Seguidores

domingo, 28 de dezembro de 2014

NADA ACONTECE AO ACASO

Por Rangel Alves da Costa*

A questão do acaso sempre despertou debates filosóficos, religiosos e científicos. As ciências se preocupam com as leis das causalidades e também das casualidades. Aquelas como causa e efeito dos fenômenos, e estas como os acontecimentos fortuitos que modificam os mesmos fenômenos. A filosofia entende o acaso no contexto da aleatoriedade, o situando, portanto, na esfera da probabilidade. Já a religião não vê o acaso senão como uma intervenção divina, o que pressupõe não uma casualidade e sim uma confirmação do que já estava predestinado a acontecer.

No âmbito da filosofia há um sistema que procura negar totalmente a existência do acaso, mas sem, contudo, validá-lo na sua feição religiosa. Dá-se o nome de determinismo a tal sistema. Segundo a teoria determinista, todo e qualquer acontecimento é determinado por um acontecimento anterior. Assim, o segundo evento será sempre consequência do primeiro. Noutras palavras, há uma relação de causalidade entre os acontecimentos. Por consequência, nada existe ao acaso, pois tudo reflexo causal de algo anterior.

No conceito geral, contudo, o acaso é visto na esfera do fortuito, da casualidade, do inesperado. Assim, não há predeterminação no acaso porque é acontecimento aleatório, sem que possa haver qualquer previsão. Não haveria qualquer explicação aparente para determinado acontecimento nem se poderia antever probabilidade de incidência. Desse modo, nada possui relação anterior que permita a causa posterior. É neste sentido que se diz que somente o acaso para fazer algo inesperado acontecer.

Como observado, os entendimentos são diversificados e contraditórios. Contudo, pessoalmente – e filiando-me ao seu sentido religioso -, ouso afirmar que nada acontece ao acaso. Verdadeiramente nada, mas nada mesmo, acontece como acaso na vida. Em tudo há uma motivação, uma predisposição ao acontecimento, um chamado para que aconteça. Daí se ilude quem imaginar que as coisas simplesmente acontecem sem que forças próprias ou superiores ajam como mecanismos propulsores.


Verdade que o acaso está muito mais na esfera espiritual que nas intencionalidades pessoais. O homem não pode negar ou fugir ao que lhe foi predestinado fazer, mas o ânimo para a ação depende também da pessoa. Mesmo não sendo dono de seu destino, o ser humano se torna colaborador essencial com os acontecimentos que digam respeito à sua vida, ao seu bem-estar, à sua preservação. Ressoa, então, aquela velha história que cada um acaba trazendo para si o bem ou o mal que mereça.

Contudo, são alguns aspectos da espiritualidade que fazem com que a preexistência do acaso seja negada ou contestada por muitos. Aqueles que não creem em destino, em predestinação ou escrita de vida, certamente dirão que é o próprio ser humano que constrói seu instante e seu futuro, sem qualquer intercessão de força superior. Negam, pois, o acaso como uma junção de elementos que são interligados para que os eventos ocorram. E negam que Deus não é o poder que está por trás dos acasos da vida.

Ora, mas ainda assim não conseguirão negar que nada acontece ao acaso, e simplesmente porque nada acontece ao homem sem que o próprio homem motive o acontecimento. Mas o homem se move para que as coisas aconteçam porque assim já previsto nas páginas de seu destino. E este se pode moldar, mas não mudar. O que, em síntese, significa dizer que o destino pertence a Deus e o caminho ao homem.

Entretanto, sempre compreensível quando a maioria das pessoas nega a mão destino quando ocorrem tragédias. O termo tragédia logo provoca a sensação de algo acontecido contrariamente à vontade de Deus. E realmente é contra a vontade divina, mas não do homem. O destino concedido por Deus pode ser negado pelo homem. Deus coloca o homem no início da estrada como destino, mas os passos pelo caminho competem ao próprio homem. Pensar diferente seria o mesmo que dizer que a pessoa nada faz para que as coisas aconteçam. Ora, as pessoas buscam os acontecimentos, vão em direção aos fatos.

Certamente que Deus não concedeu a nenhum ser humano o destino da maldade, da crueldade, da bestial violência. Ninguém vive matando ou ferindo sob a alegação de que esteja cumprindo uma sina, um fadário. Deus não é partícipe do cometimento de nenhum mal. Ao homem foi dado o destino da existência, do crescimento e da multiplicação, e ainda o livre-arbítrio para suas escolhas na vida. Entretanto, transformar o livre-arbítrio em caminho do mal sujeita o indivíduo ao inesperado na normalidade da vida. Por conta própria, estará fugindo do seu destino e agindo segundo a casualidade.

Mas o que dizer quando pessoas de bem, vivendo na normalidade dos dias, prematura ou acidentalmente são ceifadas pelas forças do destino? Eis os mistérios, eis os planos secretos de Deus. Ainda assim, considerando que nada na vida acontece ao acaso, pois tudo em obediência a uma predeterminação superior, logo se há de compreender que nenhuma ira divina fez recair o chamado sobre o indivíduo. Por mais difícil que seja para o enlutado compreender, a morte é uma vida que Deus deseja que continue viva ao seu lado. E somente Ele sabe por quê.

Entendo, então, que nada acontece ao acaso. Tudo acontece segundo uma escrita imperceptível ao olho humano. Tudo existe a partir de planos secretos, divinos, embora ao homem seja tão difícil entendê-los.

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM LIVRO EXTRAORDINÁRIO A RESPEITO DE LAMPIÃO, A RAPOSA DAS CAATINGAS.


Praticamente já não existem testemunhas vivas das façanhas de Lampião; estava na hora, portanto, de alguém esgotar o assunto. José Bezerra Lima Irmão tomou para si esta tarefa e se desincumbiu dela com brilhantismo. Intitulado Lampião – A Raposa das Caatingas, o livro dele é fundamental para se compreender por que Virgulino se tornou Lampião.

É talvez o mais completo, esclarecedor e minucioso trabalho de pesquisa a respeito do cangaço publicado até hoje. Uma verdadeira enciclopédia ilustrada sobre o tema cangaço. Partindo das ações do pernambucano Cabeleira, primeiro cangaceiro a virar mito, vai até a morte de Corisco, o Diabo Louro do bando de Lampião.

Ele é de fato um bom escritor; e tem méritos de romancista.

Na parte inicial do livro ele traça o perfil e faz um breve relato das ações de alguns dos principais precursores de Lampião, a começar por Cabeleira, nascido em 1751, pernambucano de Glória do Goitá, localidade situada no atual município de Vitória de Santo Antão, passando por Luca da Feira, nascido em 1807 numa fazenda chamada Olhos d’Água, núcleo da povoação que deu origem à cidade baiana de Feira de Santana, além de Jesuíno Brilhante, natural do Rio Grande do Norte, e de Antônio Silvino, pernambucano que era chamado Governador do Sertão, o mais famoso de todos eles.

Ao longo do livro de José Bezerra a gente vai aprendendo coisas que só um sertanejo aprende naturalmente. Dois exemplos: Ovelhas ou cabras não bebem água de manhã; burro é como cachorro, sente as coisas de longe.

Clique neste link e continue lendo:

http://trevodotalvez.com.br/2014/08/04/um-livro-extraordinario-a-respeito-de-lampiao-a-raposa-das-caatingas/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

POR QUE SABINO GOMES INVADIU A CIDADE DE TRINFO?

Por José João Sousa

O objetivo de Sabino era destruir os papéis do cartório, para rasgar o processo contra o Coronel Marcolino Pereira Diniz, instalado pela morte do Juiz de Direito em 1923. 

