Seguidores

quarta-feira, 29 de julho de 2015

"O NORDESTE" - 29/07/38


Virgulino Ferreira (Lampião) e dez de seus asseclas foram abatidos, na fazenda angico, pelas forças da polícia alagoana, sob o comando 

Tenente João Bezerra

do tenente João Bezerra que serve as ordens do tenente-coronel José Lucena na perseguição ao banditismo. Estão de parabéns os sertanejos nordestinos com a morte do monstro.

O célebre bandido Virgulino Ferreira é abatido, com mais dez comparsas, pela força policial alagoana.

Segundo as notícias transmitidas do estado de Alagoas, o célebre bandido Virgulino Ferreira, cognominado Lampião, que há longos anos vinha praticando os mais hediondos crimes e zombando das forças regulares dos quatro estados nordestinos, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, acaba de ser abatido juntamente com dez de seus companheiros de crimes pelas forças do Regimento Militar de Alagoas, sob o comando do tenente João Bezerra, às ordens do tenente-coronel José Lucena, que há longos anos não lhe tem dado tréguas.

Tenente-coronel Zé Lucena

Há quase vinte anos Virgulino Ferreira, que era o terror do sertão nordestino, vinha saqueando, incendiando, deflorando, estuprando, desonrando lares, enfim, praticando os mais horrorosos crimes que pode imaginar os cérebros tarados, de bandidos profissionais.

Nos últimos tempos o perverso bandoleiro com seus comparsas tinha recrudescido nos seus ataques, dando mostras cada vez mais de sua maldade, cometendo ataques quase semanais contra cidades e pessoas.

As escoltas militares que os vinham perseguindo, no sertão alagoano, debaixo das ordens do tenente Bezerra, surpreenderam o bando na fazenda Angicos deste estado, oferecendo-lhe luta, não dando mesmo tempo para que eles se pusessem em fuga.

Na luta caíram mortos onze bandidos, inclusive o terrível chefe, o espantalho dos sertanejos e viajantes.


Por falta de detalhes não pormenorizamos a notícia do grande acontecimento, o que faremos amanhã.


As cabeças dos facínoras foram enviadas para Maceió, onde serão expostas ao público.


O Nordeste felicita a força policial alagoana pelo feito que veio pôr termo as correrias do banditismo nos sertões de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.


Entre os bandidos abatidos estão, Virgulino Ferreira (Lampião), Luiz Pedro, Ângelo Roque, Maria Bonita, Elétrico, Caixa-de-fósforos, Mergulhão, Cajarana, Diferente, Enedina e um que não é reconhecido.


Adendo - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"Esta informação foi do jornal "O NORDESTE" na época, mas os cangaceiros que morreram na Grota de Angico foram: Lampião, Quinta-Feira, Maria Bonita, Luiz Pedro, Mergulhão, Alecrim, Enedina, Moeda, Elétrico, Colchete e Macela, além do volante Adrião Pedro de Souza, que segundo o escritor Antonio Vilela afirma que foi fogo amigo, já que não houve reação dos cangaceiros". 

Sobre o fato recebemos do nosso correspondente em Maceió os seguintes telegramas:

“MACEIÓ, 29 — Forças alagoanas comandadas tenente Bezerra tendo imediatos aspirante Ferreira e sargento Aniceto ao todo 40 homens atacaram ontem cinco horas manhã lugar Angico, em Sergipe, bando Lampião composto cinquenta e cinco bandidos depois de combate corpo a corpo resultou morte onze bandidos inclusive Lampião, Luiz Pedro, Ângelo Roque, Maria Bonita, Elétrico, Caixa-de-fósforos, Mergulhão, Cajarana, Diferente, Enedina e um não reconhecido. Força perdeu um soldado outro ferido no terço inferior braço esquerdo tenente Bezerra ligeiramente ferido no terço médio coxa direita.”

“MACEIÓ, 28 — Acabam de chegar as cabeças decepadas dos corpos dos bandidos componentes do grupo aniquilado. As forças eram comandadas pelo tenente João Bezerra, que se encontra ligeiramente ferido. Morreu um soldado da volante aspirante Ferreira e outros foram feridos levemente.”

A matéria supra faz parte integrante do livro O FIM DE VIRGULINO LAMPIÃO - O que Disseram os Jornais Sergipanos", de minha autoria.

Antonio Corrêa Sobrinho

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário