Seguidores

quinta-feira, 12 de março de 2015

O MECENAS DO PAÍS DO MOSSORÓ

Por Lucivânio Jatobá

Há uma palavra que sintetiza com muita propriedade um homem que conheci através da apresentação de um grande amigo potiguar, o prof. José Lacerda Alves Felipe: Mecenas. E´ a respeito desse Homem que redigi alguns parágrafos agora.

José Lacerda Alves Felipe

Estava eu começando a minha carreira universitária, no final da década de 1970, quando Lacerda levou-me a Mossoró, para proferir uma palestra naquele lindo município sertanejo potiguar.

Sentado na plateia estava um senhor forte, com certo ar sertanejo, aparentemente imponente, esperando que eu começasse a minha exposição. O olhar dele inquietou-me. Lacerda puxou pela mão e levou-me para conhecer aquele homem simples, mas reverenciado por todos.

Dr. Vingt-un Rosado

- Lucivânio, este é o dr. Vingt-Un Rosado, da Escola de Agricultura de Mossoró.

Fiquei encantado logo nos primeiros minutos da conversa apressada com aquele homem culto. Senti algo gostosamente esquisito nas palavras de Vingt-Un. Pacientemente, o velho senhor do “País do Mossoró,” profundo conhecedor da Geologia e da Geografia nordestinas, ouviu a palestra do jovem professor da UFPE, inexperiente,que mal fizera 25 anos de idade. Ao término da minha palestra, em que abordei coisas da Geomorfologia e da Climatologia do semiárido, o velho senhor abordou-me e disse com tanta humildade:

- Prof. Lucivânio, o senhor se incomoda de me dar seu endereço residencial, por favor?

Nascia ali uma amizade impressionante. Trocamos várias correspondências por anos.

Dr. Vingt-Un dirigia, bom uma impressionante periodicidade, uma das mais importantes coleções científicas deste país, a Coleção Mossoroense, que atingiu a cifra de mais de 6000 publicações (números). Esquadrinhou quase todos os assuntos relacionados à Geologia, à Climatologia, à Botânica etc dos Sertões nordestinos. Trouxe à baila artigos raríssimos do início do Século XX, como os de Luciano Jacques de Moraes, verdadeiras relíquias... E fazia questão de doar essas preciosidades! Nada lucrava, do ponto de vista financeiro, com sua ânsia incontrolável de divulgar as ciências; ao contrário, retirava de seu bolso certas quantias de dinheiro para viabilizar publicações,

Poucas semanas depois do nosso primeiro contato, dr. Vingt-Un escreveu-me gentilmente me pedindo um trabalho para a Coleção Mossoroense. Foi o meu primeiro artigo científico publicado, numa época sem Currículo Lattes, em que se escrevia não para dar peso no currículo, ou para satisfazer o burocratismo Capeseano, mas pelo prazer de redigir para pessoas e divulgar ou popularizar Ciências. Dr. Vint-Un publicou vários textos meus que guardo com excessivo carinho.

Dr. Vingt-Un era um patrocinador de Letras, de Ciências e de escritores; um estudioso da Geografia Física , um conhecedor dos mistérios da superfície e da sub-superfície do País do Mossoró. Foi quem primeiro levantou a hipótese da existência de Petróleo na Bacia Sedimentar do Apodi.

O mecenas a quem presto esta singela homenagem nasceu em 25 de setembro de 1920. Nos deixou exatamente no sai do solstício de verão de 2005, época em que o Sol aparentemente tangencia o Trópico de Capricórnio e joga mais luz no Hemisfério Sul. Um homem culto eternizou-se entre estrelas de primeira grandeza no éter, e passou a iluminar as noites claras do País do Mossoró. Promoveu a cultura com seus próprios recursos. Revelou pessoas. Difundiu saberes... Ajudou-me a dar os meus primeiros passos na produção acadêmica. Foi leal até a morte. Fez grandes amigos. Deixou um vazio incomensurável no mundo acadêmico.

Quando surgirá outro Homem com tal nobreza de caráter?

(Essa crônica é dedicada a José Romero de Araujo e José Lacerda Alves Felipe).

Lucivânio Jatobá. É Geógrafo. Professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço José Romero Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Livro "Lampião a Raposa das Caatingas"


PARA ADQUIRI-LO VEJA OS ENDEREÇOS ABAIXO:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEMÓRIA DA REUNIÃO DA SBEC, 09/03/2015

Benedito Vasconcelos Mendes Presidente da SBEC

O professor Benedito Vasconcelos, presidente da SBEC, define como marco deste encontro o júri definido em reunião anterior que examinará a conduta do cangaceiro Jararaca. Neste sentido destaca como seu principal planejador e articulador o jurista, membro da SBEC e vereador do município de Mossoró Wellington Barreto.
            
Wellington Barreto, neste intuito, argumenta que sua maior preocupação é a definição imediata dos nomes do então juiz do processo, do promotor do caso, assim como do corpo do júri popular que terá os nomes sorteados para o procedimento. Não deixou de enfatizar a necessidade de se considerar o tempo em que deverá transcorrer este julgamento. Deve ser um tempo tolerável pelo público interessado. Este público será da sociedade local, das universidades que possuem curso de direito instalados em Mossoró, autoridades e representantes de instituições, etc.


Benedito Vasconcelos enfatiza a necessidade de, desde o início, ser definido o caráter desta ação. Este júri é muito mais uma representação, com aspecto artístico, didático, pedagógico. Momento em que Jionaldo Pereira pergunta sobre o período histórico em que se situará a toda a atividade. Wellington Barreto responde que o caso será julgado tendo por parâmetro o Brasil de 1927, ano da invasão. A preocupação de Benedito centra-se na atual consideração social local atribuída ao cangaceiro Jararaca, uma figura mística com requintes de santidade por muita gente.

            
Paulo Gastão discorre sobre a dificuldade e o desafio que esta medida impõem, ao mesmo tempo em que trata que será um momento marcante à Mossoró e à SBEC, ou seja, buscar a coexistência  do cangaceiro entre bandido e santo, como Benedito antecipou no início desta reunião.
           
Suzana também enfatiza a importância que este momento poderá trazer não somente à SBEC, mas à cidade e à sociedade de Mossoró que, principalmente nos últimos anos tem visto este tema cangaço emergir localmente. Para Jionaldo é um momento oportuno de rememorar a importância de Mossoró neste tema, visto sediar a SBEC e envolver a sociedade na questão.
            
Wellington Barreto propõe medidas à serem consideradas no planejamento do ato (o julgamento) e Benedito, preocupado com a reduzida presença dos membros da SBEC na reunião define a necessidade da reunião vindoura, a ser realizada em 06/04 para as ações neste sentido.

Jionaldo Pereira (elaborador desta ata).

Enviado pelo professor e presidente da SBEC Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HOJE RECEBO O DIPLOMA DE SÓCIO EFETIVO DA UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES/RIO GRANDE DO NORTE (UBE-RN)

Rostand Medeiros

C O N V I T E  E S P E C IA L

14 de Março é Dia Nacional da Poesia

A UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORERS – UBE/RN , o INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE – IHGRN e a ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS-ANL convidam Vossa Excelência/Vossa Senhoria para Sessão Solene de entrega de Diploma de Sócio Efetivo aos novos associados da UBE-RN. Após o evento haverá um sarau no Largo Desembargador Vicente de Lemos, oportunidade em que será comemorado o DIA DA POESIA. Traga seu poema preferido para recitá-lo.

A data foi criada em homenagem a CASTRO ALVES, poeta brasileiro nascido em 14 de março de 1847, que ficou conhecido como o poeta dos escravos por ter lutado arduamente pela abolição da escravatura no Brasil.

Tomarão posse na União Brasileira de Escritores- UBE/RN os confrades e as confreiras a seguir relacionados na classe dos Sócios Efetivos:

Aline Pereira Gurgel
CARLOS ROSTAND FRANÇA DE MEDEIROS
Cícero Martins de Macedo Filho
Diulinda Garcia de Medeiros Silva
Dione Maria Caldas Xavier
Eulália Duarte Barros
Gilvânia Machado
Geraldo Ribeiro Tavares
Ion de Andrade
José Ivam Pinheiro
José Evangelista Lopes
José de Castro
Liacir dos Santos Lucena
Luiz Gonzaga CortezGomes de Melo
Maria Audenôra das Neves Silva Martins
Moacir de Lucena
Odúlio Botelho Medeiros
Lucimar Luciano de Oliveira
Rinaldo Claudino de Barros
Tânia Mara Silva de Lima
Thiago Gonzaga dos Santos

DATA: 12 de março (quinta-feira)HORA: 18h às 20h – LOCAL: INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RN – IHGRN – Rua da Conceição, 622 – Centro
UBE-RN- Roberto Li de Souza – Presidente
IHGRN – Valério Mesquita– Presidente
ANL – Diógenes da Cunha Lima- Presidente


http://tokdehistoria.com.br/2015/03/12/hoje-recebo-o-diploma-de-socio-efetivo-da-uniao-brasileira-de-escritoresrio-grande-do-norte-ube-rn/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Luiz Gonzaga e a vida do viajante


O repórter viajou a convite da empresa Guanabara

Localizada no sertão de Pernambuco, distante 630 km da capital Recife, a cidade de Exu ficaria esquecida no nordeste brasileiro não fosse por um fato marcante. Cortada pelo rio Brígida, foi lá que, em 13 de dezembro de 1912, nasceu Luiz Gonzaga do Nascimento, artista popular que com sua sanfona deu voz à vida agreste que ele conheceu tão bem. Terra também de Bárbara de Alencar, ícone da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador, Exu ainda muitas guarda lembranças do ídolo que revolucionou a música brasileira.

É lá na pequena Exu que está localizado o Parque Aza (assim com “z” mesmo) Branca, espaço criado nos anos 1970 pelo próprio Luiz Gonzaga para manter viva sua memória e a de sua família. Mantido por um grupo de voluntários da ONG Parque Aza Branca, é naquele imenso terreno que Luiz montou, em 1974, sua casa. O que antes não passava de um ponto de apoio entre tantos compromissos de trabalho, passou a ser sua morada oficial de 1982 até o ano da sua morte, 1989. Ainda hoje, os visitantes podem conhecer os móveis originais, o quarto, as fotos, os instrumentos e detalhes curiosos, como relíquias de Lampião, ídolo do mestre Lua que inspirou sua famosa vestimenta de couro.


O Parque Aza Branca também abriga o museu de Luiz Gonzaga, onde estão guardadas lembranças que reconstroem a vida do artista que cantou como poucos a vida do sertão. Desde seus tempos como militar – quando atendia como soldado 728 ou “Bico de Aço”, apelido dado por ser o corneteiro do 23º Batalhão de Caçadores – até as muitas homenagens e discos de ouro que recebeu durante a carreira. Passeando pelo parque, também é possível visitar a casa de Januário José dos Santos, sanfoneiro respeitado que deu ao filho Luiz as primeiras noções sobre o fole, duas pousadas construídas para receber amigos e artistas que vinham se apresentar em Exu e o Mausoléu do Rei do Baião. O grande monumento em mármore, que abriga os restos mortais do Rei do Baião e de sua esposa Helena, foi construído pelo filho Gonzaguinha.

Dia de festa

E, como não poderia deixar de ser, a casa do Rei do Baião também tem muito espaço pra festa. Foi lá que no último sábado (4), dia que marca os 23 anos do enterro do Seu Luiz, a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra montou uma apresentação especial dentro do projeto Caminhos Musicais Guanabara, idealizado pela Expresso Guanabara. Formada por estudantes entre 9 e 21 anos da rede municipal de ensino de Croatá (CE), a Orquestra transportou o som da sanfona, zabumba e triângulo para as flautas, clarinetes, trompetes e outros instrumentos. Aos 14 anos, o flautista Danilo Ferreira conta que, antes, pouco entendia sobre a importância de Luiz Gonzaga. “Hoje eu me considero um fã dele. Acho importante homenageá-lo por que ele merece. É pra ele fazer 200 anos e ainda ser homenageado”.


