Seguidores

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

XANDU E XANDUZINHA

Por Sálvio Siqueira

Naquele tempo, era bastante comum a realização de casamentos entre pessoas da mesma família. Muitas razões levavam para que isso acontecesse, como por exemplo, o não entrar, na família, aquelas pessoas que andavam à procura de 'dotes', grau de poderio econômico e por aí vai com outras, e outras... Certas famílias estão tão entrelaçadas que deixam sua árvore genealógica complexa para o entendimento.

Com os casamentos consanguíneos, que tornaram-se eram corriqueiros, e o número de filhos bastante elevado, deixaram ou fizeram com que os homônimos existissem, ou mesmo ainda existam, em quase todo lugar.

Ao ler textos sobre a história do município, vez por outra deparava com "´cabôco´ Marcolino, cunhado de Zé Pereira". E em outras ocasiões, "Zé Pereira, tio do ´cabôco´ Marcolino". Concomitantemente, percebi-se a existência de duas Xandus.
                                   
Chegamos então, a seguinte conclusão: o “coronel” Marcolino Pereira casou com Águida de Andrade ("Sinhá" Águida), a união gerou Zé Pereira e Doninha. Esta enamorou o “coronel” Marçal Florentino Diniz e teve os filhos Xandu e Marcolino Diniz. Este se uniu a outra Xandu, filha do "major" Floro, que, num episódio famoso ocorrido em meados de 1930, foi capturada durante a invasão na Fazenda Patos pela volante do sargento Quelé, encarcerada na própria residência e resgatada à bala pelos "soldados" de Zé Pereira, comandados por Marcolino Diniz.

Ficando, mais ou menos assim:  Zé Pereira é irmão de Doninha, que é mãe de Marcolino Diniz, que é irmão de Dona Xandu, que firmou matrimônio com Zé Pereira. Assim, realmente, este é tio do ´cabôco´, que também é seu cunhado. Além disso, o "coronel" Marçal é ao mesmo tempo cunhado e sogro de José Pereira e o "coronel" Marcolino e "Sinhá" Águida são avôs e bisavôs de Aloysio e Luizinha. Ufa.
 
Zé Pereira casou-se com a própria sobrinha, Xandu. "Dizem que ele foi dar uma de alcoviteiro para um amigo e acabou envolvendo-se com a moça".


Na cidade de Princesa Isabel, no Estado da Paraíba, também ocorreram fatos idênticos com uma das famílias mais importantes e conhecidas na história. Trata-se, nada mais nada menos, da família do todo poderoso Coronel Pereira Lima.

Marcolino Pereira Lima

FONTE: LIMA, Aloysio Pereira. Princesa 1884/1984: José Pereira, a chama ainda acesa. Série IV Centenário. João Pessoa: A União, 1984.

A imagem logo acima é um registro do Sr. Marcolino Pereira Lima - pai de José Pereira Lima, chefe político e prefeito de Princesa, além de deputado estadual. Com sua morte em 11/09/1905, José Pereira assumiu a chefia da família e da política local." Avô, por parte de pai, e bisavô, por parte de mãe, de Aloysio Pereira".

  Marçal Florentino Diniz

FONTE: LIMA, Aloysio Pereira. Princesa 1884/1984: José Pereira, a chama ainda acesa. Série IV Centenário. João Pessoa: A União, 1984.

O Sr. do registro fotográfico acima, é Marçal Florentino Diniz, pai de Dona Alexandrina, Dona Xandu, esposa de José Pereira Lima, sendo assim, Marçal F. Diniz era cunhado e sogro do cel. José Pereira. 


Alexandrina Pereira Lima - Dona Xandu


FONTE: LIMA, Aloysio Pereira. Princesa 1884/1984: José Pereira, a chama ainda acesa. Série IV Centenário. João Pessoa: A União, 1984

A senhora do registro fotográfica acima, é a Dona Alexandrina Pereira Lima, Dona Xanduzinha, que era esposa do coronel José Pereira Lima. Segundo a fonte, esse registro foi capturado muito tempo depois da união entre ela e o coronel Zé Pereira, que também era seu tio.


Outros autores já identificam a senhora do registro acima como sendo Xandu, esposa do caboclo Marcolino. Que foi sequestrada pelo sargento Quelé, durante "A Revolta de Princesa", mantendo-a, junto a outras mulheres, como refém no casarão da Fazenda Patos, com a intenção de fazer o coronel José Pereira ceder.

  Marcolino Diniz - "O Caboclo Marcolino" - tokdehistoria.com.br

Esposo de Xanduzinha, o Sr. do registro fotográfico acima, Marcolino Diniz, que foi imortalizada na música de Humberto Teixeira, cantada por Luiz Gonzaga, "Xanduzinha", e era, também, cunhado do coronel José Pereira.


Marcolino Diniz - "O Caboclo Marcolino" 

 Marcolino Diniz - o 'cabôco´ Marcolino, trocou a faculdade e os bois zebus pelo fuzil,as balas e o punhal. Tendo, depois de tudo, como única recompensa o amor de Xanduzinha.

No registro fotográfico acima, ele, o Caboclo Marcolino, aparece já bem idoso e cego de um olho, sequela da "Revolta de Princesa' de 1930.
  
 Coronel José Pereira Lima - blogdomendesemendes.blogspot.com

Abaixo, veremos um cronograma, realizado por Mardson Medeiros, no qual vemos um pouco da árvore genealógica da família do coronel José Pereira de Princesa: 
  
FONTE CONSULTADA: MARIANO, Paulo. Princesa Antes e Depois de 30. João Pessoa: EGN, 1991. 

http://oficiodasespingardas.blogspot.com.br/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário