Seguidores

sábado, 16 de novembro de 2013

A Proclamação da República - 15 de Novembro de 2013

Por Geraldo Maia do Nascimento

               
Em 15 de novembro de 1889 dava-se a Proclamação da República no Brasil. O estabelecimento da República nas antigas províncias diferenciou-se de acordo com a força e a organização local do Partido Republicano e dos Liberais e Conservadores. Variou também com o grau de aceitação dos representantes do antigo regime. Porém, a transição não foi traumática. A preocupação maior, inclusive para os monarquistas, era evitar perturbação na ordem. Em algumas situações, na organização dos governos estaduais, republicanos históricos foram preteridos em favor de antigos monarquistas, os tradicionais donos do poder político e da riqueza material. Em outros, liberais e conservadores continuaram a participar da administração.

No Rio Grande do Norte, a Proclamação da República não foi comemorada, nem despertou reações. Supõe-se que o povo Norte-Riograndense, como os demais brasileiros, não teve consciência da mudança que se operava. Foi um telegrama assinado por José Leão Ferreira Souto, dirigido ao Partido Republicano, que trouxe a notícia da vitória da campanha republicana pela mudança do regime para o Rio Grande do Norte. Os monarquistas se inteiraram da novidade também por telegrama, esse assinado por Umbelino Ferreira Gouveia, datado de 16 de novembro de 1889. Aliás, até a implantação da república, não existia o Partido Republicano no Rio Grande do Norte, apenas focos isolados, comandados por Pedro Velho e Janúncio Nóbrega. Os partidos existentes eram apenas dois: o Conservador e o Liberal. O Republicano só foi oficialmente fundado no Rio Grande do Norte no início de 1889, em Natal, com Pedro Velho, que ainda criou o jornal \"A República\", para divulgação partidária.

Proclamada a República, Deodoro assume a presidência, através de um golpe. Em 1891 é realizada a primeira eleição para presidente e Deodoro, defendendo uma política centralizadora, foi eleito, derrotando Prudente de Morais e Floriano Peixoto, favoráveis à descentralização. Expressando a divisão do legislativo e a oposição a Deodoro, Floriano foi eleito para a vice-presidência. A bancada potiguar dividiu-se entre Pedro Velho, que apoiava Prudente de Morais, e Amaro Cavalcante, que apoiava Deodoro.  

Se na Capital do Estado, a notícia da Proclamação da República foi recebida sem emoção, o mesmo aconteceu em Mossoró. Não despertou entusiasmo no seio da classe política nem tampouco na opinião pública. A frente dos destinos administrativos de Mossoró estava Manuel Cirilo dos Santos, que assumiu a Presidência da Intendência (cargo equivalente ao de Prefeito Municipal) em 1887 para um período de quatro anos, no que seria o último do regime imperial.

A notícia da Proclamação da República só chegou a Mossoró no dia 05 de dezembro, ou seja, 20 dias depois do fato ocorrido. Não houve nenhuma reação por parte dos membros da Câmara Municipal. Foi passado apenas um telegrama para o Chefe do Governo Provisório, saudando-o e externando o seu voto de sincera adesão ao sublime governo.

Em 23 de janeiro de 1890 o Juiz de Direito Alcebíades Dracon de Albuquerque Lima oficiou o comunicado que o Governo do Estado havia dissolveu a Câmara Municipal e daria posse ao novo Conselho de Intendência nomeado, e que a cerimônia seria no dia 25 daquele mês, às 11 horas. E tal aconteceu, assumindo a presidência do Conselho de Intendência o Tenente Coronel Manuel Benício de Melo.

Foi assim que Mossoró tomou conhecimento do levante militar que culminou da à Proclamação da República dos Estados Unidos do Brasil.


Todos os direitos reservados


É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:
http://www.blogdogemaia.com

Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O deleite de Volta Seca - O Pasquim encosta na parede O "Jésse James" do nordeste - Parte VI


Jaguar - Quando tempo você ficou na prisão?
- 20 anos.

 

Jaguar - Onde você cumpriu 20 anos de pena?
- Na Bahia. De 31 a 53. Eu fui indultado. Eu peguei 145 anos. Eu pedi ao juiz pra me dar 140 ou completar os 150. Eles acharam até graça. (31, guardem esta data. Volta Seca dirá em um trecho que assistiu a batalha de Maranduba em "32")

 

Ziraldo - Arredondar logo, né? Peraí, mas em 1931 você tinha 14 anos, né?
- Fui preso com 14 anos.

 

Jaguar - Ms não foi julgado com 14 anos não, é?
- Fui julgado com a idade de 16 anos.

 

Jaguar - Vamos voltar à história, depois a gente chega lá.
- Não. É por isso que eu digo. Eles dizem que no Rio de Janeiro tem uma lei. Mas aqui tem uma e no Norte tem outra. Porque aqui, o advogado que vê um preso, vai saber logo porque foi, se ele tem razão, ou se ele não tem. Mas lá, não. Ele pegou bota pra lá. E ainda dizem: "Aqui é casa que a mãe chora e ninguém vê". E é mesmo, No entanto, Deus me ajudou, eu lutei, fui um preso exemplar, embora que tirei a pena um pouco a prestação também. Eles pensaram que eu estava lá e eu esta fora. Eu fugia mesmo. Era dar uma chance, eu pulava. Fugi de guarda, fugi pulando muro, fugi vestido de polícia... 

 

Ziraldo - Apanhavam você, sempre?
- Ora, num tinha pra onde eu ir, irmão.

 

Millôr - Mas vamos contando isso pela ordem. Vamos voltar: terminou o seu primeiro encontro com os macacos. E, depois?...
 

...Sérgio Cabral - Mataram todos?
- Não, só morreram acho que três. 

 

Millôr - Quando estavam parados vocês faziam treino militar, tiro, essa coisa toda?
- Fazia, fazia.

 

Millôr - Qual foi o primeiro treino?
- O primeiro treino que Lampião deu pra mim foi atirar numa varinha de foguete fininha. Enfiava aquela varinha lá, mandava eu atirar...

 

Aparício - Quantos metros de distância?
- Mais ou menos uns dez metros. Mas depois foi aumentando a distância. Então, quando já estávamos atirando mais ou menos, foi chegando mais prá lá e depois... 

 

Jaguar - E você ia acertando? 
- É, ia acertando e ele aumentando a distância. Então, quando já estávamos atirando mais ou menos, Lampião pegava um linha de carrinho, carretel e atravessava uma vara prum lado e pra outro, para aquela pessoa ir atirando. Mas era mais perto. Se a pessoa acertasse, ia aumentando a distância, e quando chegava a uma certa medida ele dizia, "Bom, daqui pra frente não é possível porque não temos vagalumes à vista". Aí, voltava novamente e ia dar a instrução. Como era, como se carregava um baleado, cumé que fazia e tal...
 

Jaguar - Ah! Ele ensinava a tratar também, dar socorro, como se fazia curativo?
- Perfeito. Eu acho que aquela instrução dele, aquilo já veio de berço.

 

Sérgio Cabral - Você achava o Lampião um boa praça, um bom sujeito, ou era um sujeito difícil?
- Eu achava um boa praça. 

 

Sérgio Cabral - Ele era um homem generoso?
- Era um homem atencioso, um homem respeitador.

 

Sérgio Cabral - Essas histórias que eles contam de maldades que ele fazia, que chegava numa fazenda, prendia os donos na gaveta e incendiava a casa...
- É mentira. Isso é mentira. Isso tudo eles arrumaram a fim da perseguição crescer mais sobre ele.

 

Ziraldo - Voltar a opinião pública contra ele.
- Sim, perfeito. Quer dizer, que revoltava.

 

Jaguar - O inimigo de Lampião era a polícia, não tinha outro inimigo não.
- Não. Ele tinha outros inimigos. Quer dizer, os inimigos dele era a própria polícia mesmo. Bom, mas ele mesmo dizia que num tinha ódio tanto do próprio soldado como do contratado. Porque o contratado fazia tudo. Ele ia ao governo e pedia para ir à perseguição do Lampião. 

 

Ziraldo - O soldado tava na dele, uai.
- Bom, o soldado é soldado. Mas aqueles contratados é que iam pedir pra ir em perseguição do Lampião. Então, ele disse que se pegasse dez soldados e pegasse um contratado, ele soltava os dez soldados e matava o contratado.

 

Millôr - Você disse que ele não fazia tantas violências, pelo menos quando você o encontrou. Mas, por exemplo, em relação às mulheres, esses homens eram todos muito moços e viviam sozinhos. De vez em quando eles não assaltavam mulheres? Não havia essas violências, cê nunca assistiu nenhuma?
- Não, não havia. A primeira que eu assisti, ele mandou matar os três.

 

Ziraldo - Como foi?
- Olha, no Prés do Burgo, no Juá e num arraialzinho,chamado Nambebé. 

 

Millôr - Nambebé?
- É. Então, ajuntou, Morão, Mormaço e Português. Então, chegou uma senhora dizendo que o Mormaço e o Morão tinham procurado violar a filha dela, a pulso. Ele mandou chamar logo os dois, e perguntou a eles quantas vezes na vida eles tentaram violar filha de qualquer cidadão. Aí, ele perguntou à dona se eles de fato tinha violado ela. Ela disse: "Não, violar num violou não, mas tentaram". Ai, ele disse: "Mas pra servir de exemplo, eu vou mostrar pra senhora". Mandou matar todos dois, o Morão e o Mormaço.

 

Ziraldo - Fuzilados?
- Foram mortos na Vargem, no Estado da Bahia, município de Santo Antônio da Glória.

 

Ziraldo - Foi ele mesmo que matou?
- Foi Lampião mesmo.

 

Jaguar - Amarrou os dois e fuzilou?
- Morreram soltos, soltinhos.

 

Jaguar - E o Português. o que tinha a ver com a história?
- Morreu também.

 

Ziraldo - Era o Mormaço?
- Era apelido de Português.

CONTINUA...

http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2009/12/entrevista-de-volta-seca-jornal-o.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com