Seguidores

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Lampião não morreu em Angicos - VERDADE OU MENTIRA?

Material do acervo do pesquisador Raul Meneleu Mascarenhas

O porquê de temer ideias, faz que o homem demore mais para sair do atraso. Abaixo vejo dois estudiosos do tema 'Cangaço' trazerem à luz depoimentos importantes e serem contestados e também elogiados.

A contestação é legítima e pode ser usada por quem não concorde com o que está sendo apresentado, mas desde que usemos contestações sérias e não diminuindo propositalmente as ideias encontradas do estudioso e nem ferindo a pessoa com palavras duras.

O estudioso, o pesquisador, apenas transmite o que encontra. Costumo dizer que o pesquisador e estudioso não pode deixar entrar nos critérios encontrados, palavras de emoção defensora ao transmitir o que encontra. Pode até emocionar-se com o achado, mas só depois de pesquisar melhor o assunto, vir a defendê-lo.

O pesquisador simplesmente passa o que encontra e pode até mesmo levantar questionamentos. Querem ver?

Por exemplo, o artigo do jornal O Globo de 04/10/38 quando entrevistado, José Bezerra disse algumas palavras que podemos levantar contestações, que podem até ser respondidas, mas o que se encontra na entrevista, pode e deve ser contestado:


"Eu estava ainda bastante cansado. Reuni o meu pessoal e perguntei por "Lampião". Um deles, um soldado de nome Soares que em outros tempos fora seu coiteiro e que depois se regenerou e passou para o lado da lei, disse-me.

- Capitão este aqui é "Lampeão".

- O que está dizendo rapaz, tem certeza?

- Absoluta, capitão, não posso me enganar. É ele sim...

Inútil seria descrever a alegria e a satisfação de que me vi possuído. Esqueci por alguns momentos a dor que sentia no braço, causada pelo ferimento que recebi em combate e esfreguei as mãos de contentamento. Imediatamente ordenei que fossem decepadas todas as cabeças e iniciar a marcha de regresso ao mundo civilizado."

Como o homem que perseguira Lampião por tanto tempo, não conhecera seu cadáver? Alguns podem até justificar e dizer que a morte muda a pessoa. Outros poderão até mesmo dizer que ele, Lampião recebera um tiro na cabeça. Mas vejam abaixo a foto da cabeça! Vejam o tipo do cabelo! Vejam a orelha de abano! Vejam o nariz! A cabeça chata na morte e em vida a cabeça comprida!

Uma pena que não tenhamos os exames de DNA como garantia. Não se trata de achar que toda a cadeia de informações tenham sido um logro arquitetado. Pode ter havido enganos, desde a identificação do corpo pelo soldado Soares, até os comparativos posteriores.



Mas o interessante é que  estado da cabeça de Lampião (abaixo) ao ser entregue à família, para ser enterrada, parecia bem mais com as fotos dele quando vivo.


Podemos levantar muitas questões e essas podem ser respondidas com argumentos positivos e negativos, pois os temas cangaço e Lampião, tem variantes mil. Mais uma vez esse tema para mim surge, com a postagem no Facebook feita por nosso amigo Cangaceiros Cariri, finalizando o pôster com as palavras "VALE A PENA VER DE NOVO" remetendo para o link do artigo abaixo transcrito. Mais abaixo dos comentários desse artigo "Porque a reunião no coito do Angico?" e comentários dos leitores. Transcrevo também um bom artigo com reservas, para a morte de Lampião, "VERDADE OU MENTIRA?" do  Blog do Haroldo de Queimadas-BA. e comentários de seus leitores também.

O TEMA É RICO, NÃO PRECISAMOS ESTREITAR O DEBATE.

NO DEBATE CONSTRUÍMOS!

Siga os comentários clicando no link abaixo:

http://meneleu.blogspot.com.br/2014/10/lampiao-nao-morreu-em-angicos-verdade.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário