Seguidores

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ZÉ SERENO (JOSÉ RIBEIRO FILHO)


Um cabra de Lampião que foi um dos chefes de subgrupos do bando, que agia pelos Sertões nordestinos durante as primeiras décadas do século passado.

Após o cangaço Zé Sereno e sua companheira Sila saíram do Nordeste e partiram em busca de um novo local para se estabelecerem, passaram por vários estados, caminhando na grande maioria do percurso a pé e trabalhando em fazendas para arrecadar algum dinheiro e seguirem viagem.

Assim foi a luta desse povo que partiram de sua terra, que deixaram sua gente, seus sonhos e foram em busca de um futuro incerto sem saber o que encontrariam pela frente.

Sila é a segunda da esquerda em pé, e ao seu lado Zé Sereno

Por fim Zé Sereno e Sila chegam ao estado de São Paulo e estabelecem moradia na capital, durante os primeiros tempos tiveram uma vida sofrida e com muitas privações, mas que com o decorrer dos anos foram se estabilizando e conseguiram finalmente se adaptarem e adequarem a nova vida.

Uma nova vida, novos sonhos foram projetados e muitos deles realizado e com muito esforço e dedicação conseguiram criar e educar seus três filhos; Ivo, Wilson e Gilaene (Gila).

Esqueceram e enterraram o passado sangrento e reconstruíram para si um futuro de paz e harmonia, terminando suas vidas como pessoas de bem e dignas de nosso respeito e admiração por tudo que fizeram, sofreram e lutaram enquanto vivos.

Zé Sereno e Sila foram sobreviventes do ocorrido em Angico no dia 27 de Julho de 1938, onde foram mortos Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um Policial Volante.

Guerreiros de um tempo... Sobreviventes do passado.

Nossos agradecimentos à Gila Sousa Rodrigues, filha do casal Zé Sereno e Sila, por nos fornecer todas as imagens e documentos relacionados a família para que possamos gradativamente publicarmos em nossas páginas O CANGAÇO.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

CURIOSIDADE: José Ribeiro Filho ao entrar no bando de Lampião ganhou esse apelido (Zé Sereno) por ser um homem tranquilo e de bom temperamento.

Abaixo uma foto de José Ribeiro Filho (Zé Sereno) em HD (Alta Definição), registrada após o cangaço.


Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário