Seguidores

terça-feira, 18 de novembro de 2014

CARTÃO DE VISITAS DE LAMPIÃO

Por Geraldo Júnior
Colorizado por: Rubens Antônio (Salvador-BA)

Para evitar a falsificação e impedir que outros viessem se passar por ele, Lampião possuía cartões de visitas com sua foto.

Lampião e Benjamim Abraão

A ideia foi de Benjamin Abrahão que criou e confeccionou os cartões em Fortaleza-CE e presenteou o Rei do Cangaço, que passou a utilizá-lo em suas "negociações".

NAS QUEBRADAS DO SERTÃO...

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EPISÓDIO DA VIDA DOS CANGACEIROS - O BANDOLEIRO-FANTASMA

Material do acervo do pesquisador Raul Meneleu Mascarenhas

As estórias são muitas sobre Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, algumas verdadeiras e outras não.

Nesse artigo de Leonardo Mota, para o jornal O Globo de 17 de Outubro do ano de 1930, vemos episódios que mostram a sagacidade, crenças e principalmente a perversidade do bandoleiro e de seus cabras.









http://meneleu.blogspot.com.br/2014/11/episodio-da-vida-dos-cangaceiros-o.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O Cangaço na Literatura - Cabeças Cortadas - S01E01

Por Robério Santos

O Cangaço na Literatura é um programa que levará o leitor até locais que a maioria apenas lê em livros ou nem sabia de sua existência no universo do Cangaço. Todo programa será baseado em uma obra e no final uma outra indicação de leitura. É um projeto independente e sem fins lucrativos. O programa é apresentado por Robério Santos e filmado por Thayane Matos. O primeiro episódio é sobre as cabeças dos cangaceiros após a chacina do Angico.

Fonte: facebook
Página: Robério Santos

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

REPORTAGEM COM A CAVALGADA DA SERRA GRANDE, EM SERRA TALHADA, PERNAMBUCO

Por Rostand Medeiros

Este fim de semana estive no Pajeú com o amigo Luiz Dutra. Lá estivemos juntos dos muitos amigos que lá tive o privilégio de conhecer. Pessoas maravilhosas que lutam e valorizam a história nordestina e a nossa cultura.

Corrida de vaqueiros no meio da caatinga da Fazenda Barreiros – CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR

O empresário Francisco Mourato organizou e realizou com vários amigos a Cavalgada da Serra Grande, onde um grupo de 40 cavaleiros trilharam os antigos caminhos dos almocreves e passaram pelo cenário do maior combate da história do cangaço. A cavalgada encerrou na Fazenda Barreiros, do nosso amigo Alvaro Severo onde os cavaleiros assistiram uma corrida dos tradicionais vaqueiros pela caatinga e provaram do interessante e gostoso “bode enterrado”, um prato antigo, utilizado pelos cangaceiros do grupo de Lampião. Para mim é uma satisfação desfrutar da amizade e da extrema receptividade dos amigos da região do Pajeú Pernambucano. Melhor ainda é podemos trabalhar juntos em prol da nossa história e nossa cultura, pois nesta luta somos todos NORDESTINOS. Um grande e forte abraço a Zel Ferraz,Patrícia Noia da SilvaPatricia Cruz e ao amigo André Vasconcelos, responsável por me apresentar as maravilhas do Pajeú. 

A reportagem que segue mostra um pouco do que foi esta interessante cavalgada -


Tradição e renovação na Fazenda Barreiros, Serra Talhada, Pernambuco

Extraído do blog Tok de História do historiógrafo  e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros

http://tokdehistoria.com.br/2014/11/17/reportagem-com-a-cavalgada-da-serra-grande-em-serra-talhada-pernambuco/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MATÉRIA SOBRE O CANGACEIRO CANDEEIRO


Fonte: Youtube

http://blogdsomendesemendes.blogspot.com

Vem aí a FLIBO


A Feira Literária de Boqueirão - FLIBO é realizada pela ABES  -Associação Boqueirãozense de Escritores, é um evento anual que conta com o apoio do poder público, universidades, instituições culturais, empresas privadas e ainda núcleos e academias literárias. Contempla vários segmentos culturais, tais como: música, teatro e especialmente a LITERATURA; agita o setor turístico, como hotéis e pousadas, além de bares e restaurantes, durante os três dias de evento.

Na sua quinta edição, o evento prima pela periodicidade e pelo compromisso de envolver a comunidade do município de Boqueirão e de cidades circunvizinhas, através de projetos realizados com as escolas durante todo o ano letivo, começando em março e culminando em novembro, quando da realização da 5º FLIBO, no projeto "Minha Escola na Flibo".

A 5ª Flibo terá como atividades principais: palestras, oficinas, mini-cursos, bate-papo com autores, Saraus, lançamentos literários, contações de estórias, teatro de fantoches, "de repente, poesia" e ainda MPB na Praça, além de, é claro, muita POESIA!

Venha, participe!
http://flibopb.blogspot.com.br/

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2014/11/vem-ai-flibo.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MANUEL MARCELINO - O BOM DE VERAS - PARTE I

Por Antonio Alves de Morais

Manuel Marcelino, o Bom de Veras, o homem a quem Lampião temeu. Nas sucessivas reportagens por nós publicadas sobre sangrentas lutas que marcaram o nordeste na época do cangaço, temos dado enfoque especial à versão segunda a qual Lampião foi morto por envenenamento. Nas entrevistas feitas, nos contatos mantidos, nas pesquisas realizadas, a maioria das opiniões tem favorecido a tese do envenenamento. Aliando este esforço a um segundo objetivo, Região tem procurado, também, focalizar, em reportagens memoráveis e sensacionais, figuras outras que se tornaram famosas naquele agitado período. Hoje, divulgamos palpitante entrevista sobre um dos mais temíveis componentes do célebre grupo de Lampião: Manuel Marcelino - O Bom de Veras. 


O nosso entrevistado é o agricultor Antônio Taveira, residente na cidade pernambucana de Sitio dos Moreira.

Andanças e Lembranças.

CONTINUA...

Enviado pelo repórter e pesquisador Antonio Morais

NOTA: Esclarecendo algumas dúvidas ao leitor, segundo C. Eduardo da cidade de Crato: - 1 - Antônio Morais é o repórter. - 2 - Antônio Taveira o entrevistado que na época da entrevista teria 76 anos. (quando teria sido?) - 3 - O Monsenhor João Câncio que na sequência aparecerá no texto, seria o mesmo que organizou a Missa do Vaqueiro, em Serrita?


http://blogdomendesemendes.blogspot.com