Seguidores

quarta-feira, 29 de julho de 2015

GUARANI... UM HERÓI DE ANGICO.

Por Geraldo Júnior

Cessado o tiroteio em Angico, imediatamente o corpo de Lampião foi reconhecido pelo Soldado Sebastião Vieira Sandes "Santo", pois havia sido coiteiro de Lampião, alguns anos antes.

Estava confirmada a morte do Rei do Cangaço. Gritos eufóricos eram dados pelos soldados. A comemoração era geral, afinal o homem mais procurado de todo o Nordeste havia sido eliminado.

11 cabeças de cangaceiros

Morre Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros. Alguns cangaceiros (as) conseguem escapar em meio à fumaça causada pelos tiros e fogem para fora do epicentro do tiroteio.


Todos os sobreviventes fogem, mas o melhor amigo que um homem pode ter, permanece ali no local em meio à toda aquela confusão e no momento em que o Soldado Santo se preparava para cortar a cabeça de Lampião, seu dono, o cão Guarani avança ferozmente, precisando ser morto para que o ataque fosse evitado.


Vejam o que diz José Sabino Bassetti sobre esse episódio em seu Livro LAMPIÃO - SUA MORTE PASSADA A LIMPO...

Adquira este livro através deste e-mail: sabinobassetti@hotmail.com

"Seu fiel cachorro guarani, não abandonou o coito e, avançou sobre o soldado "Santo" quando este foi cortar-lhe a cabeça. Precisou ser morto pelo policial".

Guarani, sem dúvidas, entra para a história como um dos grandes heróis de Angico, devido a sua fidelidade e amor pelo seu dono, mesmo se tratando de Lampião. Esse foi sem dúvidas o melhor amigo que o Capitão Virgulino Ferreira teve em toda a sua vida...

... quando prevalecia no Nordeste... A LEI DO CÃO.
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)



http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

3 comentários:

  1. Anônimo19:28:00

    Mendes amigo, como você conhece meu grau de curiosidade, queira me informar se o cão da foto era mesmo o cachorro de Lampião, ou você usou apenas como ilustração.
    Outra coisa: O cão não deixou o dono - precisou ser abatido. MUITA FIDELIDADE!
    Grato,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Antonio de Oliveira, este cão é o que Maria Bonita está com sua mão sobre ele. Tem uma foto que Lampião e Juriti estão segurando um cão, mas este é de cor branca. Vou enviar as duas fotos pelo e-mail.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:22:00

    Exato caro Mendes, esta era a minha dúvida: O cão que estava com Lampião e Juriti tem outra cor e outro porte. Agora entendo que o cão sozinho na foto é o que Maria Bonita põe a mão sobre ele.
    Grato,
    Antonio

    ResponderExcluir