMA - 10 DE MAIO DIA DAS MÃES!

Por José Mendes Pereira

Se não preparou uma mensagem para sua mãe ou que não tem palavras para declarar o quanto a ama, e agradecer por tudo que ela tem feito por você, ponha no DVD da sua casa, do seu carro, do seu barco esta canção: "CONCEIÇÃO NOME DE SANTA" uma das mais lindas canções já feita até hoje, ou quem sabe, a mais linda de todos os tempos para se dedicar à mãe. 

Conceição permanecerá como a canção que se canta parabenizando aniversário.  Não importa que a sua mãe seja Joana, Terezinha, Raquel, Maria Luzia ou outro nome qualquer, o importante é você dedicar esta canção à sua amada mãe. O autor é o cantor Edy Lemos que nasceu e foi criado em Mossoró. 

Esta mensagem estará sendo ouvida hoje por milhões de brasileiros, inclusive em outros países do nosso planeta. 

O sucesso desta música é o conjunto da obra: uma linda voz, uma linda letra e muito emociona o coração de quem a ouve, um excelente arranjo, tudo isso fez a música ganhar o Brasil e o mundo europeu.  

Parabéns para o Edy Lemos, para sua mamãe, e para a mãe de todos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUADRANTE 45 VIAGEM NO TEMPO (FICÇÃO) – FINAL

Por Raul Meneleu Mascarenhas





FIM!

http://meneleu.blogspot.com.br/2015/04/lampiao-o-retorno-quadrante-45-uma.html



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO, REI DO CANGAÇO, FOI ASSOMBRO DO SERTÃO


O cangaço não tinha um líder de destaque desde 1914, quando Antônio Silvino foi preso, a partir de 1922, Lampião assumiu o bando de Sinhô Pereira e tornou-se o rei do cangaço, um guerreiro visionário, destemido e estrategista. 

Sinhô Pereira e Luiz Padre eram primos

A capacidade de despistar seus perseguidores lhe valeu a fama de possuir poderes sobrenaturais e, após escapar de inúmeras emboscadas, de ter o corpo fechado.

Fonte: facebook
Página: José João Souza

http://blogdomendesemendes.blogspot.com