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quinta-feira, 9 de abril de 2015

JÁ SAIU A 2ª EDIÇÃO DO LIVRO "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS"

Por José Mendes Pereira

O livro "Lampião a Raposa das Caatingas" do escritor José Bezerra Lima Irmão já está na 2ª. edição, e veja que a 1ª. edição foi impressa uma enorme quantidade de livros. 

Quem adquiriu este livro fala o quanto ele é importante para todos que gostam de estudar "Cangaço". As pesquisas que o autor fez duraram 11 anos, provam que foi feito um trabalho de alto nível e com muita responsabilidade. 

Adquira este livro para você ser uma autoridade sobre "cangaço", quando o assunto for ele em rodas de amigos. 

Algumas pessoas conversam sobre este tema, mas não têm segurança no que diz, porque apenas ouviram falar, e não leram nada sobre o assunto. Eu já fui uma dessas pessoas que não lia nada sobre "cangaço", apenas eu ouvia e me envolvia na conversa, sem saber o que estava dizendo.

A 2ª edição continua sendo vendida através dos endereços abaixo:

josebezerra@terra.com.br
(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 
Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345
E-mail:   lampiaoaraposadascaatingas@gmail.com 

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.

http://araposadascaatingas.blogspot.com.br 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

100 Anos: Estação Ferroviária - Templo da Cultura Mossoroense

Por Edilson Damasceno

Lá se vão 100 anos. A Estação das Artes Elizeu Ventania, que tem sua funcionalidade quase que totalmente voltada para shows artísticos, possui um valor histórico que, à primeira vista, não é devidamente reconhecido. Primeiramente pela questão econômica. Foi ali, no prédio construído em 1915, que Mossoró registrou seu primeiro meio de transporte de massa (leia-se popular). Sua estrutura permanece com os parâmetros iniciais, mas pouco se vê o resgate histórico do que aconteceu naquele local. Em 19 de maio de 1915, surgia a Estação Ferroviária de Mossoró, com linha inicial ao Porto Franco, para onde boa parte dos mossoroenses fugiu em virtude da invasão do bando de cangaceiros liderados por Lampião, em 1927. Hoje, Porto Franco é o atual município de Grossos, que era – à época, ligado à cidade de Areia Branca e esta fazia parte do vizinho estado do Ceará.

Ao longo do tempo, a Estação Ferroviária de Mossoró sofreu transformações. Não da sua estrutura. Mas por força do homem e provocadas pelo desenvolvimento da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. O trem que fazia a linha para Porto Franco foi levado à Paraíba algum tempo depois. Especificamente em 1940 e 49 anos depois foi desativada. Os trilhos arrancados e o seu objetivo esquecido. O que veio para fomentar a economia acabou sendo deixado de lado em nome de outros interesses.

Foto histórica: Zepelim sobrevoando a estação em 1945

Quem hoje observa a antiga Estação Ferroviária de Mossoró não pode perceber, diretamente, que dali partiu um dos avisos acerca da chegada de Lampião à cidade. É bem verdade que o aviso maior veio do sino da Catedral de Santa Luzia. Isso em 13 de junho de 1927. Antes disso, muita gente já tinha deixado Mossoró. E tais informações podem ser vistas no Memorial da Resistência, onde se conta toda a história relacionada àquele dia de junho de 1927.

A retomada, não da linha Mossoró/Souza, da importância da Estação para a cidade, se deu em 1999. Dez anos depois de sua desativação. Foi durante o governo Rosalba Ciarlini, prefeita à época, que veio a revigoração de algo esquecido e abandonado. E isso se deu através de parceria envolvendo a Prefeitura de Mossoró e a Petrobras. Ali, em meio ao esquecimento de sua história, surgiu o Museu do Petróleo, o qual apresenta as particularidades relacionadas à atuação da maior empresa de petróleo do Brasil na maior cidade do Rio Grande do Norte. Duas potências econômicas, pode assim dizer, que não têm o devido reconhecimento histórico, pois não se vê nenhuma ação para resgatar traços do passado e apresentar ao presente. Muitos não sabem o que representou a Estação Ferroviária para Mossoró. E os que sabem não têm condições de fazer tal registro.

Hoje, passados 100 anos, a Estação Ferroviária deveria fazer jus ao seu novo nome: Estação das Artes. Mas a arte que é inerente ao espaço é a comercial. Além, obviamente, de acomodar a estrutura de palco do projeto “Mossoró Cidade Junina”, maior festa popular do município.

Edilson Damasceno - JORNAL DE FATO 


Cortesia do envio: José Segundo - Mossoró

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2015/04/100-anos-estacao-ferroviaria-templo-da.html

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Crato na Literatura de Cordel Por: Rosário Lustosa


CONVITE

Convidamos a todos
para o lançamento do livro:
CRATO NA LITERATURA DE CORDEL em  homenagem  à cidade do Crato
pelos 250 anos de sua Vila Real.

Produção

CENTRO CULTURAL
BANCO DO NORDESTE CARIRI,
PROGRAMA CEARÁ DI VERSO E
GRÁFICA NOBRE.

10 de Abril de 2015
nesta sexta-feira
Horário: 19horas

Auditório da Rádio Educadora do Cariri
Crato, Ceará

http://caricangaco.blogspot.com
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O TRAIDOR OU NÃO DE LAMPIÃO?


Pedro de Cândido foi o coiteiro que foi acusado de ter sido o responsável pela entrega do cangaceiro Lampião à volante policial de Alagoas. Eu como simples estudante do cangaço não o condeno como traidor, ele apenas tentou preservar a sua vida.

Se Pedro de Cândido não tivesse indicado a localização do bando de cangaceiros aos policiais, teria sido morto na mesma hora pelo tenente João Bezerra.



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COINCIDÊNCIAS

Por Valandro Fagundes Ferreira

Chamou-me a atenção o fato de que se não todos mas a maioria dos bandidos, terem quase o mesmo fim, traídos, mortos pelas costas ou tocaia. Senão vejamos, começando por Arthur Arão fora da lei que viveu na região das missões (Rio Grande do Sul), morto por um adolescente de 16 anos, a golpes de facão a traição enquanto assava uma carne no seu esconderijo. O motivo, ciúmes de Artur Arão que estava envolvido com uma mulher de quem ele gostava.

Tivemos também no Rio Grande do Sul, Paco Sanches que viveu na Região da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves e arredores e morreu atocaiado pela polícia. Na minha cidade (São Gabriel) o mais famoso foi Tarquínio Cardoso, mais Conhecido por “Tarco” ou Tarco Cardoso, este começou cedo nas correrias, tinha dezesseis anos, vendia leite de casa em casa e no comércio, certo dia um comerciante alegou que Tarco tinha deixado um litro a menos e que iria descontar no apagamento não deu outra, Tarco aplicou uma surra de relho no comerciante e logo a polícia saiu a seu encalço. Esta passagem meu avô Hildebrando Fagundes contava e também nos disse que emprestou um cavalo pra Tarco fugir e que foi combinado que o cavalo seria deixado a uma légua da casa do meu avô, o que aconteceu de fato. Tarco era vizinho dos meus avós (maternos) sempre visitava meus avós na chácara deles. Devo esclarecer que Tarco nunca matou ninguém, o negócio dele era o abigeato (roubo de gado) e contrabando trazido da argentina e Uruguai. Mas... o gaudério tinha uma coisa com ele!! Não levava desaforos pra casa, gostava de uma peleia se envolveu e muitas. Tarco tinha um parceiro chamado Jorge Locatelli, que se juntou a ela para praticar o abigeato e contrabando, certa vez Locatelli tentou estuprar uma moça e Tarco impediu e disse que da próxima vez que acontecesse dele mexer com moça direita iria dar uma surra nele, Tarco e ele havia dormido uma noite na casa dos pais da moça, pela manhã bem cedo foram embora, durante a cavalgada Tarco foi chamando atenção do parceiro que não estava gostando nada do que ouvia. Acerta altura da viagem Tarco apeou do cavalo para abrir uma porteira e atravessarem um campo... Uma perdiz assustou o cavalo de Locatelli e este aproveitou sacou o revólver e atirou em Tarco Pelas costas. Que foi socorrido pelo dono do campo mas não resistiu e acabou morrendo na madrugada na casa do estancieiro.

Vamos agora a Jesse James que, como sabemos foi morto por Bob Ford, seu parceiro também, enquanto arrumava um quadro na parede. Bob Ford foi de uma covardia sem mediadas, praticamente encostou o colt 45 na nuca de Jesse, dando fim a uma lenda do Velho Oeste. Billy The Kid, foi morto por Patt Garret, seu amigo que depois virou xerife, Billy morreu ao entrar num quarto onde no escuro estava seu matador, Kid estava desarmado tinha com ele uma pequena faca que pegou para cortar um pedaço de carne para comer no meio da noite.

Outro personagem chama-se John Dillinger, assaltante de bancos, contemporâneo de Bonnie Parker ( Bonnie ) e Clyde Barrow ( Clyde), este encontro a morte por um acerto feito por Ana Sage, uma imigrante romena morando ilegalmente nos Estados Unidos, com o FBI, que nesta época recém estava sendo organizado, Ana era amiga da namorada de Dillinger na época, Polly Hamilton. O acerto de Ana com o FBI foi para que ela indicasse Dillinger, assim foi feito, as duas amigas iriam ao cinema e ela, Ana, estaria usando um vestido Laranja (Ana ficou conhecida pelo apelido de “a dama de vermelho”, mas era laranja o vestido, cor distorcida pelas luzes da rua), Dillinger percebeu que está sendo observado enquadrou o corpo para sacar o revolver e ao ou vir “pare, policia!”, conseguir escapar entrando em um beco e este beco não tinha saída foi fuzilado pelas costas uma das balas entrou no pescoço e se alojou no coração. Morreu ali.

A dupla Bonnie Parker (Bonnie) e Clyde Barrow (Clyde), teve o seu fim causado por um acerto entre a polícia e um amigo deles chamado Ivi Methvin, cujo o filho, Henry Methvin, andava com Bonnie e Clyde em troca de perdão para o filho, nem todos os crimes foram perdoados. Trato feito, foi dito a polícia por onde a dupla iria passar... Ivi, ficou na estrada de chão simulando estar com o pneu do carro furado... Bonnie e Clyde diminuíram a marcha e imediatamente a polícia os fuzilou sem chances de defesa. Foram mais de 150 tiros. Assim teve o fim a famosa dupla de bandidos americanos. Lampião todos nós conhecemos seu fim, foi traído e sofreu uma emboscada em Angicos.


São Gabriel, RS, 08 de abril de 2015.
Valandro Fagundes Ferreira
Fonte: facebook

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