Seguidores

sábado, 25 de janeiro de 2014

AH! SANTA RITA

POR FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR


Com ordem e tempo se encontra o segredo de fazer tudo, e fazê-lo bem.Pitágoras 

SANTA RITA TEM QUE MUDAR E PARA ISSO É PRECISO EDUCAÇÃO E CULTURA DE VERDADE OFERECIDA EM TODOS OS NÍVEIS DE GOVERNOS: FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL, CONJUNTAMENTE COM TODOS OS TIPOS DE FAMÍLIAS, IGREJAS E ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS. CASO CONTRÁRIO, SANTA RITA CONTINUARÁ SENDO UM PROJETO IMPOSSÍVEL. PENSE NISSO! MUDE VOCÊ PRIMEIRO E DEPOIS TRANSMITA PARA O OUTRO O QUE VOCÊ APRENDEU E MUDOU COM A EDUCAÇÃO...

AH! SANTA RITA DE MINHA INFÂNCIA E DE MEUS SONHOS; O TEMPO DA TREPIDAÇÃO DAS MÁQUINAS DA FÁBRICA TIBIRI; O APITO DO BACURAL; O VAI E VEM DO POVO SUBINDO E DESCENDO A LADEIRA DO BAIRRO POPULAR; TEUS DESFILES CIVICOS ESCOLARES; TUAS PROCISSÕES RELIGIOSAS; A RETRETA DA FILARMÔNICA SÃO JOSÉ NO PIRE DA PRAÇA JOÃO PESSOA; AS COMBES LEVANDO E TRAZENDO O POVO PARA JOÃO PESSOA; TUAS SOPAS TRANSPORTANDO O POVÃO PARA BAYEUX E JOÃO PESSOA; O APITO DE TUAS USINAS: SÃO JOÃO, SANTA RITA E SANTANA; O CHEIRO DE MEL NO PONTO FERVENDO NAS CALDEIRAS; TEUS CINEMAS: AVENIDA; SÃO JOÃO; SANTA CRUZ ( O PUIGA), DENTRE OUTROS QUE O TEMPO NÃO TRÁS MAIS; AS VISITAS DE FREI DAMIÃO COM SUAS MISSÕES EM 1958, SUBINDO E DESCENDO O BAIRRO POPULAR E PEDINDO AO POVO CATÓLICO TIJOLOS, PEDRAS, CIMENTO, MADEIRA, MÃO DE OBRA, ETC, PARA CONSTRUIR A IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS; O TEU BANHO NA "TELEVISÃO" DO AÇUDE TIBIRI; O APITO DA CTP E DA COSIBRA, TUAS PRIMITIVAS GRANDES INDUSTRIAS; SANTA RITA DO NOVENÁRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE ZÉ LOPES DA VILA OPERÁRIA DE TIBIRI; DA FESTA DO ROSÁRIO DE 01 DE OUTUBRO A 01 DE NOVEMBRO, TENDO A FRENTE A GESTÃO MORAL E RELIGIOSA DE DONA JULIETA GADELHA. AH! O TEMPO PASSOU E O POVO TEM APENAS LEMBRANÇAS...; TEUS CARNAVAIS DE RUA E NOS CLUBES: TÊNIS; SANTA CRUZ E CTP; TUAS MEMORÁVEIS CAMPANHAS POLÍTICAS ONDE O "TOSTÃO" GANHOU PARA "O MILHÃO" COM TEIXEIRA, LOURIVAL E O COMANDANTE HERALDO GADELHA; SANTA RITA DOS SERMÕES DE MONSENHOR RAFAEL DE BARROS, DEFENDENDO A FÉ E CONCLAMANDO O POVO CRISTÃO PARA NÃO ABRIR MÃO DA FÉ EM NOSSO SENHOR JESUS CRISTO DIANTE DAS AMEAÇAS PAGÃS DO COMUNISMO. AH! SANTA RITA CONSTITUÍDA DE UM POVO BRAVO, INDEPENDENTE E TRABALHADOR QUE NUNCA SE HUMILHOU AOS POTENTADOS DA VÁRZEA DO PARAÍBA; A NOSSA GENTE E O NOSSO POVO TEM PRESSA EM SONHAR COM OUTRO MOMENTO DE SUA VIDA, PARA QUE A “ORDEM E O PROGRESSO” NÃO FIQUE APENAS NA BANDEIRA NACIONAL. PENSE NISSO!

E ATÉ PORQUE  “NO CULTO DOS GRANDES HOMENS NÃO PODE ENTRAR A ADULAÇÃO”, CONFORME ENFOCA RUY BARBOSA, O GRANDE JURISTA E ESCRITOR BRASILEIRO

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/4664715.

