Seguidores

domingo, 6 de abril de 2014

Cangaceiros do bando de Lampião capturados e presos na cadeia do Recife e em Mossoró.

Por Raimundo Gomes


Na primeira foto, onde cinco cangaceiros estão identificados, há um outro bem abaixo, que está sem identificação, e que presumo que seja o cangaceiro Asa Branca, e que na verdade não está preso com os cinco no Recife.

A foto dele é uma montagem feita pela revista, facilmente perceptível pelo seu contorno e posição quanto aos outros. Asa Branca ficou preso em Mossoró, e foi dos poucos cangaceiros a cumprir pena naquela cidade e sair de lá com vida.



Na segunda foto, mais três cangaceiros de Lampião presos, mas em Mossoró, sendo dois cearenses, Bronzeado (Manuel Ferreira) e Mormaço (Francisco Ramos de Almeida), além de Asa Branca (Luiz Tavares ). Nesta foto dos anos 1960, ele já está bem idoso e presumo que seja o cangaceiro sem identificação da foto anterior.

Os dois cangaceiros cearenses, depois de estarem presos e à disposição da justiça, seriam levados para a estrada de Natal e fuzilados. Asa Branca cumpriu pena em Mossoró e foi dos únicos a sair de lá com vida.



Na terceira foto por inteiro de Bronzeado, a mesma imagem que está pequena e em preto e branco na foto anterior.

Dia desses meu amigo Voltaseca Volta me perguntou onde essa foto do Bronzeado foi batida. Ainda não sei, mas com certeza sei que ela foi revelada no estúdio fotográfico do jornalista José Otávio, em Mossoró. Os créditos estão ao lado das fotos dos cangaceiros presos em Mossoró.

Fonte: facebook
Pág:. Raimundo Gomes 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com  

Filho do cangaceiro Asa Branca




Francisco Tavares da Silva era filho de Antonio Luiz Tavares (ex-cangaceiro Asa Branca do bando de Lampião), e de dona Francisca da Silva Tavares. Ele nasceu no dia 14 de Abril de 1959, na cidade de Caridade, no Estado do Ceará, e  foi assassinado aos 24 anos de idade, por um primo, por coisas banais.

 
Antonio Luiz Tavares - o cangaceiro Asa Branca


A família de Asa Branca e dona Francisca da Silva Tavares hoje é composta de: 04 filhos, 17 netos e 28 bisnetos.

 Francisca da Silva Tavares - viúva do cangaceiro Asa Branca

Segundo as pessoas vizinhas dos familiares do ex-cangaceiro Asa Branca, as quais eu conversei com elas, todas foram unânimes  e disseram que os filhos de Asa Branca cresceram naquele bairro Bom Jardim, - Rua Epitácio Pessoa, amigos de todos, honestos, trabalhadores e dignos de respeito. Nada desabona a família de Antonio Luiz Tavares, o ex- cangaceiro Asa Branca.
 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com