Seguidores

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Mossoró e Lampião

Por Netinho Ferreira


A cidade de Mossoró tem uma marca forte: resistência! Ela foi à única em todo o Nordeste que resistiu ao bando de Lampião. 

Igreja de São Vicente em Mossoró

As duas marcas principais da sua invasão são a Igrejinha de São Vicente e o Palácio da Resistência, hoje a sede da administração municipal.


Virgulino Ferreira, o Lampião, havia alcançado o ápice da sua saga sanguinolenta pelo interior do Nordeste pelos idos de 1927. Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Ceará conheciam a sua fama de bandoleiro. 


Homem frio e bandido contumaz, o Capitão Lampião, foi convencido por Massilon de invadir a "meca" nordestina da época, Mossoró, terra de comércio forte, com lojas sortidas, grandes armazéns de mercadorias, prensas de algodão, fábricas, cinemas, mansões senhoriais, caminhões e automóveis. Mossoró, apesar de ser a maior cidade a ser atacada até então pelo bando, não pôs medo aos facínoras, embora Lampião tivesse ficado reticente a princípio.


Extraído do facebook, página do Netinho Ferreira.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Foto da esposa e filhos de João Ferreira

Foto extraída no facebook, página de Virgulino Ferreira

Para você ler com menos trabalho eu digitei a legenda que aparece na fotografia.  
(http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nos bolsos de "Lampião", depois do combate de Angico, foi encontrado um maço de fotografias, entre elas, um retrato do tenente João Bezerra, cuja tropa o abateria.

 João Bezerra assassinou Lampião - o baixinho grande homem

A fotografia acima (foto da mulher) estava em meio àqueles documentos, e é de pessoas que não foram identificadas por nenhum dos oficiais ou civis que a viram detidamente. A divulgação provavelmente resultará nessa identificação.

Segundo Virgulino Ferreira, um dos apaixonados pelo o tema cangaço, publicou em sua página do facebook, que a mulher que aparece na foto é a esposa e filhos de João Ferreira. 

 Lampião e seu irmão João Bezerra

Se ele fala que a mulher que aparece na foto é a esposa do João Ferreira, certamente é o irmão de Lampião, o único que não entrou para o cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Troféu Centenário do Rei do Baião e Homenagem a Dominguinhos







Grande abraço.
Pedro Sampaio
Fortaleza - CE

Enviado pelo poeta, escritor e pesquisador do cangaço Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com