Enviado pelo o escritor Francisco de Paula Melo Aguiar

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FREI DAMIÃO




Agora vamos para o ano de 1993, uma repostagem da Revista "A Carta" com o frade Frie Damião de Bonzano.




 http://blogdequeimadas.blogspot.com.br/2013/04/frei-damiao_15.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/

CANGAÇO E CANGACEIROS: HISTÓRIAS E IMAGENS FOTOGRÁFICAS DO TEMPO DE LAMPIÃO - LAMPIÃO EM CARTÃO DE VISITA


Marcos Edílson de Araújo Clemente*
Universidade Federal do Tocantins – UFT 
marceddilson@yahoo.com.br 

Em 1936 abria-se a Lampião outra grande oportunidade de ser fotografado junto com o seu bando. O fotógrafo foi o mascate libanês Benjamin Abrahão Botto. 

Na fotografia acima, vê-se Benjamin Abrahão à esquerda apertando a mão de Lampião, ao centro, tendo a sua direita Maria Bonita em trajes civis. Observado de perto por outros cangaceiros, Benjamim Abrahão porta um tipo de bornal onde consta o nome da Aba films. A pose sugere que o palestino desejava provar o inédito encontro com o chefe dos cangaceiros e possivelmente encarregou algum integrante do bando para tirar a foto. Benjamin Abrahão instalou-se no Recife, em 1915; depois em Juazeiro no início dos anos 20, quando se tornou secretário particular do Padre Cícero. Em 1926, Benjamin Abrahão teria organizado a vinda de Lampião e seu Estado Maior a Juazeiro do Norte e teria encomendado o trabalho do fotógrafo Lauro Cabral. O fato é que, em 1934, Benjamin Abrahão associa-se com a Ademar Albuquerque, proprietário da AbaFilms, empresa de divulgação fotográfica sediada em Fortaleza. A Aba Films representava a firma alemã Zeiss, que deu apoiou financeiro ao empreendimento. 

Quando, finalmente, Benjamin Abrahão conseguiu entrar em contato com Lampião, em maio de 1936, portava equipamento e material fotográficos cedidos pela Carl Zeiss.

Para agradar ao chefe dos cangaceiros, foi-lhe oferecido um par de óculos de fabricação alemã, cartes-de-visite e cartões postais com sua foto no verso. Em reconhecimento, Lampião escreveu um bilhete autenticado garantindo direitos exclusivos a Benjamin Abrahão:

IIImo. Sr. Benjamin Abrahão – Saudações

Venho lhi afirmar que foi a primeira peçoa que conseguiu filmar eu com todos os meu peçoal cangaceiros, filmando assim todos us muvimento da noça vida nas catingas dus sertões nordistinos. Outra peçoa não consiguiu nem consiguirá nem mesmo eu consintirei mais Sem mais do amigo

Capm. Virgulino Ferreira da Silva
Vulgo Capm. Lampião.30

Lampião já havia adotado para si e para o bando a prática de despachar bilhetes autenticados de acordo com a ocasião. Entre os inúmeros bilhetes estão os que cumpriam objetivo de advertir, fazer cobrança, declarar amizade, dar um ultimato, oferecer venda de proteção, fazer acusação, emitir licenciamento de atividade econômica, dar garantia perante os cangaceiros, fazer encomenda de armas, encaminhar entrega de criança e autenticar suas ações. Em 25 de novembro de 1929, na cidade de Capela, Sergipe, Lampião escreveu uma mensagem em que acusa a polícia de roubo e violência contra as famílias.

Longe de tratar-se de flagrante, a produção e publicação das imagens fotográficas foram pacientemente negociadas. A revista O Cruzeiro, em edição de 1937, noticiou o encontro e deu ares de façanha a Benjamin Abrahão:

“O Sr. Benjamin Abratias (sic) numa façanha sem par nos anais do cinema nacional, foi encontrar o bandido em seu covil, e conseguiu convencê-lo a posar para ser admirado pelo público de todo o Brasil!” Ao final de 1936, Abrahão entregou a Aba Film cerca de quinhentos metros de filmes para revelação. Em abril de 1937, de acordo com Grunspan-Jasmin, havia mais de mil metros de filmes processados.

A intensa exposição de parte deste material na imprensa nacional gerou reação no governo de Getúlio Vargas, em plena vigência do Estado Novo.

Lourival Fontes, diretor do Departamento de Imprensa e Propaganda –DIP – ordenou a apreensão de todo o material produzido na filmagem. Na seqüência, em 9 de maio de 1938, Benjamin Abraão foi assassinado em uma cidade do interior de Pernambuco. Em julho de 1938, Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros foram mortos pela polícia alagoana, encerrando-se praticamente ali a saga do cangaço nos sertões do Nordeste.

Do trabalho de Abrahão, poucas fotografias restaram, sendo que a maior parte do material foi destruído pela ação do tempo. Em algumas, observa-se Lampião lendo um exemplar da Revista Noite Ilustrada, tendo Maria Bonita ao seu lado.

