Seguidores

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

PRESERVANDO A HISTÓRIA E A MEMÓRIA DE UM ANTIGO “CABRA” DE LAMPIÃO.

“Vinte e Cinco” e sua filha Dalma Matos

José Alves de Matos que ficou conhecido no cangaço por “Vinte e Cinco”, foi um dos integrantes do bando de Lampião durante a década de 1930. Vinte e Cinco ganhou esse apelido do veterano cangaceiro Corisco, por ter se apresentado ao seu bando no dia 25 de dezembro de 1933.

Após a morte de Lampião em 28 de julho de 1938, Vinte e Cinco se entrega às autoridades, fica preso durante quatro anos e após obter a sua liberdade, presta concurso e passa a trabalhar no funcionalismo público, onde se aposenta.

Sua história de vida é repleta de sofrimentos e superações, mas mesmo diante de tantos obstáculos que a vida lhe impôs, soube reescrever a sua história e deixou para sua família um legado de dignidade e honestidade, deixando para trás a sombra e a imagem do cangaceiro que vagava pelas terras secas e tórridas do Sertão Nordestino.

José Alves de Matos “Vinte e Cinco” que era considerado o último dos cangaceiros, faleceu no dia 15 de junho de 2014, aos 97 anos de idade, em Maceió/AL, onde residia com sua esposa Dona Marisa e família.

Vinte e Cinco, o baiano de Paripiranga, deixou a vida para entrar definitivamente para a história do cangaço, do Brasil e do mundo.

Na fotografia abaixo estão “Vinte e Cinco” e sua filha Dalma Matos Matos.

À família Matos... meus sinceros agradecimentos por todo o apoio e colaboração que sempre nos prestou para o desenvolvimento e produção de nossos trabalhos.

Fotografia: Acervo da família.
Fonte: facebook
Página: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário