Seguidores

sexta-feira, 28 de março de 2014

Elogios ao nosso blog pelo o promotor de Justiça Dr Ivanildo Alves Silveira.


Por Ivanildo Alves Silveira

Amigo José Mendes:

Parabenizo-o pelo seu excelente blog.

Esta semana conversei com o amigo kydelmir Dantas e falamos do seu magnífico trabalho.


Quando tiver um tempinho, dê uma olhada na minha comunidade do orkut "Lampião grande rei do cangaço". Se gostar de alguma matéria,  pode copiar, amigo. Nosso interesse é fazermos amizades e difundirmos a verdadeira história do cangaço...

Abraço e dê notícias.

Ivanildo Silveira
Pesquisador e colecionador do cangaço
Natal - Rio Grande do Norte. 

Adendo:

Dr. Ivanildo Alves Silveira:

Primeiro do que tudo, muito obrigado pelos elogios dirigidos ao http://blogdomendesemendes.blogspot.com. Mas eu espero que este problema seja resolvido o mais breve possível. 

Infelizmente não mais consegui abrir a sua página no orkut, e nem tenho recebido respostas dos e-mails que eu tenho lhe enviado.

Abraço e muita paz, felicidade para o senhor e para todos que lhe rodeiam, e para os que fazem parte do seu círculo de amizade.

José Mendes Pereira
Mossoró-Rn. - Terra de Santa Luzia. 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HUMILDES E HUMILHADOS

Por Rangel Alves da Costa*

O próprio conceito de humilde traz no seu bojo o sentido de humilhado, de humilhação. Dependendo do contexto, ser humilde significa viver modestamente, possuir baixo poder aquisitivo, fazer parte de classe social menos favorecida, não possuir grandes pretensões na vida a não ser aquelas que permitam a sobrevivência. Ou simplesmente ser recatado, respeitoso, servil, simples, sem aparentar orgulho ou soberba.

Contudo, ser humilde não se confunde com ter humildade. Enquanto aquele se volta mais para o socialmente desfavorecido, esta busca um nivelamento de relações, com respeito mútuo que não permita distinções por poder ou riqueza, formação ou prestígio. O ser humilde geralmente é forçado a encurvar-se, a submeter-se, enquanto a humildade exige respeito e tratamento digno e igualitário.

Aquele que se relaciona com o próximo com senso de humildade ou respeita o menos favorecido pela sua própria condição humana, age se contrapondo a uma verdadeira praga social que assola a classe mais humilde: a humilhação. E esta vista no seu aspecto mais pejorativo, desumano e existencialmente inaceitável. Neste sentido é que se fala em pessoas humilhadas pela sua condição social, pela sua cor, raça ou opção sexual, dentre outros fatores.

Como sempre observável no longo processo humano de desigualar os iguais, a humilhação foi sendo forjada para mostrar que pessoas existem que, pelo simples fato de serem menos aquinhoadas que outras, a estas devem obediência e temor. A Bíblia fala em submissão, mas somente à vontade de Deus, como escrito em Crônicas, II, 7:14: se o meu povo se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Assim, humilhar-se somente a Deus, e não ao homem.


Mas contrariamente a toda lição, é o homem que incessantemente humilha o outro, procura desfazer do próximo, desrespeitá-lo até onde possa. E não há dúvida que a humilhação é, verdadeiramente, a mais desonesta, injusta e desumana forma de ferir o caráter, de atacar a dignidade e afetar a honra do ser humano. É como se a submissão fosse uma forma de dizer que as coisas devem ser como eu quero, e não como você necessita que sejam; como uma forma de afirmar que deve suportar calado o que de bom ou ruim lhe seja impingido.

O seu conceito não deixa dúvidas quanto ao enojamento que carrega em si, eis que atitude tomada para rebaixar a pessoa humilde ao reles do chão, ao húmus. É a imposição ao outro uma condição de ser abjeto, imprestável, menor, vil, desprezível, que não merece respeito nem valorização. Avista-se o desprezo ou desvalorização do ser humano; a escravização ou submissão do indivíduo a situações socialmente inaceitáveis; a violação premeditada dos direitos do cidadão; a busca de tornar o outro sempre inferior, sempre necessitando do outro para conseguir aquilo que lhe é assegurado por lei.

Age com humilhação aquele que sempre vê o povo humilde como preguiçoso, como marginal, como destituído das mesmas qualidades de outros cidadãos. A polícia humilha o negro, o pobre, o malvestido, o esfarrapado, o abandonado, o favelado ou morador das distâncias empobrecidas. A generalização de classes como tendentes à marginalidade é um ato de humilhação, como também as abordagens sempre pressupondo um bandido e não um ser humano.

Age com humilhação aquele que graceja do aluno que vai à escola com roupa rasgada ou caderno sem capa; aquele que nas repartições públicas torna o atendimento um total desrespeito ao cidadão que vai pedir uma informação ou resolver um problema; aquele que discrimina pessoas ou age com discriminação perante determinadas classes de indivíduos. O péssimo atendimento nos hospitais e outras unidades de saúde, nos fóruns, nas repartições públicas e nas antessalas são explícitas formas de humilhação.

Não há humilhação maior imposta ao indivíduo que pagar impostos cada vez mais elevados e não poder contar com os serviços essenciais quando necessita. Indivíduos jogados em macas no chão de hospitais, que têm de aguardar cinco meses ou mais para a realização de um exame, que não podem contar com os remédios necessários para o seu tratamento, são formas degradantes de humilhação.

Contudo, o que mais dói é saber que a humilhação é fruto da arrogância de um ser humano em face de outro ser humano, só que este na desvantagem da necessidade. O que mais grita na alma é ter a certeza que muitos humilham como forma de mostrar poder e superioridade diante de pessoas que já sofrem demais em situações normais da vida. Mas assim é feito porque é próprio do ser humano ver o outro com inferioridade. E, se for pobre, como um verme que deve ser pisoteado.

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 
 http://jmpminhasimples.historias.blogspot.com

Vinte e Cinco e as identificações dos cangaceiros - Por voltaseca volta

Por Voltaseca e Lampião, Cangaço e Nordeste


Um amigo meu, fez uma visita de cortesia ao famoso cangaceiro "Vinte e Cinco", 96 anos, e, que reside em Maceió. E, devidamente autorizado, fez uma imagem de um belíssimo quadro existente na sala, que enfoca Lampião e seu grupo de cangaceiros, com as devidas identificações.

Para minha sorte, esse nosso colega,  forneceu-me uma cópia dessa foto, para que eu desse um espiada. Grande a minha alegria, em receber a dita foto, e, grande a minha tristeza, com as identificações errôneas que existem na mesma. 

Ver, na parte dos comentários, logo abaixo, as observações.

Segundo o quadro, eis a identificação numérica e nominal, feita pelo cangaceiro "Vinte e Cinco". Leia-a se, da esquerda para a direita: 

Nº 01 (Vila Nova - correta); 02 (Serra Branca - errada); 03 (Luiz Pedro - correta); 04 (Vinte e Cinco - errada ); 05 (Lampião - correta); 06 (Canário - errada); 07 (Maria Bonita - correta); 08 (Jurity - correta); 09 (Chumbinho...?) e 10 (Balão - erradíssima!). Ou seja, de 10 personagens, ele identificou 04 erroneamente, e a pior delas, foi atribuir Quinta-Feira, como sendo Balão. Tire suas conclusões, e, vamos respeitar o famoso cangaceiro, do alto de seus 96 anos. Assunto polêmico, e, aberto à discussão com a palavra os estudiosos.

Fontes:
Voltaseca e Lampião, Cangaço e Nordeste. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Fotos do tempo do cangaço


Foto inédita do polêmico cangaceiro "Volta Seca" dando uma entrevista, quando estava recluso na penitenciária de Salvador, no Estado da Bahia, e passou mais de 20 anos preso, até ser indultado pelo presidente da república Getúlio Vargas. Observe que o cangaceiro Volta Seca gostava de cachorro.


Este senhor é Wilson (já falecido). Era filho do casal de cangaceiros Zé Sereno e Sila.


Sérgia Bulhões, é filha de Sílvio Bulhões. Ela é neta dos famosos cangaceiros Corisco e Dadá.


O rei Lampião, Ponto Fino II, Sabonete, que era irmão do cangaceiro Borboleta, e o famoso Jurity.


  O dia em que Antonio Silvino foi libertado

Palavras do governador do sertão - facebook:


Antônio Silvino, junto com o governador de Pernambuco e o chefe da policia do Estado, Dr. Eurico de Souza Leão, tiveram uma reunião para acabar com Lampião no sertão (Antônio, antigo cangaceiro, podia ajudar) e determinou as autoridades que acabasse com os coiteiros de Lampião no sertão, pois ele (Lampião sem essa gente, não ia para lugar nenhum). Foi feito a operação no sertão chamada de "Lei do Diabo".



Edição do Diário de Pernambuco em 1938 noticiando a Morte de Lampião.


CONHECIMENTO - O CANGACEIRO X UMBUZEIRO  

O UMBUZEIRO era muito utilizado pelos cangaceiros, principalmente, como alimentação (frutos/batata/água). Nas secas, os cangaceiros conseguiam água das raízes(Batata) dos umbuzeiros. 


Detalhe da planta - google 

Faziam uma fogueira no solo, com gravetos, à altura das raízes tornando-as mais aquosas, e, retiravam os Tubérculos, partiam, e, o seu miolo (massa branca), era raspada e espremida em lenços, e em pedaços de panos, donde saía um líquido aquoso (água).


A casca dos tubérculos servia de panela. Era a fruta sagrada do sertanejo. Os cangaceiros chupavam o umbu que saciavam a fome e a sede. Adicionado ao leite, preparava-se a umbuzada (vitamina do sertanejo).  

FOTOS: 
Fonte: Voltaseca
Facebook 
Fonte Google

http://blogdomendesemendes.blogspot.com