Numa noite que ainda ia contar com um time de sanfoneiros da região, o público pode ouvir novas versões de canções imortais como Boiadeiro, Assum preto e A vida do viajante. Quem conheceu o Mestre Lua de perto sabe que era com muita música, de frente pra Casa de Reboco e pros dois pés de juazeiro, que ele mais gostava de ser homenageado. “Ele era uma pessoa extremamente simples, que andava a pé, ia na feira e conversava com as pessoas na rua”, lembra o zootecnista Orlando Moreira, 53, conterrâneo do músico. “Ele era um político sem mandato. Foi ele quem trouxe asfalto, telefone e o Banco do Brasil aqui pra Exu”, completa. A professora Carlina Maísa, 46, além de ter conhecido o velho Januário e Dona Helena, teve ainda a honra de ver Luiz dar ao seu pai uma sanfona nova. “Ele tinha uma preocupação social muito grande, além de ser muito aberto e brincalhão. Era só saber chegar e falar com ele”, comenta.

Segundo Hélinton “Beba” Júnior, presidente da ONG Parque Aza Branca, são muitos os planos para o ano do centenário de Luiz Gonzaga. “O governo de Pernambuco ta centralizando as homenagens em Recife, mas, quando o Luiz queria homenagem, era aqui pra Exu que ele vinha”, diz. E é por isso que ele pretende erguer uma estátua de três metros, em bronze, em homenagem ao sanfoneiro. Sem recursos próprios, sua ideia é lançar uma campanha na internet para os fãs contribuírem voluntariamente com R$15 para a construção da estátua que vai custar R$80 mil. Em troca, cada contribuinte receberia um certificado. “Hoje, os dois artistas que mais contribuem para a obra do Luiz Gonzaga são o Dominguinhos e o Waldonys. É quem vem pra cá, pagando ou não”, lamenta. Ainda assim, basta caminhar pelas ruas de Exu para saber que a obra do Mestre Lua vai além da música e continua viva.

Serviço:
Parque Aza Branca e Museu Luiz Gonzaga
Onde: Rodovia Aza Branca, BR 122, Km 38 – Exu (PE)
Visitações: diariamente das 8h às 12h e de 13h às 17h
Ingresso: R$ 4
Telefone: (87) 38791124
E-mail: info@parqueazabranca.com.br
Site: www.parqueazabranca.com.br

http://blog.opovo.com.br/discografia/luiz-gonzaga-e-a-vida-do-viajante/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Praça da Matriz de Estrela D'alva e o famoso trem


Praça da Matriz de Estrela D'alva e o famoso trem. Volta Seca trabalhou até se aposentar nesta estrada de ferro. Mas, morava em Leopoldina, ele se aposentou e foi em 1982 embora para esta cidade... 

Foto rara. 
Fonte principal: Grupo do Facebook de estrela D'Alva-MG.

Fonte: facebook
Página: Robério Santos

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Programação do Território Cultural e do Cariri Cangaço Princesa 2015


