Seguidores

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Benjamim Abrahão


Ainda sobre o Sírio aventureiro que filmou Lampião. Benjamin Abrahão chegou ao Juazeiro do Norte com 17 anos de idade. Padre Cícero tinha 73 anos à época. Benjamin trabalhou como ourives, jornalista e abriu um pequeno negócio. 


Ao longo de 17 anos de convivência com o Padre, cometeu muita "esperteza":

_ surrupiou doações dos fiéis;
_ inventou uma falsa missa, que seria o último sermão do Padre Cícero.
_ Conheceu Lampião no famoso encontro com o Padre em 1926.
_ Enrolou Lampião com os conhecimentos que tinha como ourives;
_ Em 1934 com o Padre morto (aos 90 anos), cortou mechas de cabelo do ilustre defunto para vender.


Benjamin teve dois filhos, tinha fama de mulherengo, falava mal português e era chamado por aqui de "Turco". Na empreitada de filmar Lampião passou 1 ano e 8 meses no encalço do Rei dos cangaceiros por Alagoas. Filme pronto dá um furo de reportagem ao Diário de Pernambuco e lá foi recebido com pompa de herói documentarista. Pelo Recife, brinca o carnaval de 1937 no clube internacional. Com o filme censurado por Vargas, Benjamim ainda ficou uma semana preso. Depois de solto, é convidado para filmar as vaquejadas e pegas de bois no interior de Pernambuco e em Alagoas. Em Alagoas na cidade de Pau Ferro, Benjamim foi barbaramente assassinado, aos 37 anos, em 7 de maio de 1938.(mais detalhes sobre tudo isso em outras postagens.

Fonte: Livro _Benjamin Abraão, entre anjos e cangaceiros_autor Frederico Pernambucano de Mello. Fotos de Benjamin Abraão.


Benjamin Abrahão, o Sírio aventureiro anotava em árabe, sua língua natal, tudo que achasse sigiloso e importante durante sua investida no meio da caatinga na empreitada de filmar Lampião. Anotações suas revelam o quanto os policiais das volantes foram cruéis com os sertanejos. Foto: em entrevista com Lampião.

Fonte: facebook
Página: Sérgio Ricardo

Postado por Adryanna Karlla Paiva Pereira Freitas
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo16:33:00

    Caro Sérgio Ricardo: E esses dois filhos de Benjamin Abraão, não ficaram na história? Descubra onde eles ou seus filhos vivem.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir