Seguidores

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Piranhas-AL e alguns mapas antigos.







O pesquisador do cangaço Rubens Antonio falou sobre os mapas do Robério Santos apresentados na sua página no facebook: 


- Beleza... Minha dissertação trabalhou muito com mapas e fotos antigas de Salvador, para resgate de formas geoformas antigas.

E a pesquisadora do cangaço Juliana Pereira também falou sobre as fotos do  Robério Santos:


- O bacana das fotografias e dos mapas antigos é nos remeter a diferentes aspectos da história urbana e social. Nos permitindo uma percepção mais profunda da origem e formação da cidade em análise. Bem como, a relação entre a sociedade e o meio urbano, além de nos mostrar também, a econômica local quando do crescimento e ou estagnação. Piranhas teve mais sorte que Curralinho, um povoado do Município de Poço Redondo/SE Sergipe, ha pouco mais de 20 km de Piranhas, situado às margens do Rio São Francisco. 

A pequena vila parece que parou no tempo, se Piranhas parece um pequeno presépio colorido encravado entre montes... Curralinho que um dia também fora como Piranhas, hoje, não passa de uma vilinha sem vida e sem cor, donde ainda resiste no alto de um pequeno morro, uma pequena igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição, construída por Antônio Conselheiro. 

O povoado hoje debruça-se apático observando as águas do Velho Chico levar consigo sua história... de povoado que um dia fora próspero e cheio de vida. Piranhas, ha poucos quilômetros conseguiu resistir o tempo e mante-se viva... e linda, pra mim... uma das cidades mágicas que tive a sorte de conhecer e visita-la várias vezes. Magnífica exposição Robério Santos. Piranhas é sem sombra de dúvidas uma cidade especial.

Fonte: facebook
Página: Robério Santos

Postado e ilustrado por Adryanna Karlla Paiva Pereira Freitas
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário