Seguidores

domingo, 13 de julho de 2014

Conheça uma das principais lendas sobre Lampião


O medo provocado pela presença física ou até mesmo pelas histórias e lendas contadas sobre Lampião ainda persiste. O rei do cangaço morreu há 70 anos, na Grota de Angicos, em Poço Redondo (SE), durante uma emboscada montada pelos policiais. O cangaço terminou em 1940, mas mesmo assim as pessoas, principalmente no Nordeste do país, sentem desespero quando se fala em Lampião.

Acompanhe o blog do G1 no cangaço 

O G1 conversou com João Souza Lima, considerado um dos principais historiadores do cangaço. Ele vive em Paulo Afonso (BA), onde há décadas vem levantando informações sobre a biografia do principal casal de cangaceiros: Maria Bonita e Lampião. É ele quem revela os seis principais mitos e lendas que percorreram vários Estados do país e que ainda persistem.

Um relato que se espalhou conta a história de que Lampião só conseguia se esconder na mata durante as perseguições das volantes, porque subia nas árvores e fugia pelos galhos das copas. 

João de Sousa Lima disse que isso foi publicado em um livro sobre o cangaço como se fosse verdade e muita gente ainda acredita nessa história, desmentida por ele e outros especialistas. 

“Quem conhece a caatinga sabe que na região onde Lampião passou e lutou não havia árvores com copas.” - disse o pesquisador.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL703549-5598,00-CONHECA+AS+SEIS+PRINCIPAIS+LENDAS+SOBRE+LAMPIAO.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Dona Quitéria Sá irmã do cangaceiro Jararaca

Por Paulo George

Irmã do célebre cangaceiro Jararaca, do bando de Lampião, Quitéria Sá, ou Quitéria Zuza como é mais conhecida no Povoado Moderna, município de Sertânia, Sertão do Moxotó. 

Completou cem anos de idade no dia 27 de Outubro do ano passado. Na celebração do seu centenário de existência, houve uma grande festa no Povoado, com música, poesia, entrevistas, conversas, além de muita comida e bebida, é claro.

Antônio Amaral, Cantor e compositor sertaniense, acompanhado da Banda Acordes fez um show de Música e poesia, com participação especial do Poeta Josessandro Andrade. Antônio trouxe músicas como “Cangaceiro”, vencedora do Festival de Música de Afogados da Ingazeira, No final dos anos 1980, na voz de Chico Arruda, acompanhado do Sexteto Tamba, cujo versos musicais certamente lembrarão à aniversariante o seu irmão famoso:

Acervo do professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio

“Não tenho a conta dos perigos que passei
não faço média das vezes que já morri 
um cangaceiro mouro e bárbaro sem lei 
nos altiplanos condoreiros do Sertão 
A cor do sangue é a cor do guerrilheiro 
corpo ligeiro, olhar de corvo fatal
 Bandoleiro de batalhas nas volantes
 aço malhado, estilhaços de um tiro 
se refez retiro no silêncio da prisão 
(...) Corisco doido, Jararaca Aluvião...”.

Dona Quitéria Santana é filha de Manuel Leite de Santana, (Mané Zuza) e Maria Luiza de Santana, pais adotivos de Jararaca, que o criaram, Já que o mesmo era filho de um irmão de Mané Zuza. 

Lúcida, forte, Dona Quitéria é descrita pelos familiares, amigos e conhecidos no povoado pertencente ao Município de Sertânia como uma pessoa espirituosa, bem-humorada.

“Ela Ainda dança e bebe. Aliás sempre bebeu, mas tem uma saúde de ferro”, atesta o Agrônomo Cícero Paulo Sampaio, sobrinho-neto de Quitéria Zuza. “As farras que participei nas festas com ela eram atrativas não pela bebida, mas pela inteligência e sabedoria de Tia Quitéria ”, garante Sampaio.

Há outra irmã do cangaceiro Jararaca, Germana Sá, com cerca de 80 anos. Ela e Quitéria Zuza são as que ainda restam vivas. 

Haviam ainda José de Sá, Tatái, falecido em 1997 e Félix Sá, que se foi há alguns anos, ambos na casa dos 90 anos, sendo que o último faleceu em um acidente de moto. 

O túmulo de Jararaca à frente, e por trás o túmulo do cangaceiro Asa Branca. Lembrando ao leitor que o cangaceiro Jararaca foi baleado no dia 13 de junho de 1927 em Mossoró. Covardemente assassinado na noite de 19 de Junho de 1927 

Todos eles iam anualmente no dia de finados, 02 de Novembro, em caravana com outros parentes visitar o túmulo do Irmão em Mossoró-RN. Os irmãos daquele que foi um dos cabras mais valentes do bando de Lampião mantém este costume até hoje.

Fonte: facebook
Página: Paulo George

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TRISTE DESPEDIDA DE UMA SELEÇÃO PERDIDA

Por Antonio José de Oliveira(*)

Qual legado deixou a COPA para esta Terra brasileira de torcedores de tamanha empolgação e de crianças que entusiasmadas expressavam-se em gritos, suplicando por vitória?
          
A expectativa do povo brasileiro era mui grande, ainda que, pagando um preço elevado pelo ingresso para assistir uma possível conquista da seleção que já foi conhecida como uma das melhores do globo terrestre!
          
O nobre escritor sergipano, Doutor Rangel Alves Costa em um artigo intitulado TRISTE BRASIL, datado de 9 do corrente mês, registra: “A seleção brasileira perdeu, e perdeu feio para a Alemanha. (...) E quem perdeu mesmo foi o povo brasileiro, a imensa massa de torcedores que ainda tinha no seu selecionado algo bom em que acreditar”. (...) “E com a lamentável derrota se foi também a autoestima e a esperança”.
          
Pergunto: E agora, se a principal referência do Brasil no Exterior era o futebol. O futebol de Pelé – o futebol de Garrincha etc. etc.? Qual a impressão que os povos de outros países passarão a ter do profissionalismo futebolístico da nossa Terra? Qual o sucedâneo que venha amenizar uma tão grande derrota, e qual a explicação que daremos, se os próprios atletas não tiveram palavras para explicar o “apagão” de quatro gols em apenas SEIS minutos, no confronto em que o Brasil foi derrotado por sete a um pela Alemanha e, na tentativa de ir para o terceiro lugar, a Holanda não deu o direito da seleção brasileira efetuar um único gol apenas, e sim, aplicou-lhe três gols?
          
Os torcedores brasileiros tiveram um excelente comportamento; encheram os estádios e, até o último instante do fracassado jogo Brasil/Holanda, estavam sentados na arquibancada do MANÉ GARRINCHA, que custou  - segundo o site esportes.estadão.com.br, aproximadamente UM BILHÃO E MEIO de reais, dos mais de VINTE E CINCO BILHÕES que foram investidos em todo contexto das obras da Copa.
          

Afirma ainda o referido escritor e advogado (Rangel Alves Costa) que, “não sabe o que os pais daqueles garotinhos da propaganda (“Tenho oito anos e nunca vi o Brasil ser campeão. Quero ver a seleção ser campeã. Brasil joga pra mim. Joga pra mim!”) disseram aos seus pequenos torcedores” – Blograngel/sertão.
          
O renomado Jornalista Galvão procurou narrar o jogo Brasil/Holanda com todo entusiasmo, mas tenho certeza que seu emocional estava abalado, após a tão grande derrota de sete a um da disputa anterior, a não ser que seu preparo psicológico e experiência sejam tão elevados que o sentimento se oculte enquanto realiza a narração.


Na minha opinião – embora valor nenhum tenha -, um evento de um grandioso porte como é o caso da COPA DO MUNDO, só deveria ser realizado num país onde o dinheiro estivesse sobrando nos cofres do Governo e no bolso do povo. Mas, num país onde as pessoas estão morrendo nos corredores de muitos hospitais públicos e onde a educação está muito aquém do necessário, para que haver copa?
         
As prioridades para o nosso povo deveria ser a saúde, educação e segurança. Será que estamos tendo tudo isso?
        
Nos Estados onde existiram jogos, a educação no Brasil nas escolas públicas parou por aproximadamente 40 dias. Ainda que digam que a programação escolar foi efetuada dentro dos conformes, conheço escolas que a esta altura do “campeonato”, (início já do segundo semestre), os alunos fizeram provas apenas da primeira unidade. E, qual o tempo que haverá para os professores aplicarem provas de três unidades neste segundo semestre? Será que os profissionais da educação, por mais dedicados que são, conseguirão introduzir na mente dos alunos uma carga de conhecimento de três unidades num tempo tão limitado? Se tal proeza acontecer, e o alunado conseguir um aprendizado de qualidade, deixo desde já os meus sinceros parabéns para os meus caros colegas.
        
E, será que, os postos de saúde e hospitais públicos terão toda assistência no tocante aos recursos necessários para um atendimento razoável aos que a eles recorrem neste nosso vasto e querido Brasil? ESPERO QUE SIM!

(*)Antonio José de Oliveira é baiano da cidade de Serrinha, e é pesquisador do cangaço.

Enviado pelo autor.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O coronel dos coronéis - A incrível vida de Delmiro Gouveia, audacioso mártir da indústria nacional

Por Dilton Cândido Santos Maynard
Coronel Dermiro Gouveia

Era um homem temido e extremamente sedutor. Dizem que tinha ímã nos olhos e detestava gente preguiçosa. Quando ia à cidade, vestia-se elegantemente, com direito a bengala e cartola. Estava sempre perfumado. No sertão, manejava com habilidade o chicote e sabia fazer-se respeitar. Em todo o Nordeste, chamavam-no coronel Delmiro Gouveia, ou simplesmente “coronel dos coronéis”.

Em meio à pobreza e ao atraso do sertão, Gouveia criou a usina hidrelétrica Angiquinho, encravada nas paredes de uma cachoeira, para obter eletricidade das águas do Rio São Francisco. Com a energia, impulsionou a Companhia Agro-Fabril Mercantil (CAM), conhecida como Fábrica da Pedra — a primeira a produzir linhas de coser no país.

Delmiro Augusto da Cruz Gouveia nasceu em 5 de junho de 1863 em Ipu, Ceará. Órfão de pai, mudou-se ainda criança para Recife. Depois de perder a mãe, em 1877, caiu no mundo, dedicando-se a vários ofícios: foi tipógrafo, trabalhou na Brazilian Street Railways Company, virou mascate e chegou a despachante de barcaças no Cais de Ramos. Por fim, ingressou no negócio de peles de bode, carneiro e cabra, criando, em 1896, a Delmiro & Cia. Segundo o escritor Graciliano Ramos (1892-1953), Gouveia “adquiriu tanta habilidade que poderia, segundo afirmam os tabaréus, esfolar uma cabra viva sem que ela percebesse que estava sendo esfolada”.

Atacando ferozmente a concorrência, em pouco tempo o jovem empresário figurava nos jornais como o “Rei das Peles”, tornando-se o único exportador de couros do Nordeste para os Estados Unidos. Os lucros lhe trouxeram uma vida de fausto: sua residência, a Vila Anunciada (assim batizada em homenagem à primeira esposa), foi transformada em um espaço para grandes festas e saraus.

Apesar de não vir de família tradicional e de possuir pouca instrução, Gouveia tornou-se presidente da Associação Comercial de Pernambuco. Seu figurino era elegante: ditou moda com os “colarinhos Delmiro Gouveia”, tinha um apreço todo especial por roupas brancas e perfumes importados. A fama de negociante próspero logo foi acompanhada pela de galanteador que enviava rosas e bilhetinhos apaixonados às amantes.

Delmiro visitou a Exposição Universal de Chicago, em 1893, e voltou de lá com a cabeça cheia de idéias. Provavelmente, a experiência inspirou-lhe a criação do Derby, um mercado com 129 metros de comprimento por 28 de largura, 18 portões, 112 janelas e venezianas, e um restaurante. Funcionavam no Derby 264 boxes, todos com balcões de mármore, onde se vendiam hortaliças e verduras.

Os visitantes que desembarcavam no porto de Recife eram transportados pelo leito do Rio Capibaribe para um hotel construído próximo ao mercado. Mas a grande atração era mesmo a iluminação elétrica, inédita na cidade. O público lotava o mercado para experimentar os carrosséis e divertir-se com as barracas de prendas, o teatro, as regatas, além do velódromo para ciclismo. Para muitos, o Derby foi a versão pioneira de um shopping center no Brasil.

Do prefeito José Coelho Cintra (1843-1939), Delmiro Gouveia obteve isenção de impostos e outros favores, mas os privilégios não foram suficientes para que mantivesse o empreendimento por muito tempo. No dia 2 de janeiro de 1900, o Derby ardeu em chamas. O misterioso incêndio teria sido uma resposta à ousadia do empresário, que eliminava intermediários baixando os preços, e certa vez chegou a atacar a bengaladas o senador Francisco Rosa e Silva (1857-1929), poderoso líder político pernambucano e então vice-presidente da República. Delmiro acabou preso, acusado de ter ordenado o fogaréu para receber o seguro.

Inocentado, passou por uma séria crise conjugal. Para fugir do redemoinho, viajou para a Europa, ficando cerca de um ano longe dos negócios, que iam mal, e do casamento, que desmoronara. Quando, enfim, retornou ao Brasil, estava falido.

Em um ato intempestivo, Gouveia resolveu raptar a menor Carmela Eulina do Amaral Gusmão, por quem se apaixonara. A moça era filha do governador de Pernambuco, Segismundo Gonçalves (1845-1915), importante aliado de Rosa e Silva. Alguns biógrafos sugerem que Eulina (futura mãe de três filhos seus) foi a “vingança de saias” aplicada por Delmiro em Segismundo, pelos ataques aos seus negócios.

Fugindo para Alagoas, Gouveia estabeleceu-se na cidade de Água Branca, onde recebeu apoio das poderosas famílias Torres e Luna e retomou o negócio de peles e couros. Recuperou-se dos prejuízos, e em março de 1903 fixou-se na Vila da Pedra. Próxima ao sítio que comprou na região ficava a cachoeira de Paulo Afonso. O que lhe inspirou um plano ousado: a partir da queda d’água, construir uma hidrelétrica para fornecer energia ao Recife, sua antiga morada, e a outras cidades do Nordeste. Tudo arquitetado, Gouveia associou-se a americanos para viabilizar o projeto. Mas nem tudo saiu como o esperado. O governador Dantas Barreto (1850-1931) teria dito ao negar a concessão: “O negócio é bom. Tão bom que deve esconder alguma velhacaria!” Os americanos pularam fora, mas Gouveia levou a idéia adiante, limitando-a às suas terras.

Enquanto a hidreletricidade era ainda assunto de revistas, Gouveia, de arma em punho, obrigava seus empregados a descer pelo abismo de Paulo Afonso para instalar a usina. A energia obtida moveu a Fábrica da Pedra, que prosperou alavancada pelos tempos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Os carretéis ingleses passaram a sofrer uma inesperada concorrência no mercado nacional, com o rápido crescimento das linhas marca Estrela. No exterior, Gouveia lançou a linha Barrilejo. Sua clientela estrangeira incluía Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Antilhas e Canadá.

O negociante modificou a paisagem do sertão alagoano. A vila pulou de menos de uma dezena para cerca de 250 casas, com uma população de quase cinco mil pessoas. As bebidas alcoólicas foram proibidas — mas isso, evidentemente, não valia para o rei das peles: instalado em um confortável chalé, abastecido de champanhes caros e vinhos de Bordeaux, tornou-se o “senhor da Pedra”. Seus cinco automóveis, os primeiros a cruzar aqueles sertões, assustavam os camponeses. Junto com a indústria, levou para a pequena localidade a máquina de gelo, o telégrafo, o cinema (como ingresso das crianças, cobrava o boletim escolar com boas notas), o carrossel, a tipografia, bandas de música e a jornada de trabalho de oito horas, com folgas aos domingos.

A fábrica possuía uma vila operária, onde Delmiro impôs normas rigorosas aos moradores. Havia horário para fechar as portas, vistoria da higiene nas casas e multas para quem cuspisse no chão. Das moças, o cearense exigia vestidos abaixo dos joelhos e cabelos arrumados. Os filhos dos empregados eram obrigados a estudar — se faltassem, os pais recebiam duras advertências. Todos deveriam andar sempre asseados. Arno Pearse, observador estrangeiro, registrou que os operários iam para o trabalho “mais bem vestidos do que o europeu médio no domingo”.

Quando dispunha de tempo, Gouveia fiscalizava pessoalmente o funcionamento de tudo. O perfume forte denunciava sua presença, deixando os empregados em pânico. Deslizes freqüentemente levavam os infratores aos troncos das baraúnas próximas à fábrica. Há relatos de empregados que “fizeram mal” a alguma trabalhadora, e após um dia amarrados na árvore, aceitaram o “conselho” do coronel e se casaram, apadrinhados pelo próprio. Talvez por isso, Mário de Andrade (1893-1945) tenha escrito que “Macunaíma (...) pensou em morar na cidade da Pedra com o enérgico Delmiro Gouveia, porém lhe faltou ânimo. Para viver lá, assim como tinha vivido era impossível”.

Mas se em muitos despertavam temor, as atitudes enérgicas do empresário eram, para outros, simplesmente inaceitáveis. Fosse por desavenças pessoais, fosse por interesses comerciais contrariados, a pele de Delmiro Gouveia estava a prêmio. Aos 54 anos, era um cabra marcado para morrer. E driblar este destino foi um golpe que o magnata não soube dar. “Foi covardemente assassinado a tiros de rifle o grande industrial Delmiro Gouveia, uma das existências mais úteis e laboriosas do Brasil atual”, alardeou a Revista da Semana. Os três tiros foram disparados quando o empresário lia jornal na varanda de seu chalé, no dia 17 de outubro de 1917. Em sua homenagem, a revista lembrava que ele “foi estabelecer-se próximo à cachoeira de Paulo Afonso, criando a Vila da Pedra, hoje em dia transformada pela sua energia ciclópica num dos mais importantes centros rurais e industriais do país, numa verdadeira civilização encravada dentro da barbárie do sertão nordestino”.

De Mário de Andrade, o acontecimento mereceu o seguinte comentário: “Teve o fim que merecia: assassinaram-no. Nós não podíamos suportar esse farol que feria os nossos olhos gestadores de ilusões, a cidade da Pedra nas Alagoas”.

Em seu testamento, Delmiro deixou uma fortuna calculada em quatro mil contos de réis. E exigiu: “Quero que meu corpo seja inumado em cova rasa, sendo meu enterro feito sem pompa alguma e dispenso também todos os sufrágios e quaisquer outras solenidades”. Assim foi feito. A banda local acompanhou o féretro, mas, além disso, nada mais houve.

Foram presos dois suspeitos, que confessaram um crime que não cometeram após muita tortura. Ao que tudo indica, a ordem partiu de coronéis da região. O processo-crime, revisto anos depois, está repleto de falhas e, para alguns, é um belo exemplar de erro jurídico.

No ar, ficou a suspeita de que o assassinato fora encomendado pela Machine Cottons, grupo inglês que fez uma férrea campanha para adquirir a Fábrica da Pedra e retomar o monopólio no negócio de linhas, perdido durante a Primeira Guerra. Delmiro negou-se a vender a companhia. Anos após a sua morte, o trust finalmente comprou a fábrica. Os novos donos chocaram a população da Pedra: várias máquinas da CAM foram quebradas e jogadas no leito do Rio São Francisco.

Delmiro Gouveia virou mito. O homem um dia acusado de velhacaria tornou-se um mártir da indústria nacional, vítima do “atraso” sertanejo e da pressão do capital estrangeiro. Embora exista mais de uma dezena de biografias dele, como num romance policial sua vida tem lacunas intrigantes. Ainda assim, exposições, histórias em quadrinhos, filmes, ruas, avenidas e até a Vila da Pedra, hoje uma cidade, levam seu nome. Imponente entre as rochas, Angiquinho lembra as mudanças ocorridas no sertão. Projetada sobre ela, a sombra do coronel dos coronéis ainda passeia impetuosa.

Dilton Cândido Santos Maynard é professor da Universidade Estadual de Alagoas e autor da tese “O Senhor da Pedra: os usos da memória de Delmiro Gouveia (1940-1980)”, (UFPE, 2008).
Saiba Mais - Livros:
ARARIPE, J.C. Delmiro Gouveia: a glória de um pioneiro. Fortaleza: BNB, 1997.
MARTINS, F. Magalhães. Delmiro Gouveia: pioneiro e nacionalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL,1979.
ROCHA, Tadeu. Delmiro Gouveia: o pioneiro de Paulo Afonso. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1970.
Saiba Mais - Filmes:
“Coronel Delmiro Gouveia”, de Geraldo Sarno,1977.
“Delmiro Gouveia: o homem e a terra”, de Ruy Santos,1971.
LINKS RELACIONADOS

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/retrato/o-coronel-dos-coroneis

http://blogdomendesemendes.blogspot.com