Seguidores

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Lançamento de livro de Antonio Galdino foi um grande sucesso.

Por João de Sousa Lima

Paulo Afonso viveu um grande  momento cultural com o lançamento do livro do professor e escritor Antono Galdino. O CPAzinho ficou lotado de amigos, estudantes, professores, familiares e autoridades civis e militares, que compareceram para prestigiar esse mais novo lançamento literário da cidade.

O  livro conta histórias e fatos que marcaram a vida politica da cidade, assim com também homenageia vários pioneiros, pessoas que deixaram suas contribuições para o desenvolvimento e o progresso de Paulo Afonso.

Parabéns a todos que prestigiaram o evento.













 

 

 

Enviado pelo o escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima

http://www.joaodesousalima.com/2014/02/lancamento-de-livro-de-antonio-galdino.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Pajeú



Como seu próprio nome diz, esse cangaceiro era da região do Pajeú no Estado de Pernambuco, e ingressou nas hostes do bando de Lampião no início da década de trinta. Morreu em combate com a polícia, e teve sua cabeça cortada.
Fonte: Livro Cangaceiros de Lampião de A a Z de Bismarck Martins de Oliveira.

Facebook: página Comunidade Cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O coiteiro Pedro de Cândido


Casa da mãe de Pedro Cândido, coiteiro que indicou que o grupo de Lampião estava próximo à margem do Rio São Francisco (SE), em 1938.

Grota de Angico - Sergipe

Local do combate foi visitado dias depois por repórteres e curiosos. O ataque, feito por 49 homens, durou aproximadamente 20 minutos. Os cangaceiros foram surpreendidos. Além disso, os soldados possuíam armas melhores. Na época, o bando de Lampião era composto por 70 pessoas. No dia em que foram encontrados, 36 estavam em Angico. Onze morreram. Acredita-se que o corpo à direita seja de Maria Bonita.

Juntamente com as 11 cabeças dos cangaceiros mortos, alguns pertences recolhidos no local. A pedido das famílias dos cangaceiros, em 1969, as cabeças de Lampião, Maria Bonita e Corisco, que estavam no Museu Nina Rodrigues, Salvador (BA), foram enterradas.

http://www2.uol.com.br/lampiao/pages/cont11.htm



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com