Seguidores

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O TRISTE FIM DE MARIA BONITA.


Um retrato da ignorância, brutalidade e selvageria de uma época. Práticas utilizadas por ambos os lados. "Foi um tempo que o tempo não esquece."

Uma imagem macabra da cabeça decepada de Maria Bonita, que foi registrada pouco tempo após sua morte em 28 de Julho de 1938 na Grota de Angico, município de Poço Redondo, no Estado de Sergipe.

Graças aos recursos atualmente disponíveis podemos observar essas imagens com maior exatidão e enxergar detalhes antes imperceptíveis aos nossos olhares.

Essa imagem foi colorizada pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antônio, Salvador - no Estado da Bahia.


Estas duas fotos parecem ser iguais, mas não são. Elas foram tiradas no mesmo dia, quase na mesma hora. A da esquerda apenas fotografaram a cabeça de Maria Bonita, ainda sem as escoras de pedra que é mostrada no excerto da foto da direita. Portanto, hoje temos 3 fotos da "festa dos mortos" em 28 de julho de 1938 em Piranhas. Outra coisa, em hipótese alguma teria a qualidade da foto da esquerda um recorte da foto maior do altar das cabeças.

Fonte: facebook
Páginas dos pesquisadores: Geraldo Júnior e Robério Santos

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo22:10:00

    Amigo,a foto da esquerda é exatamente a mesma da direita.Porém ao a ampliarem para a publicação no periódico "A Noite Illustrada",a mesma logicamente perdeu nitidez e foi então RETOCADA,prática comum até algum tempo atrás.Neste processo o artista gráfico suprimiu a imagem das pedras do resultado final.Essa foto foi publicada em tamanho grande,quase tomando a página inteira,de forma bem sensacionalista,na edição especial sobre a morte de Lampeão,por isso a necessidade de torná-la mais nítida usando o lápis.Observemos que a bochecha esquerda de Maria está com a mesma dobra provocada pelo contato com a pedra.Nas páginas centrais da referida edição está a famosa foto de todas as cabeças na escada da prefeitura de Piranhas com o título"Os despojos de Anjicos".Pode-se reparar que essa foto TAMBÉM foi retocada,com certeza pelo mesmo artista,devido a ter sido também ampliada.

    ResponderExcluir
  2. Amigo,a foto da esquerda é exatamente a mesma da direita.Porém ao a ampliarem para a publicação no periódico "A Noite Illustrada",a mesma logicamente perdeu nitidez e foi então RETOCADA,prática comum até algum tempo atrás.Neste processo o artista gráfico suprimiu a imagem das pedras do resultado final.Essa foto foi publicada em tamanho grande,quase tomando a página inteira,de forma bem sensacionalista,na edição especial sobre a morte de Lampeão,por isso a necessidade de torná-la mais nítida usando o lápis.Observemos que a bochecha esquerda de Maria está com a mesma dobra provocada pelo contato com a pedra.Nas páginas centrais da referida edição está a famosa foto de todas as cabeças na escada da prefeitura de Piranhas com o título"Os despojos de Anjicos".Pode-se reparar que essa foto TAMBÉM foi retocada,com certeza pelo mesmo artista,devido a ter sido também ampliada.
    Abraços aos confrades.

    ResponderExcluir