PROGRAMAÇÃO OFICIAL
PROGRAMAÇÃO PERMANENTE:
De 17 à 21 de março
Horário: de 08:00h às 17:00h
Descrição do Evento: Exposições (Fotografia, Cutelaria, Pintura e Artesanato)
Local: Centro Cultural Canhoto da Paraíba (antigo Espaço Nordeste)
PROGRAMAÇÃO DIVERSA:
Dia 17 de março (terça-feira)
Horário: 19:00h
Descrição do Evento: 1) Abertura Oficial
2) Abertura das Exposições (Fotografia, Cutelaria, Pintura e Artesanato)
3) Apresentações artísticas
Banda Filarmônica Frei Anastácio
Cantoria de Aboio e Música instrumental com alunos do curso em extensão de Música do IFPB
Local: Centro Cultural Canhoto da Paraíba (antigo Espaço Nordeste)
Dia 18 de março (quarta-feira)
Horário: 09:00h
Descrição do Evento: Palestra do SEBRAE – Tema: Turismo Cultural e Construção da Identidade Territorial
Local: Câmara Municipal de Vereadores de Princesa Isabel – PB
Horário: 11:00h
Descrição do Evento: Palestra: Captação de Recursos para Projetos Culturais de Prefeituras.
Palestrante: Rômulo Halysson Oliveira – Gestor de Projetos, Produtor Cultural, Sócio-Diretor da Agência Móbile, Diretor Geral do Festival Móbile de Cinema e Música.
Local: Câmara Municipal de Vereadores de Princesa Isabel – PB
Horário: 17:00h
Descrição do Evento: 1) Feira dos Municípios
Todos os municípios membros da região e que faziam parte do antigo território princesense, marcarão presença no evento, apresentando aos visitantes a sua formação histórica, seu desenvolvimento administrativo, suas riquezas naturais e culturais.
2) Homenagem ao Poeta João Paraibano
3) Apresentação artística com o poeta Iponax Vila Nova
4) Outras apresentações (danças, artesanato, Pé-de-serra, etc)
Local: Praça de Eventos Nathália do Espírito Santo (Praça da Estrela)
Dia 19 de março (quinta-feira)
Horário: 08:00h
Descrição do Evento: Palestra: Direito do Consumidor - A Correta Abordagem ao Turista.
Palestrante: Helton Renê Nunes Holanda – Secretário de Defesa do Consumidor da Cidade de João Pessoa – PB.
Local: Câmara Municipal de Vereadores de Princesa Isabel – PB
Horário: 10:00h
Descrição do Evento: Palestra: As Leis de Incentivo à Cultura
Palestrante: Dr. Manoel Arnóbio de Sousa (Representante da Associação dos Advogados de Princesa Isabel – PB)
Local: Câmara Municipal de Vereadores de Princesa Isabel – PB
Horário: 19:00h
Descrição do Evento: 1) Cariri Cangaço
Solenidade de abertura com autoridades
Prefeito Domingos Sávio Maximiano Roberto
Manoel Severo – Cariri Cangaço
Benedito Vasconcelos – Presidente da SBEC
Narciso Dias – Presidente do GPEC
2) Homenagem a Canhoto da Paraíba e outras personalidades.
3) Apresentações culturais
Música com alunos do curso em extensão em Música do IFPB – Campus Princesa Isabel
Grupo Cultural Abolição.
19:40h
Conferência: Território Livre de Princesa
Conferencista: Professor José Romero Cardoso
Moderador: Wescley Rodrigues
Debatedores: Escritor Paulo Mariano e Juliana Pereira
Local: Auditório do Acqua Clube Princesa Isabel
Horário: 21:00h
Descrição do Evento: Seresta com Lourdinha Oliveira – Recife - PE
Homenagem à Canhoto da Paraíba.
Local: Praça de Eventos Nathália do Espírito Santo (Praça da Estrela)
Dia 20 de março (sexta-feira)
Horário: 08:00h
Descrição do Evento: Apresentação dos Bacamarteiros
Local: Em frente ao Centro Cultural Canhoto da Paraíba (antigo Espaço Nordeste)
Horário: 08:30h
Descrição do Evento: Cariri Cangaço
Saída para o município de São José de Princesa – PB
Concentração: Centro Cultural Canhoto da Paraíba (antigo Espaço Nordeste)
9:00h
Visita ao “Casarão dos Diniz”, no Povoado de Patos de Irerê – São José de Princesa - PB
9:50h
Visita à Casa de Marcolino Pereira Diniz
10:30h
Visita à Capela de Patos de Irerê
Conferência: "Marcolino e Virgulino - Elos de um Passado Presente”
Conferencista: João Antas
Moderador: Ângelo Osmiro
Debatedores: Jorge Remígio e José Cícero Silva
15:00h
Retorno à Princesa Isabel-PB
15:30h
Visita ao “Palacete dos Pereiras” – (antiga residência do coronel José Pereira Lima)
Horário: 18:00h
Descrição do Evento: Grito Rock Princesa Isabel
Bandas:
Vieira (João Pessoa-PB)
Nuverse (Juazeiro do Norte-CE)
Divina Comédia Humana (João Pessoa-PB)
Malaquias em Perigo (João Pessoa-PB)
Hard trio (Guarabira-PB)
Incessante (João Pessoa-PB)
Mutretas (João Pessoa-PB)
Local: Praça de Eventos Nathália do Espírito Santo (Praça da Estrela)
Dia 21 de março (sábado)
Horário: 06:00h ás 12:00h
Descrição do Evento: Feira Livre nas ruas de Princesa
Horário: 09:00h
Descrição do Evento: 1) Apresentação cultural: A Saga de Lampião pela Companhia de Teatro Sound Clash
2) Cariri Cangaço
- Conferência: Maria de Lampião e as Mulheres no Cangaço
Conferencista: João de Sousa Lima
- Conferência: 100 ano s da Prisão de Antônio Silvino
Conferencista: Geraldo Ferraz
Debatedores: Aderbal Nogueira, Archimedes Marques,
Narciso Dias e Emmanuel Arruda
Local: Auditório do Acqua Clube Princesa Isabel
Horário: 14:30h
Descrição do Evento: Saída de Princesa para Nazaré do Pico em Floresta - PE
15:30h
Visita à Vila de Nazaré do Pico,
Visita ao Monumento em homenagens aos Nazarenos
Visita ao Monumento a João Gomes de Lira
Visita ao Cemitério onde repousam os Nazarenos
Visita à fazenda Poço do Negro
Hildebrando Ferraz Neto (Netinho)
Euclides Ferraz Neto e Ulisses Ferraz