31 Mensagem reproduzida por MELLO, Frederico Pernambucano de. Quem foi Lampião.Recife/Zurich: Editora Stahli, 1993, p. 142-143. 

http://www.revistafenix.pro.br/PDF13/DOSSIE_%20ARTIGO_13-Marcos_Edilson_de_Araujo_Clemente.pdf

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ALGO ALÉM DO PÃO E DO AMANHÃ



Por Rangel Alves da Costa*

Ninguém é tão indigno de conquistar que não possa ter algo além do pão e do amanhã. Seria apenas conformismo existencial e mera subsistência o empobrecido contentamento de ter apenas o alimento da sobrevivência e a expectativa de continuar vivendo.

Indubitavelmente que todos merecem ter algo além do pão e do amanhã. O ser humano é muito diferente do bicho que apenas berra quando lhe falta a medida de palma ou capim; distancia-se muito do animal que se contenta apenas com um punhado de milho.

Não se fala em fartura, mas em apenas ter. E ter o suficiente para não viver como bicho regrado, diminuído demais ou na miserabilidade. Nada mais indigno ao ser humano que ter de implorar um pedaço de pão, um resto de comida, uma caneca d’água salobra e barrenta para beber.

Logicamente que situações extremas existem onde qualquer esmola ou pedaço de pouco será de grande serventia. Mas é uma questão de vida ou morte, da submissão ao quase nada ou o perecimento por falta de alimento. Ainda assim não condizente com a vida e a dignidade humana.

Cata grão na areia aquele que não tem pedaço de pão; come restos apodrecidos aquele que não possui qualquer outro alimento; se farta de bolachão de barro aquele que está desprovido de bolacha de trigo; bebe lama quase esturricada aquele que não consegue avistar uma fonte.

Um retrato emoldurado na miséria africana, porém encontrado em todos os quadrantes do mundo. Populações ainda existem que sobrevivem apenas pelo próprio dom da existência. Vivem numa miséria tal que somente o milagre da sobrevivência para dar explicações.

Aqui, ali, tudo igual. No Nordeste faminto, no sertão sedento, na imensidão de sofrimento e abandono. E não há esmola oficial que acabe de vez com o padecimento de tanta gente. É menino comendo calango, é jovem comendo palma, é família sem panela no fogo e de barriga vazia.


Impossível que todos vivessem com comida farta na mesa, com o remédio sempre ao alcance, com a água de beber na geladeira e outras bonanças. Mas inadmissível que tantos tenham de amanhecer e anoitecer como se bichos esquecidos fossem, que sintam o vazio por dentro e nada tenham para enganar a fome.

A miséria e a pobreza continuarão existindo, vez que não é somente o alimento que afasta populações da condição de miserabilidade. E continuarão existindo pela diferenças sociais impostas, pelo abandono a que são relegadas, pelo descaso como são tratadas. Não adianta ter a comida e continuar carente de respeito e dignidade.

Ter algo além do pão e do amanhã não significa viver de promessas e de esperanças. Do mesmo modo, não significa ter na dispensa o alimento para o dia seguinte. Tudo isso deveria ser visto apenas como normalidade da vida, como o mínimo aceitável a cada indivíduo na sua existência.

Ter algo além do pão e do amanhã pressupõe dignidade, respeito, tratamento igualitário, garantia de prevalência dos direitos e garantias fundamentais do ser humano. Mas pressupõe, acima de tudo, que o indivíduo afaste de si o sorriso forçado pela esmola recebida e verdadeiramente cante a alegria da felicidade.

Isto mesmo, ter algo além do pão e do amanhã pressupõe a existência da felicidade em cada um. E o homem se mostra feliz toda vez que encontra oportunidades na vida, se sente respeitado e valorizado, é reconhecido como útil na sociedade onde vive, não é visto como mais um que caminha em direção aos lixões.

Quem dera que todos tivessem algo além do pão e do amanhã. Quem dera que todos tivessem a dignidade da sobrevivência sem temer o amanhã. E ter cada manhã como um campo fértil para semear e colher os grãos da felicidade.

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/ 

20 MESES SEM ANATHÁLIA CRISTINA QUEIROGA PEREIRA


Hoje, 25 de Maio de 2014, está completando 20 meses que Anathália Cristina Queiroga Pereira foi para casa do Senhor Deus, para permanecer eternamente ao lado do nosso irmão Jesus Cristo. Se existe uma outra vida além, morrer não é o fim.


Anathália Cristina Queiroga Pereira em 2013 era concluinte do curso de Direito pela UNP em Natal, mas não chegou  a concluir, o destino mudou os seus planos.


Se você quer saber mais sobre Anathália Clique nos links abaixo:

  
http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/05/direito-que-anathalia-cristina-queiroga.html

http://nossoparanarn.blogspot.com.br/2012/05/anathalia-queiroga-estudante-do-curso.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/11/ultimo-dia-da-semana-dedicada-anathalia.html