Foto do coronel marculino Pereira Diniz

Marcolino era filho do Coronel Marçal Florentino Diniz, dono da Fazenda Abóbora, em Serra Talhada, no Estado de Pernambuco. 


Por volta das 20 horas, o bando de Sabino Gomes entrou na cidade, através da Rua Grande, onde moravam as famílias mais ricas. Os cangaceiros invadiram a casa do Sr. Laurindo Cardoso, titular do Cartório de Registro Civil, destruíram os móveis e tocaram fogo nos papéis do Cartório. 


Alguns historiadores chegam a dizer que Sabino Gomes era meio irmão do Coronel Marcolino, dizem que, o Sabino das Abóboras como era conhecido, era filho do Coronel Marçal Florentino Diniz com uma empregada da fazenda.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ÁRVORE GENEALÓGICA DE CORISCO E DADÁ (FILHOS E NETOS)


Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://sednemmendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

LIVRO "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS"


CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA VOCÊ CONHECER O QUE HÁ DE BOM NESTE LIVRO SOBRE A FAMÍLIA FERREIRA (LAMPIÃO), E O CANGAÇO EM GERAL:

http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

Este livro só chegou às mãos dos leitores depois de 11 anos de pesquisas pelas caatingas do Nordeste Brasileiro.

Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345 Abaixo, o e-mail:

lampiaoaraposadascaatingas@gmail.com      

Vendas presenciais
NA BAHIA
- Em Salvador:

        na livraria da Estação Rodoviária
        na livraria do Aeroporto 2 de Julho
        na Livraria Saraiva do Shopping Salvador
        na Livraria Saraiva do Shopping Paralela
        na Livraria Leitura, Shopping Salvador Norte
- Em Feira de Santana, na Livraria Atlântica, no Shopping Boulevard

EM SERGIPE
- Em Aracaju:

     na Livraria Escariz, no Shopping Jardins e no Shopping Rio Mar
       na Livraria Saraiva, Shopping Rio Mar
- Em Frei Paulo, na Mônaco Center, Rua Barão do Rio Branco, 38
- Em Itabaiana, no Supermercado Nunes Peixoto, na Praça João Pessoa
- Em Nossa Senhora da Glória, na banca de revistas do Tonho, na Avenida Lourival Batista
- Em Tobias Barreto, na Livraria Kairós, Praça da Igreja (Praça Dom José Tomaz)

NA ROTA TURÍSTICA DO CANGAÇO - Piranhas, Grota do Angico, Canindé, Xingó:
- Em Piranhas, na loja de artesanato vizinha do Museu do Sertão
- Em Xingó, na loja de artesanato do Restaurante Karranca's, ponto de embarque e desembarque do catamarã para passeios no cânion do Rio São Francisco
- Na Prainha Beira-Rio, junto às estátuas de Lampião e Maria Bonita, na venda de artesanato de Sandro Excelência (Artesanato Velho Chico)
- Na Grota do Angico, no Restaurante Angico, na foz do Riacho Forquilha, onde se inicia a trilha para visita à Grota do Angico
- Em Canindé, na loja de artesanato JVC, de Maria Cida, Av. Ananias Fernandes, 787
     
EM ALAGOAS

- Em Maceió, na livraria Cia. dos Livros, no Farol e na Ponta Verde

EM PERNAMBUCO

- Em Recife, na Livraria Saraiva, Shopping Recife e Shopping Rio Mar
- Em Serra Talhada, no Museu do Cangaço (Cabras de Lampião)

NA PARAÍBA

- Em João Pessoa, na Livraria Saraiva, Shopping Manaíra

NO RIO GRANDE DO NORTE

- Em Natal, Livraria Saraiva, no Shopping Midway e no Natal Shopping
- Em Mossoró, Livraria Saraiva, no Shopping Oeste

NO CEARÁ

- Em Fortaleza, na Livraria Saraiva, Shopping Fortaleza, lojas 420 e 68

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br