18:00h
Retorno à Princesa Isabel - PB
Horário: 16:00h
Descrição do Evento: Café Contexto – diversidade poética e literária - IFPB
Local: Centro Cultural Canhoto da Paraíba (antigo Espaço Nordeste)
Horário: 17:00h
Descrição do Evento: Encontro dos Blocos Carnavalescos Princesenses
Local: Concentração: Centro Cultural Canhoto da Paraíba (antigo Espaço Nordeste)
Horário: 20:00h
Descrição do Evento: Encerramento com apresentação dos Shows:
Sansaruê (Banda de abertura)
Seu Pereira e Coletivo 401
Local: Praça de Eventos Nathália do Espírito Santo (Praça da Estrela)

Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço José Romero Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGAÇO CONVIDA!!! - VÊM AÍ O CARIRI CANGAÇO 2015


E ESSE ANO SERÁ LÁ EM PRINCESA ISABEL-PB, A TERRA DO CORONEL ZÉ PEREIRA.

TODOS(AS) ESTÃO CONVIDADOS À PARTICIPAREM DO MAIOR EVENTO DO MUNDO RELACIONADO AO CANGAÇO.

O EVENTO ACONTECERÁ ENTRE OS DIAS 19, 20 E 21 DE MARÇO EM PRINCESA ISABEL-PB... VOCÊ É NOSSO CONVIDADO.

ALÉM DE TODOS OS ATRATIVOS O EVENTO AINDA CONTARÁ COM A PRESENÇA ILUSTRE DO ANFITRIÃO Manoel Severo Barbosa QUE ESTARÁ ESPERANDO TODOS DE BRAÇOS ABERTOS.

PRESTIGIEM!

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O COMBATE DA MARANDUBA


NESSE LOCAL OCORREU UM DOS MAIORES COMBATES DA HISTÓRIA ENTRE UMA FORÇA POLICIAL VOLANTE, COMANDADA PELO FAMOSO E RESPEITADO "NAZARENO" MANOEL NETO, E CANGACEIROS.


Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com