Seguidores

terça-feira, 31 de março de 2015

[PESQUISANDO A HISTÓRIA] Curso conta a história do Cangaço na Bahia



O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove o mini-curso “O Cangaço na Bahia”, que será realizado de 8 a 10 de abril, das 14h às 17h, sob a coordenação do historiador Rubens Antonio.

O Cangaço foi um movimento que agitou o Nordeste, com reflexos que se estenderam desde então. Muito daquilo que é verdadeiro, que é fato, está, atualmente, deturpado, obscurecido por camadas e camadas de recontares, lendas, especulações, facciosidades.

O conhecimento dos principais eventos a ele relacionados, porém, é ainda muito limitado. Daí, este curso buscar não só esclarecer como apontar elementos que referenciem o estado de arte do conhecimento.

Assim, será trabalhado o sabido e documentado de eventos como combates, abrangências, disposições várias que constituem, muitas vezes, pontos-de-partida para o verdadeiro entendimento enquanto fenômeno histórico.

Acompanhe a Programação:

Dia 8 - 1924 a 1929: Cangaço em ascensão

Alvorada lampiônica
As primeiras notícias
O crescendo do temor
Reações pomposas e inúteis
A chegada efetiva
As primeiras sagas e tragédias
Perplexidades

Dia 9 - 1929 a 1933: Cangaço tonitruante

O apogeu do Cangaço na Bahia
A melhor percepção
Menos perdas
Subgrupos e domínios
Início do contra-ataque
Violência de lado a lado

Dia 10 - 1933 a 1940: Derrocada do Cangaço

Grandes perdas
Marcando passo
Às portas do fim
Lá, apaga-se o Lampeão
Cá, apaga-e o Corisco
Olhando para frente
Mitificação
Olhando para trás

Inscrição clique aqui

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade
Salvador - BA

71 3329 4463/6336

Enviado pelo poeta, escritor, pesquisador do cangaço e Gonzaguiano Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOTO INTERESSANTE DE LAMPIÃO E SEU GRUPO NO JUAZEIRO- INÍCIO DE MARÇO DE 1926.


FOTO INTERESSANTE DE LAMPIÃO E SEU GRUPO NO JUAZEIRO- INÍCIO DE MARÇO DE 1926.

INDAGA-SE: a) Quem foi o autor dessa foto ? b) Por que Lampião chegou ao Juazeiro com quase 50 cangaceiros, e, só aparecem 22 na foto abaixo....c) Usando seus conhecimentos, tente identificar os cangaceiros, abaixo, numerados.....Obrigado por sua participação.

Fonte: facebook ´Página: Voltaseca Volta


Fonte: facebook – Página: Robério Santos


Volta Seca, esposa e filho

Fonte: facebook – Página:
Robério Santos


Fonte: facebook – Página: Andre Do Valle

Vamos ao debate? Sabem o que mais me intriga nesta foto? A tranquilidade do povo na calçada... Era como se não estivesse acontecendo nada. Qual a teoria de vocês sobre isso? Será que a mídia que nos foi passada sobre os cangaceiros e o medo que o povo tinha é mera falácia? Eu sei que o pessoal do grupo recua com os debates que abro, mas não se preocupem, leiam isso e já tá de bom tamanho. Abraço@!

Fonte: facebook
Página: Robério Santos

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MAPA QUE LAMPIÃO ANDOU PELAS TERRAS SERGIPANAS

Por Antônio Corrêa Sobrinho

AMIGOS,

Vê-se claramente do mapa que Lampião andou muito pelas terras sergipanas, e em nenhum outro estado nordestino ele se aproximou tanto do litoral, das fascinantes águas salgadas, em ondas espumantes, profundas e sem fim. 


Teria Virgulino Lampião, o cangaceiro capitão, por tentação, visitado, disfarçado, é claro, a minha Aracaju, já que tão perto dela sabemos que ele andou? Será que ele mergulhou nas mornas águas da Atalaia? Probabilidades, muitas, além do que a pesquisa, se não disse até agora que sim, também não disse que não. E probabilidade é a argamassa da verdadeira história. Portanto, é algo que podemos considerar como plausível, pelo menos. 


A verdade é que quase nada sabemos de Lampião, e absolutamente nada quando tratamos deste homem sem a sua tradicional indumentária, sem o seu grande chapéu de abas decoradas; e não venham me dizer que ele passou sete mil e trezentos e cinco dias exclusivamente fugindo da polícia, se escondendo, perambulando de um lado pro outro pelas caatingas, cometendo mil estripulias e atos ilícitos. 

Os livros e o cinema nos levam a imaginá-lo desta forma. Não, não. Eu diria que todas as ditas e não ditas batalhas em que ele fez parte, somadas temos algumas horas de combate, apenas. Lampião teve outras vidas, vivenciou outras coisas além das próprias do seu dia a dia, do cangaço: tempos de paz ele teve, de caminhar despreocupado, de contemplar, de refletir as coisas, de gozo e alegria, de interação, de curiosidade, enfim, tempo de conhecer lugares outros além do seu campo de luta; e por que não tempo de conhecer uma capital, de banhar-se no mar, algo que tão perto dele mais não poderia estar. É lógico que este famoso e rico cangaceiro, com tantos contatos e concertos costurados com influentes e poderosos cidadãos, teve, na sua trajetória, embora a pesquisa não tenha alcançado, dias inusitados, diferentes, não tenho dúvida. Até porque quase nada sabemos deste homem, como já disse, e praticamente tudo que sabemos dele é por ouvir dizer. Não esqueçam que Lampião, quando esteve em Sergipe, e não foram por poucos dias, Eronides de Carvalho, o filho do coiteiro Antônio Caixeiro, como sabemos, era simplesmente a maior autoridade do Estado. 

Portanto, acho improvável Lampião não ter andado pelas ruas de Aracaju, quem sabe até umas comprinhas no nosso comércio; coisa que sou propenso, sim, a aceitar, muito mais do que tê-las como verdadeiras certas imputações feitas a Lampião. A meu favor apresento o grande Jornalista Joel Silveira, que, certa feita, numa de suas entrevistas, disse que Lampião esteve em Aracaju, e olhem que este famoso repórter, correspondente de guerra, sabia das coisas.


Fonte: facebook
Página:
Antônio Corrêa Sobrinho‎ Cangaçofilia 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TENENTE POMPEU O HOMEM QUE MATOU VIRGÍNIO


Tenente Pompeu em pé à direita, o matador do cangaceiro Virgínio Fortunato da Silva - O cangaceiro conhecido por Moderno.


Virgínio Fortunato da Silva o cangaceiro Moderno era casado com uma irmã de Lampião, e há quem diga que ele era natural de Alexandria, no Estado do Rio Grande do Norte. 

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com