Seguidores

quinta-feira, 20 de março de 2014

Delmiro Gouveia


A casa da fazenda cobra, onde Delmiro Gouveia ficou morando na cidade de Água Branca, hoje invadida pelo MST, coisas do Brasil. depois a capela da fazenda, a casa da Baronesa de Água Branca e Ulisses Luna, grande amigo e protetor de Delmiro Gouveia na região."

Existe e fica na zona rural de Água Branca, ainda está preservada, só que ocupada por integrantes do MST, que é uma pena pois é um patrimônio histórico que deveria ser tombado pelo IPHAN, procure o Prof Edvaldo lá na prefeitura que ele te levará lá e ainda contará a história da região.


A primeira parada de Delmiro Gouveia no sertão Alagoano foi na cidade de Piranhas, aqui Delmiro chegou em um vapor onde embarcou na cidade de Maceió, daqui seguiu de trem até a vila da Pedra, onde já o esperava o Senador Ulisses Luna, que o levaria em seguida para a cidade Água Branca, onde ficaria hospedado na fazenda cobra.


Foto do escritor e pesquisador Gilmar Teixeira

Esta é a estação de trem da Vila de Pedra, hoje Delmiro Gouveia, foi nesta estação ferroviária que Delmiro desembarcou em 1903 e começou uma nova vida, tornando se um dos maiores empresários nordestinos foi também atrás destes trilhos que se esconderam os assassinos de Delmiro Gouveia para perpetrar o seu assassinato.


A usina de Angiquinho foi construída na cachoeira de Paulo Afonso, do lado Alagoano, e inaugurada em 1913, imagine esta construção há mais de 100 anos sem a tecnologia e os recursos que temos hoje, só um homem como Delmiro Gouveia para construir e fazer funcionar uma obra desta magnitude, domando a maior cachoeira do nordeste do Brasil e levar energia para o sertão Alagoano antes mesmo, que as grandes capitais do nordeste, coisas de Delmiro Gouveia.


Escritores e pesquisadores do IGH-MSPA no dia do tombamento de Angiquinho como patrimônio da humanidade pelo IPHAN e governo de Alagoas e hoje mantida pela CHESF e FUNDEG (Fundação Delmiro Gouveia), encontra se hoje semi-abandonada, a espera de renovação de contrato com a FUNDEG, e que seja renovada para o bem da história nordestina. — com Uneb Paulo AfonsoJuracy MarquesJoão De Sousa LimaAntônio Bartolomeu e Gloria Lira.


Pesquisadores cearenses, Bosco André, José Cicero e o Francês Jack de White, em visita de pesquisa a usina Angiquinho, no trole da estrada de ferro construída por Delmiro Gouveia para transportar os equipamentos da usina, ela foi inaugurada em 1913, para fornecer energia a seus empreendimentos na região de vila da Pedra - Al. — com José Cícero Silva,Manoel Severo Barbosa e João Bosco André.

Com João De Sousa Lima, Narciso Dias, Juliana Pereira Ischiara, Neli Conceição e Manoel Severo 

Você que gosta e pesquisa Delmiro Gouveia, o maior empreendedor do nordeste no inicio do século XX, esta página no Facebook, será uma ferramenta de informação a tudo que se relaciona a este grande homem nordestino, Delmiro Gouveia, contamos com sua participação, envie fotos e informações a respeito desta figura impar na história nordestina. 

Materila adquirido no facebook  
Página Coronel Delmiro Gouceia 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Coronel Delmiro Gouveia - foto do velório.


Considerado um dos precursores do desenvolvimento do nordeste, pois, aproveitou a água do Rio São Francisco, transformando-a em energia (usina de Angiquinho - Paulo Affonso, no estado da Bahia). 

O coronel Delmiro Gouveia era natural de Ipu, no Estado do Ceará. Criou a fábrica de linhas da Pedra, no Estado do Ceará. Posteriormente, com a morte do mesmo, o município passou a se chamar, Pedra de Delmiro Gouveia.

Foi assassinado por pistoleiros, enquanto lia jornal, em uma cadeira, em sua residência. Até hoje se discute quem foi o mandante do assassinato.

Fonte da foto: facebook 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com

Mais fotos da cangaceira Dadá.


Dadá em sua famosa máquina. Veja que no detalhe, ela está com uma idade avançada, mas está colocando a "linha", no pequeno orifício da agulha da máquina. isso não é para todo mundo, é muito difícil essa operação.



Foto inédita, cedida gentilmente pelo Dr. Antonio Amaury. 1968 - São Paulo. Dadá e sua neta, em companhia do digníssimo escritor supram e seu filho, quando em tratamento de saúde, na Capital Paulista.

Facebook - Volta Seca 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com